Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Síndrome do impostor em especialistas e o avanço dos generalistas

Síndrome do impostor em especialistas e o avanço dos generalistas

25/09/2023 Mário Soma

Em um mundo onde a inovação tecnológica está acelerando a uma taxa de 15% ao ano, conforme publicado na revista Nature em 2022, a sensação de estar sempre atrás tornou-se uma realidade perturbadora.

Tenho conversado com muitas pessoas experientes que se sentem sobrecarregadas, lutando para acompanhar as atualizações e inovações em suas áreas, permeando um sentimento de síndrome do impostor quando se proclamam especialistas.

Estudo publicado na revista Science em 2023 destaca o papel das novas tecnologias de computação, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, na aceleração desse ritmo.

Essas tecnologias estão permitindo que cientistas e engenheiros desenvolvam inovações a uma taxa sem precedentes, reforçando a necessidade de uma abordagem generalista.

Perfil generalista deve prevalecer

Muitos profissionais já devem ter se sentido inadequados ou desatualizados em algum momento na carreira, apesar de suas realizações. 

Esse sentimento, conhecido como síndrome do impostor, também afeta especialistas - aqueles que buscam conhecimento em diversas áreas -, que às vezes ficam entrincheirados em suas próprias cavernas de especialização.

Nos estudos de diversos pensadores, encontramos ideias que convergem para a importância do pensamento generalista em nosso mundo acelerado e complexo.

Em "Outliers", Malcolm Gladwell explora o sucesso além do talento, destacando a importância das oportunidades e do trabalho árduo. Ele aponta que os generalistas, com sua visão ampla, estão mais aptos a adaptar-se e triunfar.

Charles Handy, em "The Age of Paradox", enfatiza a complexidade crescente do nosso mundo e propõe que os generalistas são mais propensos a serem criativos, inovadores e a resolver problemas multifacetados.

Peter Drucker complementa essa visão em "The Effective Executive", identificando os executivos eficazes como generalistas, capazes de compreender os negócios em sua totalidade, transcendendo sua própria área de especialização.

Mas como alguém com perfil especialista deve se comportar para não ficar para trás? Encontrei algumas respostas inspiradoras no livro "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas" por David Epstein. Compartilho alguns insights:

- Superar a síndrome: "O sucesso é a capacidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo."
- Definir metas realistas: Saber onde você quer chegar e celebrar cada passo.
- Cuidar de si mesmo: "O autocuidado é uma disciplina, não um luxo."
- Conectar-se com outros: Compartilhe, aprenda, cresça.

Aprendizado ao longo da vida: a ponte para o sucesso

No livro "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas" por David Epstein. destaca a importância do lifelong learning, argumentando que a adaptabilidade e a disposição para aprender novas habilidades podem levar ao sucesso em vários campos.

Bill Gates afirmou: "Eu nunca paro de aprender. O aprendizado é a chave para o sucesso em qualquer campo." E Warren Buffett ecoa: "Quanto mais você aprender, mais você ganhará."

Segundo Epstein, os generalistas estão conquistando mais espaço à medida que o tempo avança: "O mundo pertence aos curiosos, aos que buscam aprender mais e se adaptar."

A síndrome do impostor não é uma falha, mas um sinal dos tempos. A adoção do aprendizado ao longo da vida é a solução mais racional.

É a mentalidade do generalista, disposta a aprender e crescer continuamente, que permitirá que os especialistas floresçam em um mundo em constante mudança.

* Mário Soma é CEO da Pólvora, agência de comunicação e marketing.

Para mais informações sobre síndrome do impostor clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Pólvora Comunicação



O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves