Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é CDI e como ele impacta nos seus investimentos?

O que é CDI e como ele impacta nos seus investimentos?

10/05/2023 Alberto André

O Certificado de Depósito Interbancário, conhecido como CDI, nada mais é do que a taxa que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento.

Resumindo, trata-se de um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos, a fim de captar recursos.

Sigla utilizada para caracterizar os empréstimos feitos entre as instituições financeiras, o CDI está ligado aos juros dessas transações, que darão origem a uma tarifa intitulada DI, com o objetivo de fazê-las fechar o caixa diariamente no positivo.

Considerado um dos principais indicadores do mercado financeiro, o CDI funciona como referência para diversos investimentos de renda fixa e podem pagar entre 80%, 90%, 100%, 110%, 120% e até mais.

Existente no mercado desde 1980, o CDI visa aumentar a liquidez de uma instituição financeira, uma vez que por determinação do Banco Central, todo banco necessariamente precisa encerrar o dia com saldo positivo, isto é, com mais dinheiro entrando do que saindo.

Mas, o que acontece quando o saldo é negativo? Neste caso, a instituição precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e, com isso, emprestam dinheiro entre si.

Lembrando que a garantia dos empréstimos são títulos públicos, assegurando assim que os bancos consigam pagar suas respectivas dívidas e compromissos, além de resguardar o patrimônio dos clientes. E, como todo empréstimo envolve juros, essa operação entre bancos segue a Taxa CDI.

Calculada e divulgada diariamente pela Cetip, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, a taxa CDI baseia-se nas operações realizadas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Por isso, é válido destacar que o CDI não é um investimento, ou seja, ele é apenas utilizado como referência para a rentabilidade dos investimentos.

Ademais, o CDI está atrelado à Selic -- taxa básica de juros da economia brasileira -- que funciona como uma medida para os juros dos CDIs praticados pelos bancos, fazendo com que estes a acompanhem.

Portanto, o CDI acaba sendo a base de todo investimento de renda fixa e normalmente quanto maior o período investido, maior a taxa oferecida.

Mas, afinal, vale a pena investir em renda fixa como CDB, LC, LCA e LCI? Isto, somente você poderá responder! É necessário avaliar quais são os objetivos e, principalmente, o seu perfil de investidor.

Além disso, atenção: cada investimento, seja renda fixa ou variável, possuem significados diferentes em cada estratégia de carteira, não à toa existem momentos de altas e de baixa em ambos, por isso a diversificação de ativos é essencial.

* Alberto André é CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, com transparência e segurança.

Para mais informações sobre investimentos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Piar Comunicação



Aborto legal e as idiossincrasias reinantes no Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados, em uma manobra pouco ortodoxa do seu presidente, aprovou, nessa semana, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 1904/2024, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), integrante da ala bolsonarista e evangélica, que altera, sensivelmente, as regras de tratamento do crime de aborto.

Autor: Marcelo Aith


Há solução para as enchentes, mas será que há vontade?

Entre o fim de abril e o início de maio de 2024, a maior tragédia climática da história se abateu sobre o Rio Grande do Sul.

Autor: Alysson Nunes Diógenes


Primeiro semestre: como estão as metas traçadas para 2024?

O que mais escutamos nas conversas é: “Já estamos em junho! E daqui a pouco é Natal!”

Autor: Elaine Ribeiro


Proliferação de municípios, caminho tortuoso

Este é um ano de eleições municipais no Brasil. Serão eleitos 5.570 prefeitos, igual número de vice-prefeitos e milhares de vereadores.

Autor: Samuel Hanan


“Vaquinha virtual” nas eleições de 2024

A campanha para as eleições municipais de 2024 ainda não foi iniciada de fato, mas o financiamento coletivo já está autorizado.

Autor: Wilson Pedroso


Cotas na residência médica: igualdade x equidade

Um grande amigo médico, respeitado, professor, preceptor de Residentes Médicos (com letras maiúsculas), indignado com uma reportagem publicada, em periódico do jornal Estado de São Paulo, no dia 05 do corrente mês, enviou-me uma cópia, requestando que, após a leitura, tecesse os comentários opinativos.

Autor: Bady Curi Neto


O impacto das enchentes no RS para a balança comercial brasileira

Nas últimas semanas, o Brasil tem acompanhado com apreensão os estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: André Barros


A força do voluntariado nas eleições

As eleições de 2022 contaram com mais de 1,8 milhão de mesários e mesárias, que trabalharam nos municípios de todo o país. Desse total, 893 mil foram voluntários.

Autor: Wilson Pedroso


A força da colaboração municipal

Quando voltamos nossos olhares para os municípios brasileiros espalhados pelo país, notamos que as paisagens e as culturas são diversas, assim como as capacidades e a forma de funcionamento das redes de ensino, especialmente aquelas de pequeno e médio porte.

Autor: Maíra Weber


As transformações universais que afetam a paz

Recentemente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou projeto proposto pelo governo estadual paulista para a criação de escola cívico-militar.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Por um governo a favor do Brasil

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e do pluralismo político.

Autor: Samuel Hanan


Coração de Stalker

Stalking vem do Inglês e significa Perseguição. Uma perseguição obsessiva, implacável, com envolvimento amoroso e uma tentativa perversa de controle.

Autor: Marco Antonio Spinelli