Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Desafios da taxa de abandono de carrinho

13/10/2023 Marcelo Navarini

Pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online.

Desafios da taxa de abandono de carrinho

A maioria das pessoas, em algum momento, já entrou em um site de um e-commerce, pesquisou produtos, adicionou os itens ao carrinho e, na hora de efetuar o pagamento, não o finalizou, às vezes até mesmo por deixar a compra em segundo plano e acabar esquecendo dela. Essa atitude, frequente no varejo digital, corresponde a um pesadelo para inúmeros lojistas, e é conhecida como abandono de carrinho.

Pesquisa sobre o mercado do e-commerce, realizada pela Opinion Box em abril do ano passado, confirma o crescimento desses casos. Segundo o levantamento, 78% das pessoas desistem da compra na reta final. Isso significa que, a cada 10 consumidores, mais de 7 tendem a desistir. E mais:  15% dessas pessoas fazem isso frequentemente.

Existem diversos motivos que podem levar ao abandono: o cliente pode ter encontrado produtos mais baratos em outro site, tentaram aplicar cupom de desconto sem sucesso, sua experiência na etapa de pagamento foi muito longa, o site não passou segurança necessária, entre muitos outros casos.

Entretanto, o que é apontado como mais evidente na desistência de um carrinho é o valor do frete. A mesma pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online quando os produtos já estão no carrinho. Ou seja, o valor do frete é um problema ainda maior do que a concorrência.

No que diz respeito ao valor dos fretes, nem sempre é possível praticar o frete grátis, por exemplo. Claro que esta é uma prática possível de oferecer quando as compras ultrapassam um determinado valor, o que gera incentivo para o consumo, mas a realidade de cada transação varia bastante. Uma possibilidade é agregar sugestões e composições adicionais, para que o cliente perceba que o custo x benefício está favorável e se disponha a investir um pouco mais na compra. Uma redução da margem de contribuição da transação pode ser compensada pelo incremento do ticket médio da venda. Se oferecer frete grátis não é sempre viável para o negócio, não significa que seja necessário elevar demais o preço cobrado nos envios do seu e-commerce. Há mais estratégias que os lojistas podem aderir para contornar esse empecilho.

Outra alternativa é disponibilizar uma maior variedade de fretes em preços e prazos. Alguns clientes podem preferir pagar menos e receber o produto com o prazo um pouco mais longo, outros não se importam de desembolsar um valor mais alto para ter a mercadoria entregue em pouco tempo. 

Para evitar problemas com entregas com transportadoras contratadas, o ideal é possuir mais de uma opção de transportadora, ainda mais quando o serviço é especializado em apenas uma região, o que diminui o alcance da loja. Ter pouca flexibilidade nessa questão interfere diretamente na sua taxa de conversão, pois limita suas vendas apenas para regiões próximas.

Além dessas dicas, o empreendedor que investir em soluções que automatizam processos nas empresas também encontrará vantagens logísticas que podem reduzir drasticamente o abandono do carrinho, de forma com que uma experiência de compra melhor seja conferida aos consumidores de suas lojas.

* Marcelo Navarini é Diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

Para mais informações sobre compra online clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Seven PR



Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Os desafios para os pequenos varejistas se mostram cada dia mais evidentes, principalmente com o avanço deste setor no Brasil.

Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

Ao que os números revelam, os mercados autônomos têm registrado expansão ainda maior no pós-pandemia.

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing.

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Investir em tecnologias e equipes especializadas são os principais caminhos para garantir o sucesso nas vendas.

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

Impactos sobre o setor de Serviços e empresas optantes do Simples Nacional podem afetar desempenho econômico do País no futuro próximo.

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

Nos últimos anos, o varejo tem observado uma série de mudanças decorrentes da implementação da inteligência artificial (IA) em atividades e funções operacionais.

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Preocupações referentes à possibilidade da inteligência artificial (IA) roubar nossos empregos não são novidade.

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

O mundo não gira, capota. É por isso que, às vezes, é preciso virar o jogo e demitir um cliente.

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Hoje, é cada vez mais difícil tomar as rédeas do mercado, principalmente quando falamos do setor do varejo.

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A busca por talentos está cada vez mais acirrada, tanto para empresas, quanto para os candidatos.

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

A liberdade de utilizar as premiações recebidas da maneira que melhor atenda à realidade de cada um.

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

Agronegócio: as oportunidades para as empresas

Outro setor de produção que pode se beneficiar com as possibilidades que o agronegócio concede, é o alimentar.

Agronegócio: as oportunidades para as empresas