Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E-commerce nos tempos de COVID 19

E-commerce nos tempos de COVID 19

19/05/2020 Marcelo Coletta

O que as empresas podem fazer para manter a operação funcionando?

No começo de 2020, se alguém apostasse que esse seria o ano do e-commerce, poucos teriam motivos para duvidar. Afinal de contas, não é de hoje que o comércio virtual está ganhando a atenção do público.

O que ninguém sabia é que esse avanço seria alavancado por uma crise global sem precedentes: com a pandemia do novo COVID 19, as vendas on-line estão crescendo em taxas extremamente aceleradas.

De acordo com estudos da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas do varejo on-line cresceram de maneira bastante sólida durante o mês de março, quando as medidas de isolamento e distanciamento social começaram a ganhar espaço em todo o País.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o setor registrou alta de mais de 30% no número de pedidos e cresceu 28% em faturamento.

Levantamentos de mercado indicam que o número de clientes do e-commerce também teve uma alta considerável. Cerca de 12% dos consumidores que fizeram ao menos uma compra on-line durante a crise da COVID 19 nunca tinha realizado uma transação desse tipo no passado.

Isso significa que uma nova geração de clientes está surgindo. E que a cultura do comércio virtual poderá conquistar de vez seu espaço, mudando o comportamento dos clientes até mesmo em segmentos mais tradicionais, como o de supermercados, vendas de carnes, hortifruti e muito mais.

A dúvida, porém, é como manter as operações funcionando de maneira eficiente. Será que a estrutura das organizações está pronta para acompanhar esse crescimento avassalador do ritmo de compras?

Essa é uma pergunta essencial para o momento, já que a experiência do consumidor será fundamental para sua fidelidade, mesmo após o fim da pandemia.

Nesse cenário, evidentemente, é preciso considerar pontos como a operação logística e de atendimento, e uma vertente essencial para o sucesso dos negócios: a tecnologia.

Sem dúvida, o momento é desafiador para a maioria das lojas virtuais, principalmente no que se refere ao monitoramento de performance de suas aplicações para o gerenciamento do processo como um todo.

A infraestrutura de TI, hoje, é uma questão indissociável do avanço do e-commerce. Afinal, estamos falando da capacidade de receber e atender clientes no site ou aplicativo de vendas e de oferecer suporte para que esses consumidores consigam tirar suas dúvidas e finalizar suas compras.

O funcionamento das lojas virtuais exige sistemas estáveis mesmo com o grande número de visitantes simultâneos e, além disso, rapidez para tornar a experiência de consumo mais agradável quanto possível.

Mas esses não são os únicos motivos que tornam a tecnologia fundamental para sustentar o crescimento atual (e futuro) das vendas on-line.

O suporte tecnológico de um e-commerce é, sem dúvida, um pilar vital da execução de processos de segurança e de gestão interna dos negócios.

Monitorar o que acontece com a área de TI é entender como está a performance do faturamento, a operação logística, a segurança das informações e, ainda, o que pode ser melhorado para se vender ainda mais.

Vale destacar que uma loja virtual precisa lidar constantemente com o risco frequente de falhas – oscilações de conexão com a Internet, instabilidade de sistemas, conflitos de aplicações etc.

Essas ocorrências, contudo, significam muito mais do que uma simples pausa, com potencial para causar perda de clientes e até mesmo crises de reputação. Ou seja, quanto mais as interrupções ocorrerem e demorarem a ser resolvidas, maiores serão os problemas.

Para evitar isso, é fundamental que as companhias invistam em soluções de tecnologia com inteligência e suporte especializado, e que permitam a tomada de decisão com agilidade.

Como a própria pandemia do novo COVID 19 tem insistido em provar, ninguém está imune aos imprevistos e riscos que ainda estão por vir. É evidente que estamos vivendo um cenário atípico, mas ele tem muito a nos ensinar.

No entanto, em qualquer situação, terá mais sucesso quem estiver atento às estruturas e bases que permitem o funcionamento eficiente dos canais digitais.

Resta saber, apenas, quais empresas estarão aptas a monitorar seus ambientes de maneira inteligente, utilizando softwares autônomos, para que a iniciativa de monitoração, não se torne mais uma despesa desnecessária nesse momento.

Fazer mais com menos, é o grande diferencial para manter as operações funcionando corretamente provendo experiências personalizadas aos seus clientes.

* Marcelo Coletta é Sales Engineering Manager da Dynatrace.

Fonte: PLANIN



Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia

Estudo do Sebrae Minas mostra, ainda, que 40% destas empresas precisaram reduzir as capacitações das equipes nos últimos 18 meses.

Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia

Como evitar a estagnação empresarial?

Já pensou no porquê de algumas pessoas continuarem a avançar pessoal e profissionalmente, enquanto outros permanecem estagnadas?

Como evitar a estagnação empresarial?

Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia.

Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma IG gostariam de vender produtos típicos regionais.

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios

Confusão patrimonial: como evitar esse tipo de dor de cabeça

Embora não seja proibido misturar o caixa da empresa com o pessoal, há conseqüências que podem ser graves ao proprietário ou aos sócios do negócio.

Confusão patrimonial: como evitar esse tipo de dor de cabeça

Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

Federações apresentam suas sugestões para contribuir com o combate à crise energética.

Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

Confiança dos pequenos negócios segue em crescimento pelo quarto mês consecutivo

Indústria lidera o ranking entre os setores e microempreendedores influenciam positivamente o resultado geral do Iscon em agosto.

Confiança dos pequenos negócios segue em crescimento pelo quarto mês consecutivo

Mesmo na crise econômica e sanitária, bancos aumentam as tarifas

Estudo do Idec aponta que, em meio à pandemia de covid-19, qualidade de serviços piorou e houve alta migração de consumidores para bancos digitais.

Mesmo na crise econômica e sanitária, bancos aumentam as tarifas

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Trata-se da quarta alta consecutiva do indicador.

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Pets em condomínios comerciais

Muitas pessoas já descobriam que ter um animal é ter um companheiro de verdade, além ser um excelente meio de afastar a solidão.

Pets em condomínios comerciais

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Em 2021, a poupança acumula retirada líquida de R$ 15,629 bilhões.

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Especialista analisa o bom momento do setor. Confira a entrevista!

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil