Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Câmara aprova a criação da bancada negra

Câmara aprova a criação da bancada negra

09/11/2023 Julio César Cardoso

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria a bancada negra, composta por parlamentares negros. Com a aprovação, a proposta segue para promulgação.

Trata-se de aprovação despropositada, controversa, pois todos os segmentos sociais ou raciais deveriam ser tratados com observância ao princípio da isonomia e igualdade.

Por outro lado, prega-se no mundo a inclusão de todos os povos, independentemente de posição social ou racial, agora surge no país a bancada negra, tipo apartheid tupiniquim, que pode gerar discriminação no Parlamento.

A bancada negra, que representa 24% na Câmara, jamais foi impedida de ter voz no Parlamento. As alegações de dificuldades enfrentadas para defender seus interesses e pautas fazem parte das discussões no Congresso e nada têm a ver com restrição de natureza racial.

A bancada negra, de acordo com Constituição Federal (art.5º), não deveria ter tratamento diferenciado, por exemplo, das bancadas temáticas.

As bancadas temáticas são grupos de parlamentares que se organizam em torno de temas específicos, como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, etc., não têm base legal, mas são reconhecidas pelo regimento interno da Câmara e do Senado.

Elas têm o objetivo de influenciar as decisões legislativas e fiscalizar as políticas públicas relacionadas aos seus temas de interesse. Logo, a bancada negra deveria seguir o modelo das bancadas temáticas.

A diferença entre bancada negra e bancadas temáticas é que a bancada negra, além de respaldo legal, terá direito a voto nas reuniões de líderes, onde são definidas as pautas e as prioridades do plenário.

Segundo os defensores, a bancada negra pretende combater o racismo, a desigualdade e a violência que afetam a vida de negras e negros no país.

Ora, essa preocupação já está sacramentada no art. 3º da Constituição Federal, que trata dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, e deveria ser observada pelos governos e políticos.

Por que também não é oficializada, por lei, a bancada indígena, cujo povo é marginalizado, menosprezado e representa o verdadeiro proprietário deste país? 

O racismo contra o negro no Brasil está relacionado principalmente às condições sociais em que vivem, como também os brancos pobres, em decorrência da ausência de políticas públicas educacionais de qualidade, pois somente a educação é capaz de dar dignidade de vida a todos.

Ademais, a questão racial contra o negro, infelizmente, é um problema mundial e de característica específica de pessoas de índoles incivilizadas. E nenhuma medida ou lei vai corrigir o problema.

* Júlio Cesar Cardoso é servidor feral aposentado.

Para mais informações sobre bancada negra clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Um representante político no STF

Um representante político no STF: Flávio Dino (PSB).


Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.


E sua ideia, deu match?

A transformação de ideias abstratas em formas tangíveis é uma etapa essencial no processo criativo.


Meta skills

O novo caminho para prosperidade e sucesso de colaboradores e empresas.


Lugar de agente ou servidor público não é na política

No Parlamento nacional existem muitos profissionais da administração pública direta e indireta que estão exercendo mandatos políticos, quando deveriam estar prestando serviço nas instituições para as quais fizeram concurso público.


Desigualdade social

Um país realmente desenvolvido só o é se o problema social estiver solucionado, ou se a desigualdade for desprezível.


Argentina fechará 12 ministérios

Circula pelas redes sociais, vídeo onde Javier Milei, presidente eleito da Argentina anuncia a eliminação de 12 ministérios e a manutenção de apenas 8.


Vale a pena apostar na filantropia!

Se você deparasse com a chance de entrar em um fundo de investimentos com retorno financeiro de 979%, encararia a oportunidade?