Incentivar a leitura também é papel das empresas
Incentivar a leitura também é papel das empresas
Segundo o Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, sendo que o ideal, segundo eles, seria pelo menos um a cada três meses.
O desinteresse pela leitura é um problema estrutural que não só pode como deve ser combatido também nas empresas.
Estimular a leitura mostra o que a companhia valoriza, ou seja, demonstra a preocupação com o crescimento profissional das pessoas. Isso faz com que elas se esforcem mais para chegar às informações que não encontrariam sem o estímulo da leitura.
As pessoas gostam de evoluir e a leitura mantém a mente ativa. Ela desperta o senso crítico, melhora as habilidades de comunicação oral e escrita, garante uma maior capacidade de persuasão, incentiva o autodesenvolvimento contínuo e traz mais qualidade para as relações interpessoais.
Para estimular este hábito essencial, as empresas podem criar uma pequena biblioteca acessível aos funcionários, convidar os colaboradores a formarem um clube de leitura e de troca de livros ou aproveitar os canais de comunicação para reunir indicações de leituras. Incluir livros como brindes de Natal, aniversários e outras datas especiais também é uma ótima opção.
As pessoas estão buscando propósito e valores para associar a seu trabalho. Um profissional de excelência quer estar em uma empresa com valores como a evolução de seus colaboradores, e, uma empresa que incentiva a leitura é um ímã para profissionais excelentes.
A grande verdade é que só não gosta de ler quem ainda não encontrou o livro certo. Por isso, é importante indicar livros que representem os princípios da empresa e realmente sejam construtivos para toda a equipe. Livros que desenvolvam as habilidades para o profissional do futuro e incentivem o raciocínio crítico e criativo devem estar sempre no topo da lista.
* Cesar Eduardo Silva é autor de “Verdade Obscura” e Diretor técnico da LEARN LTDA.
Fonte: LC Agência de Comunicação