Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Antes inimigos declarados, bancos começam a flertar com o Bitcoin

Antes inimigos declarados, bancos começam a flertar com o Bitcoin

19/01/2021 William Ribeiro

Estamos vivenciando um momento único na humanidade e também na história do Bitcoin.

Não bastaram os volumes gigantescos de dinheiro aplicados nas economias dos países para o combate ao Coronavirus.

Agora em 2021, o presidente eleito Americano, Joe Biden, anunciou um pacote adicional de estímulos de 1,9 trilhão de dólares. Para se ter uma ideia deste patamar, tratam-se de valores equivalentes a todo PIB do Brasil em 2018.

Antes inimigos declarados dos criptoativos, investidores institucionais (incluindo os bancos) cada vez mais vêm flertando com o Bitcoin.

Por exemplo, no dia em que escrevo, o fundo Grayscale Bitcoin Trust chegou a comprar praticamente 200% mais Bitcoins (2612 BTC) que toda a rede foi capaz de minerar em 24 horas (900 BTC).

Bitcoin é um ativo fantástico, com escassez genuína e transparente. Do outro lado da (cripto)moeda, trata-se de um extraordinário experimento monetário – de enorme sucesso até aqui, é importante ressaltar.

Antes de investir em Bitcoin, é fundamental que o investidor possua conhecimento sobre os riscos (possuímos uma série completa em nosso canal Dinheiro Com Você no Youtube) e pensamento de longo prazo.

Como estratégia de investimento, é importante relativizar o timming de entrada, fazendo aportes pequenos e constantes. Apostar nesta criptomoeda não deveria se traduzir em depender totalmente de seu sucesso.

Como regra geral dos investimentos, a diversificação nos salva quando estamos errados a respeito de qualquer tipo de investimento.

Mas será que o Bitcoin vai dar certo? Como moeda confiável, pública e rastreável, o Bitcoin já provou o seu valor.

Mas daí o investidor ganhar dinheiro com isso, convertendo seus Bitcoins para uma moeda fiduciária como Reais ou dólares… Aí ninguém pode prever.

Até por isto é recomendado prudência ao investir. Do outro lado, conheço gente que até hoje está reclamando, dizendo que “vai esperar cair pra comprar”, desde quando um Bitcoin valia 30 mil reais.

Para quem acredita, é importante estar no jogo, mas com a sensatez de não arriscar todo o patrimônio de uma vida em qualquer ativo que seja.

Quem viver verá. De qualquer forma, não é fascinante estarmos vivendo esta revolução, de um dinheiro não emitido por qualquer banco central, mas ainda assim (até mais) confiável?

* William Ribeiro é Educador Financeiro do Dinheiro Com Você.

Fonte: CM Comunicação




Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

Desde 2007, quando Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro smartphone da maneira que conhecemos hoje, estamos passando por intensa transformação.


Prisão do deputado Daniel Silveira

A toda ação corresponde uma reação.


Exportações de minério de ferro cresceram 9% em janeiro

O mês de janeiro registrou uma alta de 9% na quantidade de minério de ferro exportado do Brasil para o exterior, tendo por comparação o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Economia.


A dificuldade de cassar mandato político

A imoral prerrogativa constitucional que confere somente ao Congresso o poder de cassar o mandato de um parlamentar por cometimento de ilegalidade, à vista de qualquer cidadão de mediana cultura, constitui-se de medida irrazoável que fere o princípio da igualdade de tratamentos.


Ainda não nos preocupamos com o combate à pobreza

Um dos piores anos da história recente do país, 2020 também foi o ano em que a taxa de pobreza atingiu 8%, seu menor patamar em 44 anos.


Um ano de pandemia

A Covid-19 apareceu causando surpresa e aflição em todas as instâncias da sociedade, seja para a economia, a política, a educação, ou para as pessoas, no que se refere aos relacionamentos, sentimentos próprios, etc.


Como os paradigmas determinam nossos resultados

Você sabia que os nossos comportamentos habituais são moldados por paradigmas?


Ferrovias para poucos

Está em curso no Congresso, de forma quase silenciosa, mais um atentado à soberania brasileira.


Recomeço? Primeiro, o porquê

Existe um texto - às vezes atribuído ao Carlos Drummond de Andrade, embora não seja de sua autoria - que corre na internet há bastante tempo. Diz assim:


Tributação no e-commerce: a importância do regime tributário

O e-commerce tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, em todos os países, a despeito das crises e solavancos da economia.


Em tempo de pandemia

Nestes tristes dias de pandemia, em que os médicos do Serviço de Saúde, lamentam que não se tem o devido cuidado, protegendo-se e protegendo o semelhante, lembrei-me de antigo chefe, que tive, quando era menino e moço.


2021, o ano em que seremos melhores

Nos últimos 20 anos as empresas fizeram altos investimentos em tecnologia e marketing para capturar dados de seus clientes e prospects e armazená-los em grandes repositórios de dados.