Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rede social: práticas para a imagem profissional

Rede social: práticas para a imagem profissional

13/07/2023 Flávia Lima

As redes sociais chegaram para mudar definitivamente a forma como as pessoas e as organizações se relacionam e como projetam sua imagem para o mundo.

Rede social: práticas para a imagem profissional

Antes, apenas um número seleto de familiares, amigos e colegas de trabalho sabiam a respeito de nossas atividades cotidianas e opiniões pessoais, seja por meio de conversas presenciais, telefonemas ou até mesmo pela troca de mensagens privadas. No entanto, hoje em dia, com o uso das plataformas digitais, podemos divulgar publicamente qualquer tipo de informação, imagens e opiniões a qualquer momento.

De um lado, estas ferramentas são ótimas aliadas na construção de uma imagem pessoal e profissional, por outro, o uso inadequado pode resultar em experiências negativas. Por isso, gostaria de convidá-lo a refletir sobre a seguinte questão: qual impressão você está passando sobre si mesmo nas redes sociais?

No ambiente corporativo, o Código de Conduta é um instrumento indispensável que divulga os valores, missão e visão da empresa como base para o comportamento esperado por todos na organização, e deve ser sempre atualizado de acordo com as conjunturas macro e microssocial. Neste sentido, o uso da internet tornou-se um tema essencial a ser abordado pelas equipes de Compliance e Comunicação, durante os treinamentos e seminários que auxiliam os integrantes de uma organização a compreenderem suas normas e diretrizes. É certo que cada empresa possui seu próprio manual, porém, existem alguns pontos em comum que são fundamentais para manter as boas práticas nas redes sociais.

O primeiro fator a ser considerado, presenciado em diversas esferas do nosso cotidiano: as fake news. Opte sempre por fontes de informação oficiais, especialmente tratando-se de assuntos que envolvam a empresa que você participa. Além disso, seja na vida pessoal ou profissional, é importante que sejamos vistos como alguém que tem credibilidade. Lembre-se que a disseminação de informações falsas contribui negativamente para o nível de confiança que as pessoas ao seu redor depositam em você, além disso podem causar danos irreversíveis para as pessoas e para sociedade.

Na internet, o ato de deletar alguma informação do seu perfil nem sempre significa apagá-la definitivamente. Logo, verifique com cautela o conteúdo de suas publicações e curtidas, assim como as pessoas que têm acesso ao que você posta. Tirar fotos no ambiente de trabalho é permitido, mas é importante atentar-se ao cenário antes de postar, pois algum documento sigiloso pode aparecer na imagem. Fora do trabalho, tenha atenção para não publicar fotos contendo o logo da empresa (crachás, uniformes, bonés) em locais inapropriados.

Antes de postar algo sobre eventos ou ações realizadas na empresa, verifique com a equipe responsável se tudo já foi divulgado de antemão. O engajamento do colaborador é muito importante e reforça seu comprometimento com a empresa, no entanto, os canais oficiais devem sempre ser pioneiros na promoção de eventos institucionais. Além disso, para não gerar conflitos entre os colegas de trabalho, é sempre bom dar o crédito aos envolvidos nas realizações.

Outro ponto importante é evitar “lavar roupa suja” nas redes sociais. Caso tenha algum problema com a empresa, com seus colegas ou líderes de trabalho, resolva a situação diretamente com os envolvidos. Falar mal de alguém na internet pode resultar até mesmo em ações judiciais por calúnia e exposição de imagem, corroborando com demissões por justa causa. Ademais, lembre-se que as redes sociais são um espaço de descontração, todavia, ter cuidado para não ofender ou desrespeitar os outros nunca é demais, mesmo que em tom de brincadeira. 

Dito isto, reforço a importância de tomar cuidado ao refletir uma opinião pessoal, para que isso não seja entendido como um posicionamento oficial da instituição. Todos temos o direito de usar nossas redes sociais da forma que nos sentimos melhor, porém, além da imagem profissional, a sua imagem pessoal também deve ser projetada com atenção e cautela. Assim como é necessário ter ética em nossas relações e diálogos presenciais, essas boas práticas também se estendem às plataformas digitais.

* Flávia Lima, coordenadora de compliance da Flexpag.

Se você quiser encontrar uma pessoa falsa que está em alguma rede social basta baixar a imagem dele e fazer o upload na ferramenta Pesquisa Por Imagem e você saberá o fato.

Para mais informações sobre redes sociais clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG