Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Meu pai e a bicicleta do “véi Olegário”

Meu pai e a bicicleta do “véi Olegário”

13/01/2024 Antônio Marcos Ferreira

Lá nos idos de 1970, morávamos em BH, mas passávamos as férias escolares invariavelmente em Manga, onde meu pai tinha fazenda.

Viemos para estudar, os sete filhos e minha mãe, enquanto meu pai se dividia entre a capital e a fazenda, separadas por 720km de uma estrada cujo maior trecho (550km) era de terra, o que tornava a viagem muito cansativa.

Mas como tudo na vida, a gente se acostuma, e foi isso que aconteceu com o meu pai, que transformou esta viagem numa rotina bimestral durante muitos anos.

Em Manga, nas idas para a fazenda Japorema, distante 11km da cidade, era comum meu pai cruzar com um senhor, conhecido como "véi Olegário", que pedalava uma bicicleta muito velha numa estrada de chão, tornando essa atividade muito árdua, mas ele também se acostumara a esse sacrifício diário.

Vendo por muito tempo esta situação, um dia meu pai resolveu presentear o "véi Olegário" com uma bicicleta novinha, brilhando, freio manual e outras coisas com as quais ele nunca ousara sonhar.

Nas próximas idas para a fazenda, por várias vezes meu pai cruzou com ele na estrada e ele sorria levantando o braço, mostrando como estava contente.

Certa vez, ao avistá-lo às 7 e meia da manhã, meu pai, com o carro cheio de garotos, fez sinal para que ele parasse também.

- Bom dia, Seu Olegário! - Bom dia, Seu Hélio. - E aí, tá gostando da bicicleta nova? Ela tá andando bem? - Vixe, Seu Hélio, tá que é uma beleza. Corre demais. Até na subida tô precisando frear! Meu pai sorriu.

Naquela hora verificou que aquele tinha sido muito mais que um presente, muito mais que uma bicicleta. Era um sonho.

Daquele dia em diante, sempre que falávamos de alguma coisa que era rápida, ou de alguém que corria muito, a gente logo dizia: - Tá correndo mais do que a bicicleta do "véi Olegário".

* Antônio Marcos Ferreira é engenheiro eletricista, aposentado da Cemig e vice-presidente da Fundação Sara.

Para mais informações sobre bicicleta clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques