Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uso da IA cresce e se firma como o futuro das empresas

Uso da IA cresce e se firma como o futuro das empresas

06/01/2023 Maria Cristina Diez

A inteligência artificial (IA) tornou-se mais que um termo para designar as tecnologias que utilizam sistemas de aprendizagem.

Uso da IA cresce e se firma como o futuro das empresas

No mundo dos negócios, ela se tornou também um aliado essencial, capaz de promover grandes revoluções nos modelos de gestão e na produtividade. E se a humanidade hoje caminha numa esteira de inovações que surgem quase que diariamente, é porque a forma de enxergar o negócio foi reajustada por máquinas programadas para dar respostas assertivas, ainda que num ambiente predominantemente controlado por humanos.

Isso faz com que o leque de ofertas que hoje se oferecem ao universo corporativo se amplie cada vez mais, seja com a finalidade de oferecer soluções tecnológicas para aprimorar alguns setores da empresa, seja para identificar pontos falhos e positivos, e dar novos ordenamentos aos processos internos e externos. E são esses benefícios, simplesmente vitais para o futuro das companhias, que vêm atraindo cada vez mais a atenção – e consequentemente investimentos – dos empreendedores.

Há inúmeras estatísticas que mostram a intensidade com que as empresas vêm se apropriando de ferramentas tecnológicas, evidenciando já há muitos anos uma tendência global irreversível. Há uma proliferação de máquinas e softwares incorporados aos negócios, e essa é a realidade também em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. De acordo com um estudo global realizado pela gigante IBM, 41% das empresas brasileiras já dispõem de algum recurso de inteligência artificial em seus processos. Definitivamente, não estamos atrasados em relação ao resto do mundo.

A mesma pesquisa revela que 73% dos profissionais de tecnologia da informação (TI) que exploram a IA no Brasil viram seus negócios se intensificarem nos últimos dois anos. Outro levantamento, conduzido também pela IBM, conclui que o aquecimento do setor se deve, na perspectiva das próprias empresas, aos desafios gerados pela pandemia e aos benefícios que a inteligência artificial pode proporcionar. Em outras palavras, o machine learning é visto como um mecanismo que representa o caminho para o futuro de muitos negócios.

São essas motivações que têm estimulado as empresas. Os resultados, para os clientes, fornecedores e colaboradores, também são vistos a olho nu. Se hoje existe confiabilidade no acesso à conta bancária por um aplicativo de celular, por exemplo, ou se o consumidor realiza compras pela internet com risco baixíssimo de ter o cartão de crédito clonado na plataforma do e-commerce, é porque há tecnologias inseridas ao processo que garantem proteção e eficiência.

De igual maneira, as máquinas a serviço do negócio criam barreiras de proteção quase impossíveis de se violar, para inibir as ações de fraudadores nas relações comerciais do ambiente online ou mesmo no universo físico.

Dispomos hoje de muitos recursos associados de maneira tão natural a esses procedimentos que acabam passando despercebidos, mas que fazem toda a diferença nas relações que são a essência das empresas e que simplesmente viabilizam a existência de tudo o que conhecemos hoje em termos de navegação pelo universo digital. Uma vez que exigimos níveis cada vez mais elevados de segurança aliada ao conforto no uso desses recursos, é possível quase mensurar o tamanho da necessidade que estamos tomando pelas máquinas programadas para melhorar a atuação das empresas, qualquer que seja o setor.

A tecnologia da informação deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser um suporte essencial ao universo empresarial, e quem não compreender isso rapidamente será engolido pelo mercado e pelos novos modelos de negócios que vêm sendo rapidamente implementados. No mundo contemporâneo, as diferentes fontes de inteligência são o motor de qualquer empreendimento.

* Maria Cristina Diez é engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies.

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG