Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mais agentes autônomos de investimentos no mercado

Mais agentes autônomos de investimentos no mercado

17/03/2022 Fábio Orneles

O número de investidores vem crescendo no Brasil já há uns bons anos.

E quando paramos para analisar esse diagnóstico, costumamos nos debruçar sobre planilhas econômicas que mostram a variação da Taxa Selic, o desempenho do mercado externo, o Índice Bovespa e outras variáveis que explicam de onde vem o estímulo para a entrada de novos interessados no mercado financeiro.

Mas outro termômetro que ajuda a confirmar esse crescimento dos investidores é a quantidade de novos agentes autônomos no setor.

Desde o fim de 2019, o número de pessoas físicas credenciadas a captar novos clientes para as instituições financeiras e a receber ordens de compra e venda cresceu 50%.

A exemplo de alguns investimentos à disposição, o número de agentes autônomos de investimentos ativos é tão volátil que é até difícil estabelecer um número atualizado, mas até agosto eles eram cerca de 14.400.

Os números são da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord), que considera somente os agentes que atuam como pessoa física, portanto fora das corretoras.

Apesar desse aquecimento, o mercado ainda precisa de uma boa carga de novos profissionais, visto que cada um atende em torno de 80 a 100 clientes.

Para os próximos cinco anos, dada a injeção de novos investidores no mercado, haverá espaço para até três vezes a quantidade que se tem hoje de profissionais.

Para quem se habilita a atuar no mercado financeiro, é uma excelente notícia. Mas esse é um setor em que os ingressantes mostram-se cada vez mais capacitados.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regulamenta todo o mercado no país, estabelece que os agentes tenham pelo menos o ensino médio.

Mas a própria Ancord confirma que todos os novos cadastrados de 2021 apresentavam ensino superior completo. Com um adendo: 23% deles têm pós-graduação, 4% têm mestrado e 1% são doutores ou pós-doutores.

É importante frisar – e a CVM apregoa bastante isso – que os agentes autônomos não são consultores financeiros nem analistas de mercado, e também não podem administrar carteiras de investimentos.

Mas eles têm papel relevante como prepostos de instituições financeiras que operam com investimentos, e são o elo mais próximo do mercado com os investidores.

Ter esse entendimento é importante para quem está aterrissando no mercado e tentando entender como tudo funciona.

Como cerca de 80% dos agentes estão vinculados a alguma corretora, esse esclarecimento costuma ser fácil, já que as pessoas procuram as instituições para iniciar seus primeiros passos.

De toda forma, como em qualquer outro setor, compreender o serviço que o agente autônomo pode oferecer é o prelúdio para alcançar os ganhos que cada investidor deseja.

* Fábio Orneles é assessor da Atrio Investimentos.

Para mais informações sobre investimentos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves