Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como se alcança o sucesso

Como se alcança o sucesso

19/04/2022 Humberto Pinho da Silva

Quando ouvia dizer que Fulano havia conquistado no prémio X, ou atingido elevado cargo, acreditava no mérito.

Para mim o mérito obtinha-se com: esforço, muitas horas de estudo e sacrifício. Não nego que não haja mérito, e há quem suba na escala social, devido ao trabalho intenso, inteligência e sabedoria. Seria néscio se assim não pensasse.

Mas, no correr de décadas, verifiquei, que muitas vezes, o mérito é devido, entre outras coisas, a golpe de sorte.

Verifiquei, igualmente, que quem ocupa cargos cimeiros, além de mérito, teve apadrinhamento: politico, familiar ou de amigos.

Disse o antigo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio. (Única) – "Nunca fui da Maçonaria, da Igreja ou de qualquer grupo económico. Chegar onde cheguei, nestas condições, é obra. Porque é muito difícil ser independente em Portugal." - Transcrito do: "Jornal de Tondela" 31/08/2006.

Esqueceu-se, porém, de dizer: se não tivesse sido político, chegaria onde cheguei? Para jovem, que acaba de sair dos bancos universitários, com diploma, a melhor carreira conhecida, é a política. Mesmo que não alcance lugar de relevo, abre-lhe portas para tudo ou quase tudo.

Estando a conversar com advogado, sobre a razão por que grande parte dos políticos é formado em Direito, este respondeu-me: - "Nem todos!…"; mas como quer que se escolha para cargo, que se vagueie, se não entre amigos e conhecidos do líder dominante? É assim em toda a parte."

Quantos ilustres desconhecidos não passam a vida a vegetar na obscuridade, apesar de queimarem as pestanas, em bibliotecas ou laboratórios, durante anos?

Ninguém os convida para mostrarem os conhecimentos, nem lhes reconhece as capacidades. São apenas ilustres desconhecidos.

Antiga e ilustre colaboradora do blogue: "Luso-brasileiro" – já falecida, – revelou-me, que o primeiro livro de poesia, que publicou, teve grande sucesso, porque o pai, homem influente em Lisboa, conseguiu a "crítica" de individualidades notáveis, para a menina querida. "Até fui à televisão!…" – confessou-me.

O pai faleceu, deixou-lhe bens, mas não a influencia. A qualidade dos poemas melhorou, mas os livros não se venderam… 

Talento não chega, como muitos julgam, é mister – o "coro" dos amigos e apoios influentes. Quem pensar o contrário, é ingénuo ou pascácio.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre sucesso clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Não são apenas números

Vinte e duas redações receberam nota mil, 95.788, nota zero, e a média geral de 634,16.


Formas mais livres de amar

A busca de afeição, o preenchimento da carência que nos corrói as emoções, nos lança a uma procura incessante de aproximação com outra pessoa: ânsia esperançosa de completude; algum\a outro\a me vai fazer feliz.


Dia da Educação: transformação das pessoas, do mercado e da sociedade

A Educação do século 21 precisa, cada vez mais, conciliar as competências técnicas e comportamentais.


Uma carta à Elon Musk

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, acaba de chegar a um acordo para adquirir uma das redes sociais mais importantes do mundo, o Twitter, por US$ 44 bilhões.


Liberdade de expressão: lembrança do passado recente

Na manhã do dia 19 de agosto de 1968, tropas da polícia e do Exército invadiram a Universidade de Brasília, agredindo violentamente vários estudantes dentro das salas de aula.


Mitos sobre a recuperação judicial

Criou-se uma verdadeira quimera quando o tema é recuperação judicial e o objetivo deste artigo é desmistificar alguns dos mitos sobre esse instituto.


Quem vive em união estável tem direito à pensão por morte?

A pensão por morte é um benefício do INSS destinado aos dependentes de um segurado quando o instituidor faleceu.


O que a inveja desperta em você?

Inveja é um sentimento de natureza humana que se caracteriza por ódio ou rancor em relação a algo de bom que o outro tem, e você não.


“Os bem-comportados podem sair”

Havia na empresa onde trabalhei quase quarenta anos, o costume, enraizado na tradição, de não abandonar o local de trabalho, sem o chefe do departamento, dizer: “Podem sair!”


Dados sobre religião entre jovens nos USA

As religiões cristãs no ocidente têm motivos para preocupação diante de um crescente número de ‘sem religião’ entre as novas gerações.


Tecnologia e EPIs

Áudio e vídeo inteligente para a segurança de colaboradores de infraestrutura crítica.


Dia Mundial do DNA: o que a data representa para a medicina?

No ano de 1953, os cientistas James Watson, Francis Crick, Maurice Wilkins, Rosalind Franklin e outros colegas publicaram artigos na revista Nature com o objetivo de desvendar a estrutura da molécula de DNA.