Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rede social: práticas para a imagem profissional

Rede social: práticas para a imagem profissional

13/07/2023 Flávia Lima

As redes sociais chegaram para mudar definitivamente a forma como as pessoas e as organizações se relacionam e como projetam sua imagem para o mundo.

Rede social: práticas para a imagem profissional

Antes, apenas um número seleto de familiares, amigos e colegas de trabalho sabiam a respeito de nossas atividades cotidianas e opiniões pessoais, seja por meio de conversas presenciais, telefonemas ou até mesmo pela troca de mensagens privadas. No entanto, hoje em dia, com o uso das plataformas digitais, podemos divulgar publicamente qualquer tipo de informação, imagens e opiniões a qualquer momento.

De um lado, estas ferramentas são ótimas aliadas na construção de uma imagem pessoal e profissional, por outro, o uso inadequado pode resultar em experiências negativas. Por isso, gostaria de convidá-lo a refletir sobre a seguinte questão: qual impressão você está passando sobre si mesmo nas redes sociais?

No ambiente corporativo, o Código de Conduta é um instrumento indispensável que divulga os valores, missão e visão da empresa como base para o comportamento esperado por todos na organização, e deve ser sempre atualizado de acordo com as conjunturas macro e microssocial. Neste sentido, o uso da internet tornou-se um tema essencial a ser abordado pelas equipes de Compliance e Comunicação, durante os treinamentos e seminários que auxiliam os integrantes de uma organização a compreenderem suas normas e diretrizes. É certo que cada empresa possui seu próprio manual, porém, existem alguns pontos em comum que são fundamentais para manter as boas práticas nas redes sociais.

O primeiro fator a ser considerado, presenciado em diversas esferas do nosso cotidiano: as fake news. Opte sempre por fontes de informação oficiais, especialmente tratando-se de assuntos que envolvam a empresa que você participa. Além disso, seja na vida pessoal ou profissional, é importante que sejamos vistos como alguém que tem credibilidade. Lembre-se que a disseminação de informações falsas contribui negativamente para o nível de confiança que as pessoas ao seu redor depositam em você, além disso podem causar danos irreversíveis para as pessoas e para sociedade.

Na internet, o ato de deletar alguma informação do seu perfil nem sempre significa apagá-la definitivamente. Logo, verifique com cautela o conteúdo de suas publicações e curtidas, assim como as pessoas que têm acesso ao que você posta. Tirar fotos no ambiente de trabalho é permitido, mas é importante atentar-se ao cenário antes de postar, pois algum documento sigiloso pode aparecer na imagem. Fora do trabalho, tenha atenção para não publicar fotos contendo o logo da empresa (crachás, uniformes, bonés) em locais inapropriados.

Antes de postar algo sobre eventos ou ações realizadas na empresa, verifique com a equipe responsável se tudo já foi divulgado de antemão. O engajamento do colaborador é muito importante e reforça seu comprometimento com a empresa, no entanto, os canais oficiais devem sempre ser pioneiros na promoção de eventos institucionais. Além disso, para não gerar conflitos entre os colegas de trabalho, é sempre bom dar o crédito aos envolvidos nas realizações.

Outro ponto importante é evitar “lavar roupa suja” nas redes sociais. Caso tenha algum problema com a empresa, com seus colegas ou líderes de trabalho, resolva a situação diretamente com os envolvidos. Falar mal de alguém na internet pode resultar até mesmo em ações judiciais por calúnia e exposição de imagem, corroborando com demissões por justa causa. Ademais, lembre-se que as redes sociais são um espaço de descontração, todavia, ter cuidado para não ofender ou desrespeitar os outros nunca é demais, mesmo que em tom de brincadeira. 

Dito isto, reforço a importância de tomar cuidado ao refletir uma opinião pessoal, para que isso não seja entendido como um posicionamento oficial da instituição. Todos temos o direito de usar nossas redes sociais da forma que nos sentimos melhor, porém, além da imagem profissional, a sua imagem pessoal também deve ser projetada com atenção e cautela. Assim como é necessário ter ética em nossas relações e diálogos presenciais, essas boas práticas também se estendem às plataformas digitais.

* Flávia Lima, coordenadora de compliance da Flexpag.

Para mais informações sobre redes sociais clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Os desafios para os pequenos varejistas se mostram cada dia mais evidentes, principalmente com o avanço deste setor no Brasil.

Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

Ao que os números revelam, os mercados autônomos têm registrado expansão ainda maior no pós-pandemia.

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing.

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Investir em tecnologias e equipes especializadas são os principais caminhos para garantir o sucesso nas vendas.

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

Impactos sobre o setor de Serviços e empresas optantes do Simples Nacional podem afetar desempenho econômico do País no futuro próximo.

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

Nos últimos anos, o varejo tem observado uma série de mudanças decorrentes da implementação da inteligência artificial (IA) em atividades e funções operacionais.

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Preocupações referentes à possibilidade da inteligência artificial (IA) roubar nossos empregos não são novidade.

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

O mundo não gira, capota. É por isso que, às vezes, é preciso virar o jogo e demitir um cliente.

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Hoje, é cada vez mais difícil tomar as rédeas do mercado, principalmente quando falamos do setor do varejo.

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online.

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A busca por talentos está cada vez mais acirrada, tanto para empresas, quanto para os candidatos.

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

A liberdade de utilizar as premiações recebidas da maneira que melhor atenda à realidade de cada um.

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador