Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ibovespa pode chegar a 140 mil pontos até o final de 2021

Ibovespa pode chegar a 140 mil pontos até o final de 2021

21/07/2021 Paulo Cunha

O mês de junho iniciou com a promessa de bons retornos na bolsa de valores brasileira, devido ao recorde da máxima histórica do Ibovespa.

O índice, que mede o desempenho da nossa renda variável, ultrapassou a marca de 130 mil pontos, influenciados por um cenário externo favorável, pela retomada da economia nacional e os avanços em Brasília. Ao longo da segunda quinzena de junho, o Ibovespa entregou parte dessa alta.

No primeiro momento, o real ganhou força e fez com que as empresas exportadoras de commodities, que são correspondentes por uma boa parcela do índice, sofressem uma considerável queda.

A reunião do Copom, que confirmou o ciclo de retomada de juros, também foi fundamental para essa queda.

O texto da reforma tributária foi enviado pelo Ministério da Economia ao Congresso, a proposta de taxar dividendos, tanto de empresas, quanto de fundos imobiliários, provocou novas quedas no Ibovespa.

Renda variável

Na renda variável global, os Estados Unidos tiveram um mês positivo, com o S&P atingindo máximas históricas.

Já a bolsa europeia ainda apresentou um crescimento não tão acelerado, devido ao aumento de casos de covid-19 pela variante Delta.

Além disso, o bom momento da moeda brasileira fez com que os ativos não hedgeados deixassem de entregar bons resultados.

Perspectivas

A projeção de crescimento do PIB de 2021 foi de 5,2% para 5,5%, de acordo com uma revisão da XP, a ação se deu devido a uma crença em uma retomada mais robusta da economia.

A expectativa para o Ibovespa é que ele deve seguir com o alvo de 140 mil pontos para o final do ano.

No entanto, o curto prazo deve seguir lateralizado, uma vez que as discussões da reforma tributária devem se estender ao longo do segundo semestre, causando indefinições. 

Abaixo, confira os principais índices do mês de junho:

- CDI: +0,31%
- Dólar: -4,77%
- S&P: +2,22%
- IBOVESPA: +0,46%
- IPCA: +0,53%

* Paulo Cunha é sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos, com mesa de operação atuante em ações, derivativos e câmbio em tempo real.

Para mais informações sobre Ibovespa clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Agência Contatto



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder