Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

20/11/2023 Felipe Guerra Abreu

Nos últimos anos, o varejo tem observado uma série de mudanças decorrentes da implementação da inteligência artificial (IA) em atividades e funções operacionais.

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

Tanto é que, segundo a pesquisa Worldwide Future of Operations Survey, da IDC, 48% dos entrevistados afirmam que ferramentas de IA são importantes para extrair novos e valiosos insights operacionais. O uso dessa tecnologia contribui para tornar o setor mais competitivo, colaborativo e rentável, com crescimento no número de vendas e aumento na margem de toda a cadeia do negócio. 

Em linha com os aspectos econômicos, o emprego desses recursos também vem gerando impacto na maneira como os profissionais do varejo executam suas funções. Nesta combinação, a tecnologia aumenta a capacidade produtiva dos profissionais por meio do suporte, do processamento de dados e da geração de insights de forma mais rápida.

Exemplo desta sinergia está presente nas áreas de precificação dos estabelecimentos, nas quais os profissionais estão usando a IA para analisar um grande volume de dados de mercado, histórico de vendas e comportamento do consumidor, o que contribui para acelerar a adaptação e reestruturação de estratégias de pricing dos produtos.

De acordo com dados da Predify, cerca de 40% dos produtos no setor varejista demandam avaliações semanais de preços, podendo até mesmo exigir, em certos casos, revisões diárias. Além disso, é possível ajustar os preços várias vezes ao longo do mesmo dia no varejo online, o que é observado especialmente em produtos sensíveis a flutuações nas condições externas. 

A tomada de decisão dos empreendedores também é impactada positivamente por essas mudanças. A IA permite que os varejistas coletem e analisem informações para criar experiências personalizadas aos seus clientes e gerar previsões de demanda futura baseadas em tendências sazonais, eventos externos e até mesmo condições climáticas. A tecnologia é empregada em sistemas especializados que ajudam a detectar suspeitas de fraude e prevenir perdas financeiras.

Com base em toda essa percepção, é importante destacar que o avanço no uso dessas soluções tende a aprimorar as atividades executadas pelos computadores, mas as decisões cruciais e a gestão de exceção continuam sendo executadas por profissionais qualificados. Ainda que algumas funções possam ser automatizadas, o desenvolvimento da IA irá abrir portas para cargos fundamentais dentro das operações, como analista, cientista de dados e estrategista de precificação.

Quando olhamos, por fim, o cenário brasileiro, observamos progressos na viabilização da sinergia entre inteligência artificial e qualificação profissional. Algumas empresas já estão utilizando a IA para automatizar tarefas repetitivas e liberar os profissionais para atividades mais estratégicas. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a falta de mão de obra qualificada e a resistência à mudança.

A tecnologia evolui com profunda rapidez e exige que a capacitação e o treinamento para esses profissionais sejam encarados como um investimento crucial e valioso para o negócio. Nesse contexto, a colaboração entre empresas, startups e instituições de pesquisa pode e deve ser incentivada, de forma a estreitar laços e intensificar ainda mais esse marco na relação entre varejistas e clientes em todo o mundo.

* Felipe Guerra Abreu é diretor executivo de Estratégia e Produto da Neogrid.

Para mais informações sobre negócio clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: RPMA Comunicação



Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Os desafios para os pequenos varejistas se mostram cada dia mais evidentes, principalmente com o avanço deste setor no Brasil.

Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

Ao que os números revelam, os mercados autônomos têm registrado expansão ainda maior no pós-pandemia.

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing.

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Investir em tecnologias e equipes especializadas são os principais caminhos para garantir o sucesso nas vendas.

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

Impactos sobre o setor de Serviços e empresas optantes do Simples Nacional podem afetar desempenho econômico do País no futuro próximo.

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Preocupações referentes à possibilidade da inteligência artificial (IA) roubar nossos empregos não são novidade.

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

O mundo não gira, capota. É por isso que, às vezes, é preciso virar o jogo e demitir um cliente.

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Hoje, é cada vez mais difícil tomar as rédeas do mercado, principalmente quando falamos do setor do varejo.

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online.

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A busca por talentos está cada vez mais acirrada, tanto para empresas, quanto para os candidatos.

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

A liberdade de utilizar as premiações recebidas da maneira que melhor atenda à realidade de cada um.

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

Agronegócio: as oportunidades para as empresas

Outro setor de produção que pode se beneficiar com as possibilidades que o agronegócio concede, é o alimentar.

Agronegócio: as oportunidades para as empresas