Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

07/01/2022 Felipe Valença

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?

Pois é! Um levantamento realizado pelo G1 mostrou que 24% dos brasileiros das classes A, B e C com até 30 anos já são empreendedores e 60% querem ter um negócio próprio no futuro.

E por que a maior parte da nova geração pretende investir ou já investe nesse formato de trabalho? Porque vivemos em um País com um mercado de trabalho fragilizado, onde o desemprego sempre foi alto e ficou ainda mais evidente no último ano, por conta da pandemia de Covid-19.

Para se ter ideia, segundo pesquisa da Austin Ratin, agência brasileira classificadora de risco de crédito, o índice de desemprego no Brasil é o dobro da média mundial, nos posicionando como o quarto país do mundo com maior número de desocupação em um ranking de mais de 40 territórios.

Diante de um cenário crítico como esse, os jovens almejam conquistar a tão sonhada independência financeira para fugir do desemprego e obter autonomia no trabalho.

Apesar disso, muitos demoram para iniciar sua jornada e dar os primeiros passos rumo ao empreendedorismo. Afinal, são muitas dúvidas: por onde começar? Onde investir? Qual segmento escolher? 

Uma das opções mais seguras e rentáveis atualmente é o mercado de franchising, que além de estar em constante crescimento, apresenta um formato inovador e com grande expectativa de sucesso nos negócios.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor manteve sua curva de recuperação no quarto trimestre de 2020, aproximando-se dos níveis pré-pandemia, com o faturamento do mercado de franquias no Brasil permanecendo na faixa dos R$ 168 bilhões no período entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro tri de 2020.

Além disso, a geração de empregos nas franquias ultrapassou um milhão de vagas apenas no segundo trimestre de 2020.

Esses números fortalecem a ideia de crescimento do segmento de franchising no País e a perspectiva é de que a expansão se intensifique nos próximos anos.

E por que optar por fintechs?

Com o cenário cada vez mais delicado, fica evidente a importância de buscar investimentos mais rentáveis.

Como solução, as fintechs e bancos digitais podem tornar o acesso ao universo das franquias ainda mais fácil, oferecendo boas opções com valor mínimo de investimento e um bom retorno financeiro com um investimento abaixo do mercado.

* Felipe Valença é CEO da Acqio.

Para mais informações sobre empreendedorismo clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: RPMA Comunicação



Mortes e vidas virtuais

Um grande empresário da internet divulgou recentemente a criação de um universo totalmente on-line.


Contra a ignorância política e administrativa

A pesquisa da consultoria Quaest, que encontrou, entre os pesquisados, 78% que apenas “já ouviram falar” do STF e 80% do TSE e o não conhecimento das funções daqueles dois órgãos superiores, é a mais escandalosa prova da ignorância do povo que recentemente, em outro levantamento, também mostrou não saber o que faz o Congresso Nacional.


Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.