Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Síndrome do impostor em especialistas e o avanço dos generalistas

Síndrome do impostor em especialistas e o avanço dos generalistas

25/09/2023 Mário Soma

Em um mundo onde a inovação tecnológica está acelerando a uma taxa de 15% ao ano, conforme publicado na revista Nature em 2022, a sensação de estar sempre atrás tornou-se uma realidade perturbadora.

Tenho conversado com muitas pessoas experientes que se sentem sobrecarregadas, lutando para acompanhar as atualizações e inovações em suas áreas, permeando um sentimento de síndrome do impostor quando se proclamam especialistas.

Estudo publicado na revista Science em 2023 destaca o papel das novas tecnologias de computação, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, na aceleração desse ritmo.

Essas tecnologias estão permitindo que cientistas e engenheiros desenvolvam inovações a uma taxa sem precedentes, reforçando a necessidade de uma abordagem generalista.

Perfil generalista deve prevalecer

Muitos profissionais já devem ter se sentido inadequados ou desatualizados em algum momento na carreira, apesar de suas realizações. 

Esse sentimento, conhecido como síndrome do impostor, também afeta especialistas - aqueles que buscam conhecimento em diversas áreas -, que às vezes ficam entrincheirados em suas próprias cavernas de especialização.

Nos estudos de diversos pensadores, encontramos ideias que convergem para a importância do pensamento generalista em nosso mundo acelerado e complexo.

Em "Outliers", Malcolm Gladwell explora o sucesso além do talento, destacando a importância das oportunidades e do trabalho árduo. Ele aponta que os generalistas, com sua visão ampla, estão mais aptos a adaptar-se e triunfar.

Charles Handy, em "The Age of Paradox", enfatiza a complexidade crescente do nosso mundo e propõe que os generalistas são mais propensos a serem criativos, inovadores e a resolver problemas multifacetados.

Peter Drucker complementa essa visão em "The Effective Executive", identificando os executivos eficazes como generalistas, capazes de compreender os negócios em sua totalidade, transcendendo sua própria área de especialização.

Mas como alguém com perfil especialista deve se comportar para não ficar para trás? Encontrei algumas respostas inspiradoras no livro "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas" por David Epstein. Compartilho alguns insights:

- Superar a síndrome: "O sucesso é a capacidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo."
- Definir metas realistas: Saber onde você quer chegar e celebrar cada passo.
- Cuidar de si mesmo: "O autocuidado é uma disciplina, não um luxo."
- Conectar-se com outros: Compartilhe, aprenda, cresça.

Aprendizado ao longo da vida: a ponte para o sucesso

No livro "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas" por David Epstein. destaca a importância do lifelong learning, argumentando que a adaptabilidade e a disposição para aprender novas habilidades podem levar ao sucesso em vários campos.

Bill Gates afirmou: "Eu nunca paro de aprender. O aprendizado é a chave para o sucesso em qualquer campo." E Warren Buffett ecoa: "Quanto mais você aprender, mais você ganhará."

Segundo Epstein, os generalistas estão conquistando mais espaço à medida que o tempo avança: "O mundo pertence aos curiosos, aos que buscam aprender mais e se adaptar."

A síndrome do impostor não é uma falha, mas um sinal dos tempos. A adoção do aprendizado ao longo da vida é a solução mais racional.

É a mentalidade do generalista, disposta a aprender e crescer continuamente, que permitirá que os especialistas floresçam em um mundo em constante mudança.

* Mário Soma é CEO da Pólvora, agência de comunicação e marketing.

Para mais informações sobre síndrome do impostor clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Pólvora Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena