Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a IA irá revolucionar a governança corporativa?

Como a IA irá revolucionar a governança corporativa?

09/02/2024 Alexandre Pierro

De que forma seu negócio enxerga a Inteligência Artificial: como a capitã dos processos e operações, ou como aliada perante a adoção de ações mais assertivas?

Como a IA irá revolucionar a governança corporativa?

O fato é que estamos presenciando um verdadeiro hype desta tecnologia no mercado, com muitas empresas que já estão vislumbrando resultados excepcionais através desta ferramenta.

Uma coisa é certa, a IA pode se tornar uma arma poderosa nas mãos das empresas, contribuindo significativamente para uma governança corporativa cada vez melhor e a conquista de muitos outros benefícios – resultados que, contudo, só serão atingidos perante a adoção de muitos cuidados e, sobretudo, de uma visão mais crítica e analítica sobre sua implementação.

Em uma análise histórica, é usual que grandes inovações sejam massivamente adotadas pelo mercado após cenários de crise marcantes para a sociedade. No caso da IA, muito já era explorado desta 99há alguns anos, porém, pudemos notar um boom nítido nas empresas ao redor do mundo em resposta aos impactos gerados pela pandemia, como forma de encontrarem estratégias de sobrevivência e destaque em seus segmentos.

Segundo um estudo da Gartner, 66% das empresas aumentaram ou mantiveram investimentos em Inteligência Artificial no isolamento social, incentivadas não apenas por uma tendência de mercado, mas principalmente pelos benefícios comprovados que essa ferramenta traz para as operações corporativas.

Quando implementada, a IA é capaz de reunir dados diversos sobre os departamentos e atividades empresariais – sejam eles financeiros, de marketing, satisfação dos clientes ou pagamentos – de forma que, mesmo não estando correlacionados em um primeiro momento, acaba encontrando um padrão entre eles, permitindo que os gestores possam utilizá-los favoravelmente em prol de uma tomada de decisões mais eficaz.

Quando as informações internas referentes a áreas diversas conseguem ser analisadas conjuntamente e interpretadas a favor da implementação de melhorias e eliminação de gaps, o bom uso da IA é capaz de promover uma verdadeira revolução na gestão corporativa, identificando possibilidades constantes de aprimorar a forma de se fazer o gerenciamento empresarial. Isso, desde que as pessoas acompanhem esse movimento, e saibam como utilizá-la corretamente em suas operações

Por mais que a IA traga inúmeras vantagens para as operações internas, ela não deve ser o piloto dos processos empresariais. Sua função deve ser de auxiliadora, compreendendo a fundo suas funcionalidades e, acima de tudo, capacitando os profissionais para que despendam um pensamento crítico sobre a IA e saibam como analisar os dados capturados por ela favoravelmente aos serviços prestados.

Este pensamento crítico é uma das soft skills mais importantes para que essa tecnologia consiga revolucionar a gestão corporativa – não aceitando tudo que ela informa como verdade absoluta, mas raciocinando sobre os insights obtidos, tendo inteligência ao tomar as decisões operacionais com base no que for analisado. Caso contrário, o volume de desinformação acerca da IA tenderá a crescer gradativamente, impedindo que atinja seu propósito e consiga ser usada corretamente pelas empresas.

Não podemos negar a importância que a Inteligência Artificial possui, com grandes players globais ditando o rumo desta tecnologia e destacando tendências de aplicação a serem seguidas por todas. Enormes janelas de oportunidades em termos de otimização de processos, alcance de novos mercados e melhoria dos processes podem ser adquiridos, desde que os membros do negócio estejam preparados para lidar com ela.

Os times precisam ser capacitados para manusear essa tecnologia corretamente, sendo treinados sobre suas funcionalidades para que consigam ter esse pensamento crítico sobre sua aplicação. Este preparo fará toda a diferença para que a IA consiga transformar a gestão corporativa, potencializando os resultados e dando o impulso necessário para que as marcas se tornem referências em seus segmentos.

* Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.

Para mais informações sobre inovação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Informa Mídia



Curso de Inteligência Artificial com foco em negócios e carreira

Adotar a Inteligência Artificial será prioridade para 85% das empresas nos próximos anos.

Autor: Divulgação


Capacidade x produtividade: o desenvolvedor na era (acelerada) da IA

Não existem mais negócios sem a tecnologia. Eis um mantra que trabalho com meus times de desenvolvedores e programadores.

Autor: Jonatas Leandro

Capacidade x produtividade: o desenvolvedor na era (acelerada) da IA

IA entre as tendências de Educação Corporativa

O cenário de treinamento à distância poderá consolidar a posição do Brasil como referência global neste mercado.

Autor: Divulgação

IA entre as tendências de Educação Corporativa

Como as empresas podem proteger seus dados na era da IA?

A IA trouxe inúmeras oportunidades de melhorar a eficiência dos processos no ambiente corporativo.

Autor: Fabiano Nagamatsu

Como as empresas podem proteger seus dados na era da IA?

Inteligência Artificial na área de atendimento e vendas

Já utilizamos com sucesso Chatbots com fluxos automatizados para atender prospects e alunos.

Autor: Helen Toyama

Inteligência Artificial na área de atendimento e vendas

O perigo invisível: golpes impulsionados pela IA ameaçam a saúde

Se a inteligência artificial é uma grande aliada em diversas ocasiões, ela também pode ser usada para desinformação e golpes.

Autor: Divulgação

O perigo invisível: golpes impulsionados pela IA ameaçam a saúde

IA e Processamento de Linguagem: ideal em hospitais

A Inteligência Artificial (IA) está ganhando cada vez mais importância no setor de saúde do Brasil.

Autor: Leonardo Alegre

IA e Processamento de Linguagem: ideal em hospitais

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

Podemos nos sentir seguros com a Inteligência Artificial?

A tendência é que as Inteligências Artificiais estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Autor: Lucas Galvão

Podemos nos sentir seguros com a Inteligência Artificial?

Como a IA pode alavancar a área de “Customer Experience”?

Melhorar a experiência do cliente (CX) está no topo das prioridades de líderes e CIOS.

Autor: Maria Luiza Chiquetto

Como a IA pode alavancar a área de “Customer Experience”?

IA: como impactar positivamente a experiência do seu cliente

Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que 75% das empresas estão buscando incorporar sistemas de Inteligência Artificial.

Autor: Luis Gustavo Scalise

IA: como impactar positivamente a experiência do seu cliente

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

Educação para a inovação é fundamental para atender novas demandas de produtos, serviços e processos em evolução exponencial. inteligência artificial

Autor: Matheus Carmo

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA