Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Meu pai e a bicicleta do “véi Olegário”

Meu pai e a bicicleta do “véi Olegário”

13/01/2024 Antônio Marcos Ferreira

Lá nos idos de 1970, morávamos em BH, mas passávamos as férias escolares invariavelmente em Manga, onde meu pai tinha fazenda.

Viemos para estudar, os sete filhos e minha mãe, enquanto meu pai se dividia entre a capital e a fazenda, separadas por 720km de uma estrada cujo maior trecho (550km) era de terra, o que tornava a viagem muito cansativa.

Mas como tudo na vida, a gente se acostuma, e foi isso que aconteceu com o meu pai, que transformou esta viagem numa rotina bimestral durante muitos anos.

Em Manga, nas idas para a fazenda Japorema, distante 11km da cidade, era comum meu pai cruzar com um senhor, conhecido como "véi Olegário", que pedalava uma bicicleta muito velha numa estrada de chão, tornando essa atividade muito árdua, mas ele também se acostumara a esse sacrifício diário.

Vendo por muito tempo esta situação, um dia meu pai resolveu presentear o "véi Olegário" com uma bicicleta novinha, brilhando, freio manual e outras coisas com as quais ele nunca ousara sonhar.

Nas próximas idas para a fazenda, por várias vezes meu pai cruzou com ele na estrada e ele sorria levantando o braço, mostrando como estava contente.

Certa vez, ao avistá-lo às 7 e meia da manhã, meu pai, com o carro cheio de garotos, fez sinal para que ele parasse também.

- Bom dia, Seu Olegário! - Bom dia, Seu Hélio. - E aí, tá gostando da bicicleta nova? Ela tá andando bem? - Vixe, Seu Hélio, tá que é uma beleza. Corre demais. Até na subida tô precisando frear! Meu pai sorriu.

Naquela hora verificou que aquele tinha sido muito mais que um presente, muito mais que uma bicicleta. Era um sonho.

Daquele dia em diante, sempre que falávamos de alguma coisa que era rápida, ou de alguém que corria muito, a gente logo dizia: - Tá correndo mais do que a bicicleta do "véi Olegário".

* Antônio Marcos Ferreira é engenheiro eletricista, aposentado da Cemig e vice-presidente da Fundação Sara.

Para mais informações sobre bicicleta clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli