Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

30/11/2023 Eduardo Córdova

Ao que os números revelam, os mercados autônomos têm registrado expansão ainda maior no pós-pandemia.

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

Com o primeiro surgimento no mundo registrado em 2018, o modelo de negócio de lojas autônomas vivenciou um “boom” durante a pandemia causada pela Covid-19, tornando-se popular principalmente em condomínios residenciais. 

Hoje, estima-se que o país possua cerca de 10 mil lojas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana sem a necessidade de atendentes. E, embora o Brasil ainda disponha de espaço para o modelo de negócio crescer nesses empreendimentos - ao todo são 50 mil condomínios com potencial para adquirir um mercado autônomo - as lojas deste modelo entraram em um novo ambiente para prosperar: nas empresas.

Diante das dificuldades na retenção de talentos em regime presencial, muitas corporações têm buscado opções de benefícios que possam ser consideradas um diferencial atrativo. Com os mercados autônomos, além da possibilidade de fornecer um valor para os profissionais gastarem na loja da forma que acharem melhor, a empresa consegue viabilizar um espaço de convivência diferenciado, requintado a experiência dos trabalhadores e, oferecendo mais comodidade, compensando a questão do tempo de deslocamento.

Outra vantagem dos mercados autônomos em empresas é a conveniência que proporcionam aos colaboradores, uma vez que produtos de limpeza e higiene pessoal também podem ser encontrados nas gôndolas, possibilitando que os funcionários façam compras pontuais ou de emergência, reduzindo o tempo gasto com filas em estabelecimentos comerciais tradicionais.

Ao que os números revelam, os mercados autônomos têm registrado expansão ainda maior no pós-pandemia. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os estabelecimentos que funcionam com o conceito de super proximidade, como as lojas autônomas, tiveram um crescimento de 13,6% de 2020 a 2021. 

Para além da comodidade, os mercados autônomos têm funcionado também para elevar o bem-estar das equipes e aperfeiçoar o clima organizacional. Em síntese, o modelo de negócio que surgiu para proporcionar praticidade e segurança em condomínios, transformou-se, convenientemente, em um diferencial para as empresas que competem no mercado pelo recrutamento e retenção de talentos.

* Eduardo Córdova, CEO e co-founder do market4u.

Para mais informações sobre empreendimentos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Markable Comunicação



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG