Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Investir em PDM ou PLM no mundo da moda?

Investir em PDM ou PLM no mundo da moda?

09/08/2023 João Risoléo

Medir o PLM (Product Lifecycle Management) e o PDM (Product Data Management) na mesma régua é um erro que pode custar caro a todo projeto de gestão de coleções e produtos da sua empresa.

Isso porque existem diferenças claras entre os dois universos. Ambos os conceitos estão imersos na administração de informação de produtos, ou seja, mesmo sendo conceitos relacionados, são distintos, quando utilizados na gestão de produtos ao longo de seu ciclo de vida.

O PDM é uma parte essencial do PLM e se enquadra na gestão dos dados e informações relacionadas a um produto, incluindo documentos técnicos, desenhos, especificações, lista de materiais, arquivos CAD e outras informações importantes para o desenvolvimento, fabricação e manutenção de um produto.

Podemos dizer que o Product Data Management é focado principalmente na organização, controle e rastreamento de dados, a fim de garantir a integridade e consistência das informações de um produto.

Já o PLM, se dá por um conceito mais amplo que engloba o PDM e outras áreas relacionadas ao ciclo de vida do produto, como planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos, produção, marketing, fornecedores externos (de mão de obra e/ou produto acabado), vendas e o suporte pós-venda.

Ou seja, o Product Lifecycle Management envolve a coordenação e integra todas as atividades e processos durante o ciclo de um produto, estando presente desde a concepção, até a retirada do mercado.

Esse conceito, diferente de todos os outros, busca gerenciar o produto como um todo, incluindo dados, processos, colaboração, documentação, decisões e informações relevantes em cada estágio.

De forma objetiva, podemos dizer que o PLM, além de possuir as features do PDM, conta com: Informações de tendências; Performance de Vendas em Tempo real; Gestão da Carteira de Clientes; Materiais para o marketing; Criação de catálogos por clientes e Votação de produtos (por clientes internos e externos). 

Segundo o levantamento do site Mordor Intelligence, o mercado de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) foi avaliado em US$ 21 bilhões em 2020 e deve atingir US$ 32 bilhões até 2026, registrando um CAGR de 6,92% durante o período de previsão de 2021 - 2026.

Nesse sentido, podemos observar que o mercado está compreendendo os benefícios que o Product Lifecycle Management traz para as marcas.

Portanto, podemos dizer que o PLM vem a ser a melhor solução estratégica que existe no momento.

Além de engajar pessoas desde seu início, apresenta soluções alinhadas à área de negócios, o que é muito importante para a sobrevivência de uma marca.

Dessa forma, conseguiremos reunir todas as pontas da cadeia de produção, de forma eficiente.

* João Risoléo é CEO da uMode, startup que oferece soluções para Marcas de Moda.

Para mais informações sobre gestão clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Group



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves