Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Agenda ESG e os desafios para pequenas e médias empresas

Agenda ESG e os desafios para pequenas e médias empresas

14/04/2023 Clara Saar

O investimento em sustentabilidade requer ações cujo impacto seja passível de comprovação.

Agenda ESG e os desafios para pequenas e médias empresas

A implantação da agenda ESG (sigla para environmental, social and governance, que em português significa ambiental, social e governança) tem sido um grande desafio para os stakeholders envolvidos, sejam eles: as organizações, mercado financeiro, poder público, sociedade civil e academia. Como garantir que a inovação necessária para solucionar as questões climáticas, ambientais e sociais esteja acompanhada em termos de estratégia empresarial, financiamento e regulação?

A falta de padronização, de conhecimento e consenso sobre os instrumentos já existentes, abre espaço para situações como Greenwashing e planejamento estratégico ineficiente para o atingimento do propósito. É fato que ações controversas promovem prejuízo institucional para a agenda, já alvo de politização. 

Uma pesquisa realizada pelo Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unida) no Brasil revela que 78,4% das empresas no país já adotaram a agenda ESG. Essa ação representa uma categoria de práticas e políticas que empresas podem adotar para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social nos negócios. O estudo aponta ainda os principais motivos das organizações adotarem a agenda ESG em suas operações. Entre as principais razões destaca-se a preocupação dos clientes e investidores com os impactos ambientais e a promoção de uma economia sustentável.

É importante ressaltar que o cumprimento das normas e exigências estão sendo cascateados para a cadeia de produção, exigindo que pequenas e médias empresas (PMEs) se adequem às normas e diretrizes sob pena – inclusive – de rescisão contratual. No entanto, como se trata de uma área nova, interdisciplinar e complexa, não é possível descartar a hipótese de que determinadas cobranças possam causar distorções no mercado, impondo barreiras de entrada e prejudicando a concorrência.

Entende-se que a solução está na disseminação do conhecimento de maneira acessível para as pequenas e médias empresas e desenvolvimento de ferramentas e tecnologia que possam facilitar a gestão de informação por parte desses players. Além disso, é preciso analisar estrategicamente, como as grandes corporações podem impulsionar o movimento.

O investimento em sustentabilidade requer ações cujo impacto seja passível de comprovação, pois a consequência positiva para a reputação da empresa e o aumento da competitividade no mercado depende da confiabilidade dos dados. É essencial, também, a aproximação entre mercado e academia, principalmente no que diz respeito à pesquisa e desenvolvimento (P&D). Afinal, é urgente a padronização da taxonomia e legislação sobre o tema para garantir a segurança jurídica necessária para escalar os avanços.

* Clara Saar, advogada do Nepomuceno Soares Advogados, membro do Comitê de Impacto Social da Fundação Dom Cabral e embaixadora do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico