Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bonito por fora, feio por dentro

Bonito por fora, feio por dentro

28/10/2022 Lucas Portilho

Com o aumento dos procedimentos estéticos e harmonização facial, todos podemos ter um aspecto mais jovem e bonito, mas já pararam para pensar se por dentro a pele também está saudável?

Quando uma pessoa resolve se submeter a um procedimento estético como preenchimento para diminuir linhas de expressão, corrigir as bochechas caídas ou reduzir a contração de rugas usando toxina botulínica significa que algo dentro da pele dessas pessoas não está funcionando bem.

O mau funcionamento pode estar relacionado com redução de colágeno (fibras de sustentação da pele) de elastina (fibras que proporcionam elasticidade à pele) e falta de glicosaminoglicanas (substância que preenche a pele e mantém a pele mais hidratada, da qual a mais famosa é o ácido hialurônico).

Essa deficiência de colágeno, elastina e glicosaminoglicanas reduz conforme envelhecemos e piora ainda mais quando nos expomos excessivamente ao sol ou mantemos hábitos pouco saudáveis como má alimentação e tabagismo.

O resultado é uma pele doente por dentro, e que por fora começa a se tornar ressecada, com linhas de expressão, sem brilho e flácida.

Os procedimentos estéticos são sim recomendados nestes casos, mas nenhum deles consegue repor o colágeno perdido e nem mesmo o ácido hialurônico que injetamos vai fazer nossa pele produzir mais ácido hialurônico, ele vai apenas preencher o que está faltando.

Por isso nunca devemos esquecer de associar tratamentos tópicos e orais para aumento de colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, que tem como objetivo tratar o que está dentro da pele, enquanto os procedimentos estéticos tratam o lado de fora.

Em primeiro lugar, nunca esquecer do protetor solar, pois a partir dessa simples aplicação já protegemos as fibras de sustentação contra os danos causados pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Utilizar produtos dermatológicos com vitamina C, retinol, niacinamida, ácido hialurôrico, fatores de crescimento, manteigas e óleos vegetais é fundamental para fazer com que as células da pele voltem a produzir colágeno, elastina e glicosaminoglicanas.

Existem também suplementos e antioxidantes orais que auxiliam e são importantes adjuvantes para nos deixar saudáveis por dentro.

Os peptídeos de colágeno hidrolisado são importantes para estimular o melhor funcionamento dos fibroblastos, células da derme que produzem colágeno, além de antioxidantes como extrato de cranberry e resveratrol que mantém nossa pele com menos radicais livres e menos inflamação.

Devemos sempre procurar profissionais capacitados e habilitados para escolher as dosagens e combinações que podem ser associadas aos tratamentos estática mais invasivos para assim termos uma pele bonita por fora e saudável por dentro.

* Lucas Portilho é Farmacêutico e Especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para mais informações sobre procedimentos estéticos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: MXP Comunicação



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso