Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Estudo aponta crescimento do mercado audiovisual em Belo Horizonte

Estudo aponta crescimento do mercado audiovisual em Belo Horizonte

29/07/2022 Henri Navesuh

Nos últimos sete anos, capital mineira teve aumento de 108% no número de trabalhadores em atividade no setor.

Estudo aponta crescimento do mercado audiovisual em Belo Horizonte

Belo Horizonte ocupa o segundo lugar no ranking das capitais com o maior percentual de crescimento em relação ao número de ocupados no audiovisual nos últimos sete anos. Com um aumento de 108%, a capital mineira só fica atrás de Porto Alegre, que registrou um aumento de 148% no período. É o que aponta o “Diagnóstico socioeconômico do setor audiovisual em Minas Gerais” divulgado nesta quinta-feira (28/7).

O estudo – realizado pelo Sebrae Minas e pela ONG Contato, em parceria com a Faculdade de Ciência Econômicas da UFMG e o Grupo Bauminas – é baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre os anos de 2014 e 2021.

“Queremos com esse mapeamento destacar a relevância do audiovisual para a economia mineira, em especial, em Belo Horizonte. São informações úteis que vão nos ajudar a compreender melhor o mercado e oferecer soluções e capacitações para fomentar o empreendedorismo e novas oportunidades no setor”, afirma o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

De acordo com o levantamento, em 2021, dos mais de 1 milhão de trabalhadores em atividade no audiovisual no Brasil, 32.810 se concentram em Belo Horizonte, e tinham o rendimento médio de R$ 4.328,13, valor acima da média nacional de R$ 4.218,37.

A capital mineira também fica na frente em relação ao percentual de trabalhadores formais no setor, 69%, média superior aos 66% formalizados no audiovisual no Brasil. O total de rendimentos dos ocupados formais representa mais de R$ 13 milhões em Belo Horizonte, e 367 mil no país.

O diagnóstico também mostrou um retrato da concentração relativa do audiovisual em Minas Gerais, chamado de quociente locacional. Além de Belo Horizonte (37%), Uberlândia (12%) e Nova Lima (3%) apresentaram o maior percentual de contração relativa de profissionais especializados no setor no estado.

Para mais informações sobre audiovisual clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sebrae Minas



Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Quais os principais erros cometidos na hora de investir em cibersegurança?

Se as empresas estão engajadas na temática de segurança, por que continuamos vendo casos de ciberataques?

Autor: Renata Barros e Tailan Oliveira

Quais os principais erros cometidos na hora de investir em cibersegurança?

5 desafios de trade marketing

Como as empresas devem se preparar para 2024.

Autor: Kleber Astolfi

5 desafios de trade marketing

Empreender sem funcionários? Dicas para administrar o próprio negócio

Como alternativa para começar o próprio negócio, investir em empresas sem colaboradores é uma opção para ter autonomia com o trabalho.

Autor: Divulgação

Empreender sem funcionários? Dicas para administrar o próprio negócio

Por que abandonar o ‘marketês’ nas relações com clientes

Em novo livro, Carolina Fernandes incentiva pequenos e grandes empresários a abrasileirarem a comunicação para reforçar proximidade com todos os públicos.

Autor: Divulgação


“Contrato de gaveta” pode trazer instabilidade jurídica à sua empresa?

Contratos sem registro legal podem ser mais rápidos, mas trazem insegurança jurídica para a empresa.

Autor: Divulgação

“Contrato de gaveta” pode trazer instabilidade jurídica à sua empresa?