Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Relação cliente e setor de tecnologia

Relação cliente e setor de tecnologia

22/03/2023 Ulisses Souza

No último dia 15 de março comemoramos o Dia Mundial do Consumidor Cliente, portanto, aproveito a oportunidade para ressaltar a importância da relação de consumo no segmento de tecnologia.

Relação cliente e setor de tecnologia

Esta pauta, por suas características intrínsecas de constantes atualizações, requer um exercício diário dos fornecedores de soluções para acelerar as iniciativas de inovação e atualização do setor.

De acordo com uma pesquisa, intitulada Brazilian Software Market Study – Overview and Trends 2022, o mercado de TI em 2021 cresceu 17,4% no Brasil, e 11% no mundo inteiro. Dessa forma, o mercado brasileiro de TI foi avaliado em US $ 45,7 bilhões no ano de 2021.

Já para 2022, de acordo com os dados produzidos pela Advance Consulting, especificamente no mercado brasileiro, era esperada uma alta de 23,4% em relação ao ano anterior.

Vale ressaltar que a referida alta teve como gatilho a crise acarretada pela COVID-19, que estimulou o setor na criação de soluções que preservassem o relacionamento de consumo entre as marcas e o seu público, dificultado sobremaneira pela necessidade de isolamento social.

Nessa perspectiva houve uma velocidade, no segmento de TI, para a entrega de ferramentas advindas de soluções tecnológicas dentro de cada especialidade e contexto do portfólio das marcas representadas.

No reboque desta crescente automatização, os serviços públicos municipais, estaduais e federais também perceberam a necessidade de se atualizarem junto a população servida por estes órgãos.

De acordo com pesquisa publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cetic) em julho de 2022, com dados coletados em 2021, os governos têm se tornado cada vez mais digitalizados, o que contribui para a redução da burocracia na entrega, melhor experiência do cliente - cidadão, e o menor número de servidores públicos em repartições.

Não restam dúvidas que as soluções digitais melhoraram o dia a dia dos clientes otimizando tempo, simplificando processos, eliminando a necessidade de presença física e, por fim, aproximando as marcas do seu público.

Outro setor que se destacou como facilitador de destas soluções digitais é o de startups e fintechs financeiras que usam a tecnologia de forma intensiva para oferecer serviços especializados, com diversos benefícios tanto para os usuários quanto para o sistema financeiro do país como um todo.

Quem não se recorda como era burocrático abrir uma conta corrente em uma instituição financeira? De acordo com o Blog Simply, o número de fintechs por conjunto de anos estava apresentado desta forma:

  • Antes de 2000: 20
  • 2000 – 2010: 144
  • 2011 – 2015: 306
  • 2016 – 2022: 819
  • Vimos que a presente tendência nos aponta para uma realidade com grandes benefícios para a cadeia produtiva. Empresas e governos se tornam mais eficientes no que se propõem junto ao seu público e, sobretudo, permitem o acesso facilitado nesta relação cliente e tecnologia.

    Contudo, é mister que, nesta relação, as empresas disponham conhecimento sobre segurança da informação e invistam para que, além de ágeis e desburocratizadas, as mesmas soluções digitais sejam seguras e funcionais para quem as utiliza.

    E qual é o futuro desta relação cliente x setor de tecnologia? Melhor acesso aos menos favorecidos e anteriormente excluídos desta relação, melhor desempenho nas transações financeiras, melhor planejamento do tempo, melhores condições e acesso ao conhecimento dos produtos, entre outros.

    Ulisses de Souza é diretor comercial e de marketing da Hypesoft.

    Para mais informações sobre cliente clique aqui...

    Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

    Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

    Fonte: Oficina da Comunicação



    Ultrapassei o limite do MEI e agora?

    Entenda como funciona a transição para Microempresa.

    Autor: Divulgação

    Ultrapassei o limite do MEI e agora?

    Por que tantas recuperações judiciais?

    Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

    Autor: Carlos Gomes


    Empreendedorismo com propósito

    Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

    Autor: Leonardo Chucrute

    Empreendedorismo com propósito

    Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

    “A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

    Autor: Divulgação

    Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

    Empresário, você precisa sair do operacional

    As estatísticas não são animadoras.

    Autor: Paulo de Vilhena

    Empresário, você precisa sair do operacional

    Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

    Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

    Autor: Denis Furtado

    Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

    A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

    Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

    Autor: Gustavo Alonge

    A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

    Empreender é saber lidar com pressão e estresse

    Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

    Autor: Leonardo Chucrute

    Empreender é saber lidar com pressão e estresse

    IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

    Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

    Autor: Leonardo Coelho

    IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

    Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

    Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

    Autor: Divulgação

    Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

    A estratégia de folha de pagamento na prática

    Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

    Autor: Jeff Phipps

    A estratégia de folha de pagamento na prática

    União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

    O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

    Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

    União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG