Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Com população envelhecida, Portugal abre portas para jovens brasileiros

Com população envelhecida, Portugal abre portas para jovens brasileiros

19/05/2023 Hellen Garcia

O número de brasileiros que se mudam para Portugal em busca de oportunidades de trabalho cresceu exponencialmente nos últimos anos.

A migração acentuada de brasileiros para o país começou em 2017 e vem batendo recordes consecutivos desde então. Em 2023, os brasileiros formam a maior comunidade estrangeira no país.

E, na mesma medida em que os estrangeiros se mudam para Portugal de forma rápida e crescente, a população nativa envelhece. O país possui a população que mais envelhece na União Europeia.

De forma acelerada, enquanto os países da UE envelheceram uma média de 2,5 anos em uma década, Portugal atingiu a marca de 4,7 anos de envelhecimento no mesmo período.

Diante desse panorama, abrem-se as portas para a entrada de estrangeiros que buscam se estabelecer na terra lusitana.

Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mais de 300 mil brasileiros possuem vistos para morar em Portugal.

Entretanto, apesar das facilidades para obter o visto do país europeu de mesma língua, a mudança para o outro continente deve ser bem planejada.

Isso porque apesar do grande número de brasileiros em Portugal, muitas pessoas enxergam no país lusitano uma possibilidade de construir patrimônio e ainda garantir uma vida mais segura, com maior qualidade de vida.

De fato, as possibilidades para brasileiros em Portugal são grandes, mas é preciso avaliar qual a vida que se almeja construir do outro lado do mundo e essa escolha começa ainda quando se está no Brasil.

Em princípio, existem possibilidades de se conseguir a cidadania portuguesa através de investimentos no país. Essa modalidade é chamada de Visto Gold, quando o estrangeiro investe cerca de 250 mil euros em imóveis ou empresas portuguesas, almejando a cidadania de forma permanente.

Até o momento, os brasileiros que buscam a cidadania portuguesa já investiram mais de R$ 200 milhões no país em troca do visto.

Para os que não possuem o valor para investimentos em negócios já existentes no país, Portugal também é um bom local para empreender.

No início da pandemia, cerca de 65% dos negócios criados em Portugal foram desenvolvidos por brasileiros. Os dados são do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

As possibilidades também chegam aos profissionais que já possuem uma profissão ou buscam outra ocupação no país, já que a população portuguesa está em decréscimo, ou seja, diminui a cada ano.

De 2011 a 2021, a população diminuiu cerca de 2%. Se comparado ao Brasil, em 2010 havia 190 milhões de habitantes. Agora, são mais de 213 milhões de pessoas, segundo estimativas do IBGE.

Além disso, existem projeções que apontam um forte envelhecimento da população portuguesa nas próximas décadas.

De acordo com o Eurostat, mais da metade da população portuguesa possui mais de 46 anos. Em 2012, o número era de 42 anos.

Por fim, ressalta-se a mais recente modalidade de visto pedida por brasileiros: a de nômades digitais. O visto contempla exclusivamente os estrangeiros que trabalham em home-office, sem lugar fixo, e querem morar em Portugal.

As oportunidades são grandes e atendem do empresário ao empreendedor local. Dos graduados que procuram indústrias aos nômades digitais que trabalham de forma remota. Mas, ainda assim, não é uma escolha para todo mundo.

As políticas estão cada vez mais inclusivas, é uma boa hora para mudanças, mas não nos esqueçamos do - tão necessário - planejamento.

* Hellen Garcia é advogada, sócia do Escritório de Advocacia Bastos Freire.

Para mais informações sobre Portugal clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto