Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conheça as carreiras de consultor e assessor de investimentos

Conheça as carreiras de consultor e assessor de investimentos

28/04/2023 Divulgação

Apesar da demanda, desconhecimento sobre as profissões prejudica encontrar profissionais qualificados para atuar na área.

Não são apenas os investidores que podem ganhar dinheiro no mercado financeiro. Profissionais das áreas de economia, finanças e tecnologia têm a possibilidade de fazer carreira no setor.

As oportunidades são diversificadas e a demanda está em alta, mas há dificuldades para encontrar candidatos qualificados.

Segundo a avaliação do próprio mercado, o principal motivo para a lacuna entre vagas e profissionais é o desconhecimento sobre as oportunidades, as funções que são desempenhadas e a qualificação exigida para cada cargo.

Para atuar como analista financeiro, gestor de fundos e carteiras, assessor e consultor de investimentos, é preciso ter alguma certificação de especialista na área.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), até o ano passado, apenas 25 mil pessoas em todo o país tinham a qualificação conferida pela entidade.

As profissões que envolvem tecnologia apresentam uma dificuldade ainda maior na lacuna entre oportunidades e candidatos.

Segundo informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a escassez de profissionais qualificados é o principal desafio para a expansão dos fundos de investimento que utilizam algoritmos para a análise de ações quantitativas.

Diferenças entre assessoria e consultoria de investimentos

Conhecer as profissões do mercado financeiro é o primeiro passo para abrir um novo leque de oportunidades de emprego.

Entre as carreiras demandadas pelo setor estão a de assessor e consultor de investimentos que podem oferecer salários bem acima da média nacional. 

Embora muitas pessoas pensem que se trata da mesma atividade, a assessoria e a consultoria de investimentos são bem diferentes.

O assessor, que também pode ser chamado de agente autônomo de investimentos (AAI), é vinculado a uma corretora. O seu papel é intermediar a comercialização dos produtos da empresa com os clientes. 

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável por regulamentar a profissão, entre as atribuições do assessor de investimentos estão: a captação de clientes, o fornecimento de informações sobre os produtos comercializados pela corretora e a realização de registros e ordens nos sistemas de negociação.

Já o consultor de investimentos trabalho como um prestador de serviços que atua de forma independente no aconselhamento dos clientes para a tomada de decisões.

Seu papel é recomendar os ativos mais compatíveis com os interesses dos investidores, realizando, assim, um trabalho individualizado e personalizado.

A profissão também é regulamentada pela CVM, que alerta sobre o consultor não trabalhar com a comercialização de produtos e, sim, na orientação dos investidores, considerando as melhores oportunidades do mercado.

Remuneração

Conforme o Glassdoor, o salário médio de um assessor de investimentos no Brasil é de R$ 3.500, o que corresponde a 2,6 salários mínimos.

O valor pode variar de acordo com a corretora em que o profissional atua. Também é comum o pagamento de comissões por conta das vendas.

O salário médio pago ao consultor de investimentos é de R$ 6 mil, segundo o Glassdoor, o equivalente a 4,6 salários mínimos. O valor também varia, sobretudo, conforme a localidade em que o profissional atua.

Qualificação

Para trabalhar como assessor de investimentos, é preciso realizar o exame de qualificação da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord) e estar cadastrado na CVM. Também é recomendável a certificação da Anbima.

O profissional deve ter conhecimento técnico sobre o mercado financeiro e habilidades como comunicação e bom relacionamento interpessoal. As corretoras costumam oferecer cursos de capacitação para atuação na área.

O consultor de investimentos também precisa ser registrado na CVM e possuir alguma certificação na área, que pode ser nacional – conferida pela Anbima, pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) ou pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar) – ou internacional.

Para mais informações sobre mercado financeiro clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Experta Media



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG