Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seis maneiras para o ChatGPT facilitar as atividades bancárias

Seis maneiras para o ChatGPT facilitar as atividades bancárias

31/08/2023 Divulgação

O ChatGPT torna-se ainda mais útil e preciso quando aperfeiçoado.

Seis maneiras para o ChatGPT facilitar as atividades bancárias

Nos últimos meses um assunto que ganhou popularidade é o ChatGPT, ferramenta baseado em algoritmo de inteligência artificial que contém diversas possibilidades de aplicações, que vão muito além da automatização de tarefas rotineiras. O significado de ChatGPT é "Generative Pre-Trained Transformer", uma arquitetura de rede neural que permite gerar uma linguagem mais humanizada e menos robótica.

O ChatGPT com seus modelos de linguagem grande consome amplo volumes de texto e dados da Internet e podem prever a sequência mais provável de palavras para responder a consultas com relativa precisão sobre variadas questões. A ferramenta, já possui 175 bilhões de parâmetros de conversas, mas a recente tecnologia GPT-4, que é a inteligência artificial por trás do ChatGPT, o leva a um nível totalmente novo. Com 100 trilhões de parâmetros, o GPT-4 é capaz de entender sarcasmo, expressões idiomáticas e até mesmo criar música e arte.

Como o ChatGPT é treinado utilizando técnicas de aprendizagem não supervisionadas, a ferramenta pode aprender com grandes quantidades de dados não estruturados sem rótulos explícitos. Entretanto, o ChatGPT torna-se ainda mais útil e preciso quando aperfeiçoado. Sua capacidade de compreender o contexto e gerar respostas em linguagem natural resulta em uma plataforma ideal para aplicações de conversação.

Neste cenário, a performance do ChatGPT pode ir ao encontro do setor financeiro, os bancos podem usá-lo para melhorar a experiência do cliente e agilizar os processos operacionais e fornecendo serviços financeiros personalizados. Abaixo, casos de uso potencial no setor bancário.

1. Interação com clientes

Eles podem ser aperfeiçoados para ajudar bancos e instituições financeiras a agilizar as interações de atendimento ao cliente, lidar com consultas mais complexas e fornecer respostas sofisticadas e mais humanizadas, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de intervenção humana. Ao treinar os chatbots sobre dados, como o histórico de interações com clientes e informações relacionadas a bancos e aplicar etiquetas de dados, o ChatGPT pode dotar os chatbots de uma compreensão mais ampla dos produtos de seu banco e da voz da marca, o que pode levar a melhores tomadas de decisão e interações personalizadas de atendimento ao cliente.

2. Consultoria financeira

O ChatGPT pode ser usado para fornecer consultoria financeira personalizada. Ao treiná-lo sobre dados históricos, incluindo interações com clientes, transações e padrões de gastos, a ferramenta pode reconhecer correlações de dados para aconselhar os clientes como gerenciar despesas e fazer investimentos financeiros. A tecnologia ainda pode ajudar os clientes a navegar no sistema bancário de forma mais eficiente.

3. Gestão do capital por bate-papo

Da mesma forma, o ChatGPT pode ajudar os clientes a administrar suas finanças através de uma interface baseada em bate-papo, permitindo-lhes acompanhar as despesas, criar orçamentos e receber alertas sobre seus hábitos de gastos. Por exemplo, os clientes podem fazer perguntas como "Quanto gastei para comer fora no mês passado?" ou "Qual é o saldo da minha conta?" e obter respostas rápidas para ajudá-los a entender seus hábitos de compra e melhorar sua saúde financeira.

4. Detecção e prevenção de fraudes

A fraude é um grande problema que custou aos consumidores US$ 8,8 bilhões em 2022, representando um aumento de 40% em relação ao ano anterior. O ChatGPT tem o potencial de ajudar a detectar e prevenir fraudes para clientes dos bancos. Ao analisar as transações dos clientes, o ChatGPT pode sinalizar e alertar em tempo real sobre atividades suspeitas, como grandes compras ou tentativas incomuns de login, auxiliando na diminuição e prevenção de atividades fraudulentas.

5. Processamento do pedido de empréstimo

O ChatGPT também pode ser usado para agilizar o processo de solicitação de empréstimo. Por exemplo, pode ser usado para ajudar os clientes a compreender e navegar na documentação exigida, critérios de elegibilidade e taxas de juros, satisfazendo suas necessidades em tempo real. Ele também pode analisar os dados do cliente para determinar a solvência e fornecer uma decisão instantânea sobre seu pedido de empréstimo. Essa ação torna o processo de solicitação de empréstimo mais rápido e mais eficiente, liberando os agentes de empréstimo para se concentrarem em tarefas mais complexas.

6. Gestão automatizada de investimentos

E por último, o ChatGPT pode fornecer consultoria de investimento personalizada com base na tolerância ao risco, metas de investimentos e situação financeira de um cliente. A ferramenta pode analisar a carteira de investimentos e o histórico de transações de um cliente para fazer recomendações. Além disso, pode ser utilizado para gerenciar investimentos e reequilibrar carteiras com base nas condições de mercado.

* José Carlos Magno, diretor de tecnologia da Beyondsoft Brasil.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Capital Informação



Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

A jornada de uma encomenda do centro de distribuição até a casa dos consumidores é mais longa do que apenas o trajeto em rua.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar.

Autor: Jonatas Leandro

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

Autor: Viviani Barcellos

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Os próximos passos da Inteligência Artificial

É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

Autor: Cesar Ripari

Os próximos passos da Inteligência Artificial

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

Autor: Divulgação

Quando deve usar a IA no local de trabalho?