Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

07/01/2022 Felipe Valença

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?

Pois é! Um levantamento realizado pelo G1 mostrou que 24% dos brasileiros das classes A, B e C com até 30 anos já são empreendedores e 60% querem ter um negócio próprio no futuro.

E por que a maior parte da nova geração pretende investir ou já investe nesse formato de trabalho? Porque vivemos em um País com um mercado de trabalho fragilizado, onde o desemprego sempre foi alto e ficou ainda mais evidente no último ano, por conta da pandemia de Covid-19.

Para se ter ideia, segundo pesquisa da Austin Ratin, agência brasileira classificadora de risco de crédito, o índice de desemprego no Brasil é o dobro da média mundial, nos posicionando como o quarto país do mundo com maior número de desocupação em um ranking de mais de 40 territórios.

Diante de um cenário crítico como esse, os jovens almejam conquistar a tão sonhada independência financeira para fugir do desemprego e obter autonomia no trabalho.

Apesar disso, muitos demoram para iniciar sua jornada e dar os primeiros passos rumo ao empreendedorismo. Afinal, são muitas dúvidas: por onde começar? Onde investir? Qual segmento escolher? 

Uma das opções mais seguras e rentáveis atualmente é o mercado de franchising, que além de estar em constante crescimento, apresenta um formato inovador e com grande expectativa de sucesso nos negócios.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor manteve sua curva de recuperação no quarto trimestre de 2020, aproximando-se dos níveis pré-pandemia, com o faturamento do mercado de franquias no Brasil permanecendo na faixa dos R$ 168 bilhões no período entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro tri de 2020.

Além disso, a geração de empregos nas franquias ultrapassou um milhão de vagas apenas no segundo trimestre de 2020.

Esses números fortalecem a ideia de crescimento do segmento de franchising no País e a perspectiva é de que a expansão se intensifique nos próximos anos.

E por que optar por fintechs?

Com o cenário cada vez mais delicado, fica evidente a importância de buscar investimentos mais rentáveis.

Como solução, as fintechs e bancos digitais podem tornar o acesso ao universo das franquias ainda mais fácil, oferecendo boas opções com valor mínimo de investimento e um bom retorno financeiro com um investimento abaixo do mercado.

* Felipe Valença é CEO da Acqio.

Para mais informações sobre empreendedorismo clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: RPMA Comunicação



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves