Portal O Debate
Grupo WhatsApp


3 dicas para quem trabalha com transporte de cargas pesadas

3 dicas para quem trabalha com transporte de cargas pesadas

05/11/2019 Da Redação

O mercado do transporte de cargas pesadas evoluiu muito no Brasil nos últimos anos.

3 dicas para quem trabalha com transporte de cargas pesadas

Parte dessa evolução se deve às mudanças tecnológicas que facilitaram o trabalho das empresas e à leve melhora na qualidade da malha rodoviária em parte do território nacional.

Com essas mudanças, também está mais fácil conseguir serviços, pois já existem aplicativos que conectam os transportadores às cargas. Se você trabalha com o transporte de cargas pesadas ou está pensando em começar neste ramo, vamos listar algumas dicas essenciais para ajudar em seu negócio, no que diz respeito à qualidade do serviço, comodidade e segurança.

Faça de tudo para evitar danos às embalagens

Antes de qualquer coisa é preciso que você mantenha seguras as embalagens que está carregando, pois isso é determinante na qualidade do seu serviço. Primeiro você deve escolher as embalagens adequadas, não pensando somente na economia, mas também na qualidade e na flexibilidade das mesmas, para que seja possível adequá-las aos diferentes espaços, colaborando para a logística.

Colocar a carga de maneira correta nos veículos é imprescindível, por isso vale a pena despender um tempo maior nesta tarefa. Embalagens colocadas na pressa podem ser mais suscetíveis a danos.

Outro fator importantíssimo para evitar os danos é a capacitação profissional. Durante o transporte de uma carga, um grande número de pessoas terá que manuseá-la, então é essencial que todas elas sejam altamente capacitadas para que nada de errado aconteça.

Use equipamentos que facilitam a vida

Quem trabalha com cargas pesadas não precisa mais fazer tanto esforço como antigamente, desde que use os equipamentos adequados. O uso de um guincho hidráulico, por exemplo, pode facilitar muito a vida de todos os funcionários.

Além de equipamentos, também existem sistemas atuais que colaboram no transporte de cargas pesadas. Esses são os fatores tecnológicos que contribuíram para o aumento do setor. Um bom exemplo são as tecnologias de rastreio de cargas: elas são essenciais para o planejamento e a detecção de eventuais erros cometidos durante o processo do transporte.

Planeje cada detalhe

Planejamento é essencial nesse ramo. Através do rastreio de cargas, você pode identificar novas oportunidades e conseguir ajeitar o seu itinerário da melhor maneira possível. Na hora de planejar a rota, todos os aspectos devem ser levados em consideração, como o número e os locais das paradas, a qualidade das estradas, a existência de algo que possa prejudicar a segurança (como viadutos baixos e a incidência de roubos de carga), entre outros.

Para um bom planejamento também é essencial conhecer muito bem todas as pessoas que estão envolvidas nas etapas do transporte, pois assim poderá fazer a divisão mais exata das tarefas, otimizando o trabalho, diminuindo o tempo de entrega e aumentando a segurança.



Poupança tem menor retirada líquida para outubro em cinco anos

Saques superaram depósitos em R$ 247,2 mi no mês.

Poupança tem menor retirada líquida para outubro em cinco anos

13º salário: como se preparar para o benefício

Especialista dá dicas para o bom uso desse dinheiro.

13º salário: como se preparar para o benefício

Fracasso: 15 hábitos poderosos para evitá-lo e atingir metas

Fracasso é algo que todos evitam e que ninguém deseja estar suscetível.

Fracasso: 15 hábitos poderosos para evitá-lo e atingir metas

Preservar a empresa e punir os corruptos

Já passou da hora de a legislação fazer distinção clara entre as pessoas físicas dos proprietários e dirigentes, de um lado, e a pessoa jurídica da empresa, de outro.


Index: Faturamento real avança pelo segundo mês consecutivo

Cenário mais favorável ao consumo deve contribuir para aquecimento da atividade industrial.

Index: Faturamento real avança pelo segundo mês consecutivo

Comércio terá impacto positivo com queda dos juros de imóveis

Redução dos juros para o financiamento de imóveis terá impacto de R$ 5,2 bilhões no comércio, diz CNC.

Comércio terá impacto positivo com queda dos juros de imóveis

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Para muitos, ter seu próprio negócio é um sonho de vida e um caminho para a riqueza pessoal.

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Inove no Panetone e aqueça as vendas de Natal

Com a proximidade dos festejos de final de ano e a receita adicional no orçamento, existe uma forte tendência de diversificação no consumo de alimentos.


A Humanização da Indústria 4.0: é preciso engajar para inovar

Quando se fala em indústria 4.0 e o futuro da tecnologia aplicada em processos produtivos, é fundamental deixar claro que estamos falando, na verdade, do presente.


Padarias já se planejam para vendas no fim do ano

Campanha “Compre e Concorra” quer atender melhor e aumentar as vendas durante o período.

Padarias já se planejam para vendas no fim do ano

Ética e regras claras como padrão

Combater práticas irregulares e fortalecer a construção de um ambiente ético e socialmente responsável é preocupação cada vez mais presente em empresas e instituições.


Voluntariado como estratégia de Inovação

A relação entre Programas de Voluntariado Empresarial (PVE) e a capacitação de funcionários para inovação pode ser algo impensável à primeira vista para quem desconhece o tema.