Portal O Debate
Grupo WhatsApp

IA generativa, nuvem e inovação: rumo a um futuro mais inteligente e conectado

IA generativa, nuvem e inovação: rumo a um futuro mais inteligente e conectado

18/01/2024 Marcio Aguiar

A tecnologia continua a moldar nosso mundo de maneiras inimagináveis e, a cada ano, as inovações tecnológicas têm o poder de revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos.

Para os próximos anos, podemos esperar mais avanços em Inteligência Artificial, ferramenta que impulsiona a transformação digital em vários setores da economia e permite criar aplicações que facilitam os processos no dia a dia.

Uma das áreas mais empolgantes neste campo é a IA generativa. De acordo com previsões do Gartner, até 2026 mais de 80% das organizações terão usado APIs e modelos de IA generativa ou implantado aplicações habilitadas em ambientes de produção.

Conforme a ferramenta se integra nas indústrias e colabora com os funcionários, é notável a democratização dessa tecnologia.

Com capacidade de processamento significativos e algoritmos sofisticados, além da IA generativa otimizar processos existentes, ela tem potencial de desencadear inovações disruptivas em setores como saúde, finanças e manufatura.

Ela também será uma poderosa aliada dos desenvolvedores e engenheiros de softwares na criação de soluções eficientes.

Com o auxílio desse recurso, será possível melhorar o processo de desenvolvimento por meio da geração automática de códigos, detecção de vulnerabilidades ou bugs, entre outras possibilidades.

O tempo que era anteriormente destinado para a execução desses procedimentos, poderá ser utilizado para questões mais estratégicas nos negócios.

Outra tendência apontada pelo Gartner são as aplicações inteligentes. Por meio do aprendizado de máquina ou machine learning, é possível checar dados e realizar análises preditivas que são capazes de fornecer insights valiosos.

Com esse recurso, existe a possibilidade de identificar padrões de consumo de energia dentro de uma companhia e criar soluções para minimizar esse custo, detectar fraudes e minimizar riscos em empresas do setor financeiro, por exemplo.

A recomendação de produtos aos consumidores, com base no histórico de compras, também indica como as aplicações inteligentes podem melhorar a experiência do cliente, além de proporcionar eficiência para a empresa.

Com a possibilidade de um aumento no volume de dados – segundo a IDC, espera-se que os dados gerados no mundo alcancem 175 zettabytes até 2025 – é importante considerar abordagens inteligentes que possam auxiliar no levantamento dessas informações e que contribuam na automatização desses processos.

Fato é que com os avanços da IA também será exigido uma maior capacidade de computação e armazenamento por parte das companhias.

Por isso, outra tendência para os próximos anos será o aumento na utilização de serviços de cloud, para comportar essa quantidade massiva de dados.

Segundo previsões do Gartner, até 2027, mais de 70% das empresas utilizarão plataformas de nuvem industriais (ICPs) para acelerar seus negócios.

Ainda, um relatório realizado pela Amazon Web Services com a Accenture, indicou que as micro, pequenas e médias empresas que adotam tecnologias habilitadas para nuvem no Brasil devem gerar R$ 24,3 bilhões de ganhos anuais em produtividade até 2030.

Por permitir o acesso de dados e informações de qualquer lugar, a computação em nuvem facilita o trabalho dos profissionais ao redor do mundo, tornando a função mais flexível.

É possível criar soluções e testar aplicações sem a necessidade de montar uma estrutura completa para executar as atividades.

Financeiramente, isso pode ser um ponto positivo para as organizações que atuam no desenvolvimento de tecnologias que exigem esse processamento.

Na era da transformação digital, a Inteligência Artificial juntamente com outras tecnologias continuará desempenhando um papel central.

A capacidade da IA generativa em impulsionar inovações, a flexibilidade da computação em nuvem, a eficiência das aplicações inteligentes em automatizar processos e transformar dados em conhecimento estratégico serão promissores para o mercado global.

Estamos diante de uma jornada emocionante, onde a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas uma aliada poderosa na busca incessante por um futuro mais inteligente, eficiente e conectado.

* Marcio Aguiar é diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Para mais informações sobre IA generativa clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Sing Comunicação



Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra