Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empresas usam internet para vendas e relação com clientes

Empresas usam internet para vendas e relação com clientes

04/05/2020 5 Estrelas

Pesquisa mapeia principais finalidades das empresas com meios digitais.

Empresas usam internet para vendas e relação com clientes

As empresas no Brasil empregam tecnologias digitais principalmente para vendas e transações financeiras e para relação com clientes, em especial utilizando plataformas digitais. Esse foi o quadro mostrado pela pesquisa TIC Empresas 2019, realizada pelo Cetic.Br, centro de estudos e pesquisas vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI Br).

A pesquisa mapeou as principais finalidades das empresas no emprego das tecnologias digitais. Os usos mais comuns são para enviar e receber e-mails (100%), buscar informações sobre produtos ou preços (93%), pagamentos e consultas bancárias (92%), enviar e receber mensagens instantâneas, monitoramento de mercado (73%), interagir com instituições governamentais (72%) e oferecer serviços e assistência aos clientes (69%).

Entre os entrevistados, 70% realizam compras pela Internet e 57% disseram vender recorrendo à Rede Mundial de Computadores. Em relação à comercialização, os maiores índices ocorrem nas indústrias de transformação (68%), de informação e comunicação (60%) e alojamento e alimentação (59%). Os principais meios de venda online foram os aplicativos de mensagem (como Whatsapp e FB Messenger) (42%), e-mail (39%) e redes sociais (20%).

Já o principal canal na internet em geral são as plataformas, com 78% das empresas com perfil em alguma empresa deste tipo. As mais populares são as redes sociais como Facebook (62%), os apps de mensagem como Whatsapp e Telegram (54%) e serviços de publicação mais focado em imagens, como Instagram e Snapchat (44%).

Nas plataformas, as empresas relataram realizar diversos tipos de atividades. As mais comuns são responder a comentários ou dúvidas de clientes (78%), divulgar produtos ou serviços (77%), publicar notícias (66%) ou conteúdo institucional sobre a firma (61%). Perguntadas sobre o acesso a serviços de governo eletrônico (como pagamento de taxas ou emissão de declarações pela Internet), 94% afirmaram já ter recorrido a essa ferramenta.

Entre as entrevistadas, 36% responderam ter pago por anúncio na Internet, prática mais corrente entre aquelas de alojamento e alimentação (50%), informação e comunicação (46%) e artes e cultura (44%). Outras 38% relataram manter algum serviço de banco de dados em “nuvem” e 27% disseram utilizar software de escritório em “nuvem”. O termo é empregado quando site e dados da companhia são armazenados no servidor de alguma fornecedora e acessados pela Internet.

Das ouvidas, 54% mantêm website. O índice varia conforme o porte das empresas. Esta ferramenta é utilizada por 51% entre as pequenas firmas e por 89% entre as maiores companhias. A diferença também aparece entre as regiões, com índice de 34% no Norte e 59% no Sudeste. Das entrevistadas, 33% manifestaram intenção de criar um site no próximo ano.

Fonte: Agência Brasil



Como melhorar a concentração de forma natural?

A dificuldade de concentração é uma condição generalizada nos dias atuais.

Autor: Divulgação

Como melhorar a concentração de forma natural?

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas