Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Consumidor consciente na sociedade atual. É possível?

Consumidor consciente na sociedade atual. É possível?

05/10/2020 Daniela Belter Ferreira Ceni

Isso é possível? Parece teoria. Mas toda teoria só funciona na prática.

Consumidor consciente na sociedade atual. É possível?

Segundo o Instituto AKATU, para um consumo consciente deve-se observar que se deve viver: “Consumindo sem consumir o mundo em que se vive”, garante-se assim, qualidade de vida e segurança pessoal.

Isso quer dizer que a sociedade deve consumir de forma responsável, pois terá nessa vida as consequências de todo desperdício que é praticado por ela e pela geração anterior.

Isso é possível? Parece teoria. Mas toda teoria só funciona na prática.

Todo consumismo inicia no fato de aproveitar as oportunidades que aparecem. Mas é importante questionar: será que “realmente” precisamos dos artigos que nos atraem?

É comum ouvirmos relatos na mídia, nas prateleiras dos mercados, nas vitrines das lojas ou na convivência diária com outras pessoas, as tão conhecidas frases: ”Não perca a oportunidade”, ou “Oportunidade única” ou mesmo “Últimas ofertas” seguido de inúmeros “Compre um, leve três” e assim por diante.

Analistas de mercado, economistas e psicólogos orientam cinco segredos para os consumidores compulsivos reeducarem seus hábitos na hora das compras:

1. Planejar o que comprar;

2. Comprar somente o necessário;

3. Nunca ir a um supermercado com fome e jamais levar crianças, pois certamente você acabará comprando o que não precisa;

4. Fugir das ofertas mágicas;

5. Calcular os juros e as melhores condições de pagamentos.

Seguindo esses princípios, será notória a mudança de comportamento de vida e, consequentemente, de renda familiar.

Além dos artigos secundários, qualquer família necessita de gastos essenciais na vida doméstica, como por exemplo: água, energia, alimento, transporte, saúde, educação, etc.

Até mesmo os artigos essenciais requerem tomada de consciência urgente, porque além de interferir nos orçamentos, afeta o desequilíbrio ambiental com descartes inapropriados ocasionando, a longo prazo, o desnivelamento do ecossistema.

Os reaproveitamentos de verduras, da raiz às folhas, podem se tornar uma forma de diminuir a demanda de recursos naturais. Uma das preocupações que um consumidor consciente deve ter é a sustentabilidade do planeta, economizar hoje para ter sempre.

Partindo desse pressuposto, é possível mudar os hábitos praticando e experimentando os bons resultados que eles proporcionam. Mudança de consciência só se faz com medidas educativas, boas leituras, olhos abertos, e sensibilidade.

Eu estou disposta a mudar, e você?

* Daniela Belter Ferreira Ceni é especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Gestão Comercial e Marketing Digital. É professora da área de Inovação, Regulamentação, Formação e Qualidade do Centro Universitário Internacional Uninter

Fonte: Pg1 Comunicação



O pequeno comerciante e as possibilidades de crescimento em tempos de pandemia

Com as novas exigências do consumidor, alguns comerciantes buscaram adaptar-se para atender a demanda.

O pequeno comerciante e as possibilidades de crescimento em tempos de pandemia

Black Friday fecha com mais de R$5,1 bilhões de faturamento em 2020

Vendas on-line da Black Friday de 2020 atingiram o faturamento de R$ 5,1 bilhões.

Black Friday fecha com mais de R$5,1 bilhões de faturamento em 2020

Vendas no e-commerce cresce 21% na Black Friday 2020

Vendas no varejo tiveram recuo de 14,5% no periodo, mostra ICVA.

Vendas no e-commerce cresce 21% na Black Friday 2020

Confiança da indústria atinge maior valor em dez anos, diz FGV

Índice cresceu 1,9 ponto de outubro para novembro deste ano.

Confiança da indústria atinge maior valor em dez anos, diz FGV

País registra criação de 394,9 mil vagas de emprego em outubro

É o quarto mês seguido de geração de emprego.

País registra criação de 394,9 mil vagas de emprego em outubro

Pequenos negócios lideram a retomada econômica em Minas Gerais

Balanço de geração de empregos e abertura de empresas no segmento ao longo do ano é positivo.

Pequenos negócios lideram a retomada econômica em Minas Gerais

Caixa tem lucro líquido de R$ 1,89 bilhão no terceiro trimestre

Queda em relação ao mesmo período de 2019 é de 76,4%.

Caixa tem lucro líquido de R$ 1,89 bilhão no terceiro trimestre

Black Money: movimento favorece negócios de pessoas negras

"Se não me vejo, não compro", diz uma das fundadoras.

Black Money: movimento favorece negócios de pessoas negras

Economia cresceu 7,5% do segundo para o terceiro trimestre, diz FGV

No mesmo período de 2019, houve uma queda de 4,4%.

Economia cresceu 7,5% do segundo para o terceiro trimestre, diz FGV

Black Fraude: aprenda a se proteger dos golpes na Black Friday

Todos os anos os consumidores aguardam a Black Friday para economizar dinheiro com os descontos do comércio.

Black Fraude: aprenda a se proteger dos golpes na Black Friday

Bom senso e boa-fé do consumidor na Black Friday

A Black Friday já faz parte do comércio varejista brasileiro, iniciando o período de compras natalinas, mas ainda que o consumidor esteja habituado com a lógica das promoções, o bom senso e a boa-fé são critérios que o próprio consumidor deve adotar nas suas compras.


Empreendedores esperam que Black Friday e Natal favoreçam retomada econômica

Micro e pequenos empresários contemplados com ajuda financeira do Estímulo 2020 estão otimistas.

Empreendedores esperam que Black Friday e Natal favoreçam retomada econômica