Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Desafios da taxa de abandono de carrinho

13/10/2023 Marcelo Navarini

Pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online.

Desafios da taxa de abandono de carrinho

A maioria das pessoas, em algum momento, já entrou em um site de um e-commerce, pesquisou produtos, adicionou os itens ao carrinho e, na hora de efetuar o pagamento, não o finalizou, às vezes até mesmo por deixar a compra em segundo plano e acabar esquecendo dela. Essa atitude, frequente no varejo digital, corresponde a um pesadelo para inúmeros lojistas, e é conhecida como abandono de carrinho.

Pesquisa sobre o mercado do e-commerce, realizada pela Opinion Box em abril do ano passado, confirma o crescimento desses casos. Segundo o levantamento, 78% das pessoas desistem da compra na reta final. Isso significa que, a cada 10 consumidores, mais de 7 tendem a desistir. E mais:  15% dessas pessoas fazem isso frequentemente.

Existem diversos motivos que podem levar ao abandono: o cliente pode ter encontrado produtos mais baratos em outro site, tentaram aplicar cupom de desconto sem sucesso, sua experiência na etapa de pagamento foi muito longa, o site não passou segurança necessária, entre muitos outros casos.

Entretanto, o que é apontado como mais evidente na desistência de um carrinho é o valor do frete. A mesma pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online quando os produtos já estão no carrinho. Ou seja, o valor do frete é um problema ainda maior do que a concorrência.

No que diz respeito ao valor dos fretes, nem sempre é possível praticar o frete grátis, por exemplo. Claro que esta é uma prática possível de oferecer quando as compras ultrapassam um determinado valor, o que gera incentivo para o consumo, mas a realidade de cada transação varia bastante. Uma possibilidade é agregar sugestões e composições adicionais, para que o cliente perceba que o custo x benefício está favorável e se disponha a investir um pouco mais na compra. Uma redução da margem de contribuição da transação pode ser compensada pelo incremento do ticket médio da venda. Se oferecer frete grátis não é sempre viável para o negócio, não significa que seja necessário elevar demais o preço cobrado nos envios do seu e-commerce. Há mais estratégias que os lojistas podem aderir para contornar esse empecilho.

Outra alternativa é disponibilizar uma maior variedade de fretes em preços e prazos. Alguns clientes podem preferir pagar menos e receber o produto com o prazo um pouco mais longo, outros não se importam de desembolsar um valor mais alto para ter a mercadoria entregue em pouco tempo. 

Para evitar problemas com entregas com transportadoras contratadas, o ideal é possuir mais de uma opção de transportadora, ainda mais quando o serviço é especializado em apenas uma região, o que diminui o alcance da loja. Ter pouca flexibilidade nessa questão interfere diretamente na sua taxa de conversão, pois limita suas vendas apenas para regiões próximas.

Além dessas dicas, o empreendedor que investir em soluções que automatizam processos nas empresas também encontrará vantagens logísticas que podem reduzir drasticamente o abandono do carrinho, de forma com que uma experiência de compra melhor seja conferida aos consumidores de suas lojas.

* Marcelo Navarini é Diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

Para mais informações sobre compra online clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Seven PR



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG