Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Síndrome do impostor em especialistas e o avanço dos generalistas

Síndrome do impostor em especialistas e o avanço dos generalistas

25/09/2023 Mário Soma

Em um mundo onde a inovação tecnológica está acelerando a uma taxa de 15% ao ano, conforme publicado na revista Nature em 2022, a sensação de estar sempre atrás tornou-se uma realidade perturbadora.

Tenho conversado com muitas pessoas experientes que se sentem sobrecarregadas, lutando para acompanhar as atualizações e inovações em suas áreas, permeando um sentimento de síndrome do impostor quando se proclamam especialistas.

Estudo publicado na revista Science em 2023 destaca o papel das novas tecnologias de computação, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, na aceleração desse ritmo.

Essas tecnologias estão permitindo que cientistas e engenheiros desenvolvam inovações a uma taxa sem precedentes, reforçando a necessidade de uma abordagem generalista.

Perfil generalista deve prevalecer

Muitos profissionais já devem ter se sentido inadequados ou desatualizados em algum momento na carreira, apesar de suas realizações. 

Esse sentimento, conhecido como síndrome do impostor, também afeta especialistas - aqueles que buscam conhecimento em diversas áreas -, que às vezes ficam entrincheirados em suas próprias cavernas de especialização.

Nos estudos de diversos pensadores, encontramos ideias que convergem para a importância do pensamento generalista em nosso mundo acelerado e complexo.

Em "Outliers", Malcolm Gladwell explora o sucesso além do talento, destacando a importância das oportunidades e do trabalho árduo. Ele aponta que os generalistas, com sua visão ampla, estão mais aptos a adaptar-se e triunfar.

Charles Handy, em "The Age of Paradox", enfatiza a complexidade crescente do nosso mundo e propõe que os generalistas são mais propensos a serem criativos, inovadores e a resolver problemas multifacetados.

Peter Drucker complementa essa visão em "The Effective Executive", identificando os executivos eficazes como generalistas, capazes de compreender os negócios em sua totalidade, transcendendo sua própria área de especialização.

Mas como alguém com perfil especialista deve se comportar para não ficar para trás? Encontrei algumas respostas inspiradoras no livro "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas" por David Epstein. Compartilho alguns insights:

- Superar a síndrome: "O sucesso é a capacidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo."
- Definir metas realistas: Saber onde você quer chegar e celebrar cada passo.
- Cuidar de si mesmo: "O autocuidado é uma disciplina, não um luxo."
- Conectar-se com outros: Compartilhe, aprenda, cresça.

Aprendizado ao longo da vida: a ponte para o sucesso

No livro "Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas" por David Epstein. destaca a importância do lifelong learning, argumentando que a adaptabilidade e a disposição para aprender novas habilidades podem levar ao sucesso em vários campos.

Bill Gates afirmou: "Eu nunca paro de aprender. O aprendizado é a chave para o sucesso em qualquer campo." E Warren Buffett ecoa: "Quanto mais você aprender, mais você ganhará."

Segundo Epstein, os generalistas estão conquistando mais espaço à medida que o tempo avança: "O mundo pertence aos curiosos, aos que buscam aprender mais e se adaptar."

A síndrome do impostor não é uma falha, mas um sinal dos tempos. A adoção do aprendizado ao longo da vida é a solução mais racional.

É a mentalidade do generalista, disposta a aprender e crescer continuamente, que permitirá que os especialistas floresçam em um mundo em constante mudança.

* Mário Soma é CEO da Pólvora, agência de comunicação e marketing.

Para mais informações sobre síndrome do impostor clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Pólvora Comunicação



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves