Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O futuro do e-commerce está nas experiências imersivas

O futuro do e-commerce está nas experiências imersivas

19/10/2022 Camilo Barros

O Fórum E-Commerce Brasil foi um evento grandioso no qual tivemos a possibilidade de trocar com profissionais incríveis das mais diversas áreas.

O futuro do e-commerce está nas experiências imersivas

Uma conversa que me marcou foi durante a minha participação no podcast da ClearSale, onde discutimos qual o futuro do e-commerce. De todo o papo, a questão que ficou mais latente e martelando por aqui foi: vai ter espaço para as empresas que não oferecerem experiências encantadoras aos clientes?

O mundo segue em constante transformação e com o e-commerce não seria diferente. Se antes ele se tratava apenas de “um serviço de compras pela internet", hoje por outro lado, vai muito além disso. Para que a estratégia seja de fato eficiente é fundamental que a experiência seja incrível desde o primeiro contato até o pós-vendas. 

Assim, surgiram diversas possibilidades para que as marcas impactem os consumidores onde quer que eles estejam, como é o caso do social commerce - modelo que usa as redes sociais para vender - que possibilita esse impacto direto no varejo e é mais um ponto de contato entre marca e cliente. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Accenture, o setor de comércio global via redes sociais, que hoje está avaliado em US$ 492 bilhões, deve triplicar e chegar a US$ 1,2 trilhão em 2025. 

Agora estamos diante de uma nova oportunidade: o metaverso. Esse novo universo, que já está proporcionando experiências que vão se tornar ainda mais incríveis e imersivas, tem sido a aposta de marcas dos mais variados setores. A Ralph Lauren, por exemplo, criou dentro do jogo Roblox, uma área de experiências que tem patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca.

Além disso, segundo uma pesquisa publicada pela McKinsey, só nos cinco primeiros meses de 2022, grandes empresas, fundos de venture capital e private equity já investiram mais de US$ 120 bilhões em negócios ou ativos no metaverso. Entretanto, antes de entrarmos de cabeça nesse novo mundo é preciso ter algumas coisas em mente. A principal delas é colocar o seu cliente no centro do negócio e entender o que de fato faz sentido para aquele público que deseja impactar. A verdade é que isso é um ponto fundamental para qualquer empresa, já que quando você coloca o consumidor como ponto focal da estratégia é mais difícil errar na tentativa de impacta-lo.

Outro ponto muito importante é entender que estamos falando de um ambiente colaborativo, então não basta que as marcas simplesmente coloquem uma ação no ar e esperem que o consumidor reaja diante dela. É fundamental chamar o cliente para a conversa para que ele se sinta reconhecido e entenda a importância do seu papel. Depois é preciso ter muito claro qual seu propósito como empresa e onde quer chegar. Afinal, de nada adianta criar uma ação no metaverso somente para estar lá.

E, por fim, mas com certeza não menos importante, é preciso entender que o mercado ainda está presenciando uma fase de experimentação, mas essa tendência veio para ficar e esses números só comprovam a força dessas inovações. 

O fato é que o futuro do e-commerce está nas experiências imersivas e, nesse sentido, o metaverso pode ser uma peça chave para criar vivências cada vez mais interessantes para os consumidores. Porém, o metaverso é um ambiente colaborativo, que não está restrito a um único espaço, e ainda é preciso fazer muita coisa para que esse novo universo seja da forma como todos idealizam. Vai ser preciso construir junto, tijolo por tijolo, ou melhor, ativo por ativo.

* Camilo Barros - Head of Sales and Partnerships Latam da VidMob, plataforma líder mundial em Inteligência Criativa que fornece uma solução tecnológica de ponta a ponta para ajudar as marcas a melhorar seus resultados de marketing.

Para mais informações sobre e-commerce clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Nova PR



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG