Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

12/03/2021 João Baptista Herkenhoff

O Dia Internacional da Mulher foi escolhido pela ONU para fazer memória do protesto que operárias de uma tecelagem fizeram, em Nova Iorque, em 8 de março de 1957, como parte de sua luta por melhores salários e condições dignas de trabalho.

São muitas as mulheres que têm consciência de sua importância e do valor do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Neste ano de 2021, elas devem ser homenageadas de maneira muito, muito singular...

Nosso profundo respeito às mulheres que são médicas, enfermeiras, recepcionistas e faxineiras e que, nos hospitais e postos de saúde, assumiram seus lugares nas trincheiras em que a luta ferrenha pela vida, nem sempre bem-sucedida, tornou-se obrigatória durante as 24 horas do dia.

Nossa profunda admiração às mulheres que, nas mais diversas profissões, tiveram que trocar o conhecido ambiente de trabalho pelas atividades à distância, que as transformaram em heroínas capazes de manejar o computador com a mão direita enquanto, com a esquerda, cuidavam de seus filhos pequenos, que já não podiam frequentar a escola!

Nossa profunda gratidão às mulheres pesquisadoras e cientistas que se debruçaram sobre estudos, estatísticas, descobertas e tornaram possível o surgimento e a aplicação de remédios que aliviaram e curaram as dores atrozes trazidas pela pandemia.

Nossa profunda reverência às mulheres anônimas que se desdobraram para que não nos faltassem os serviços essenciais para que pudessem manter-se, no isolamento e na segurança, aquelas que já não têm forças e energias para assumir sua parte nos riscos sem medida que os últimos doze meses produziram.

Nossa mais sincera e humilde oração por todas as que perderam seus pais, seus maridos, seus irmãos, seus filhos – e sua própria vida – para essa nova personificação da morte que continua com sede de vítimas.

E nossa esperança de que, no próximo ano, possamos celebrar esse dia com a serenidade, a paz e a coragem de sempre de construir um mundo plural, em que o amor e a amizade possam se manifestar através do abraço que no presente nos foi roubado.

* João Baptista Herkenhoff é juiz de direito aposentado (ES) e escritor.

Para mais informações sobre mulheres clique aqui…



Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.