Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como se alcança o sucesso

Como se alcança o sucesso

19/04/2022 Humberto Pinho da Silva

Quando ouvia dizer que Fulano havia conquistado no prémio X, ou atingido elevado cargo, acreditava no mérito.

Para mim o mérito obtinha-se com: esforço, muitas horas de estudo e sacrifício. Não nego que não haja mérito, e há quem suba na escala social, devido ao trabalho intenso, inteligência e sabedoria. Seria néscio se assim não pensasse.

Mas, no correr de décadas, verifiquei, que muitas vezes, o mérito é devido, entre outras coisas, a golpe de sorte.

Verifiquei, igualmente, que quem ocupa cargos cimeiros, além de mérito, teve apadrinhamento: politico, familiar ou de amigos.

Disse o antigo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio. (Única) – "Nunca fui da Maçonaria, da Igreja ou de qualquer grupo económico. Chegar onde cheguei, nestas condições, é obra. Porque é muito difícil ser independente em Portugal." - Transcrito do: "Jornal de Tondela" 31/08/2006.

Esqueceu-se, porém, de dizer: se não tivesse sido político, chegaria onde cheguei? Para jovem, que acaba de sair dos bancos universitários, com diploma, a melhor carreira conhecida, é a política. Mesmo que não alcance lugar de relevo, abre-lhe portas para tudo ou quase tudo.

Estando a conversar com advogado, sobre a razão por que grande parte dos políticos é formado em Direito, este respondeu-me: - "Nem todos!…"; mas como quer que se escolha para cargo, que se vagueie, se não entre amigos e conhecidos do líder dominante? É assim em toda a parte."

Quantos ilustres desconhecidos não passam a vida a vegetar na obscuridade, apesar de queimarem as pestanas, em bibliotecas ou laboratórios, durante anos?

Ninguém os convida para mostrarem os conhecimentos, nem lhes reconhece as capacidades. São apenas ilustres desconhecidos.

Antiga e ilustre colaboradora do blogue: "Luso-brasileiro" – já falecida, – revelou-me, que o primeiro livro de poesia, que publicou, teve grande sucesso, porque o pai, homem influente em Lisboa, conseguiu a "crítica" de individualidades notáveis, para a menina querida. "Até fui à televisão!…" – confessou-me.

O pai faleceu, deixou-lhe bens, mas não a influencia. A qualidade dos poemas melhorou, mas os livros não se venderam… 

Talento não chega, como muitos julgam, é mister – o "coro" dos amigos e apoios influentes. Quem pensar o contrário, é ingénuo ou pascácio.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre sucesso clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso