Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uso da IA cresce e se firma como o futuro das empresas

Uso da IA cresce e se firma como o futuro das empresas

06/01/2023 Maria Cristina Diez

A inteligência artificial (IA) tornou-se mais que um termo para designar as tecnologias que utilizam sistemas de aprendizagem.

Uso da IA cresce e se firma como o futuro das empresas

No mundo dos negócios, ela se tornou também um aliado essencial, capaz de promover grandes revoluções nos modelos de gestão e na produtividade. E se a humanidade hoje caminha numa esteira de inovações que surgem quase que diariamente, é porque a forma de enxergar o negócio foi reajustada por máquinas programadas para dar respostas assertivas, ainda que num ambiente predominantemente controlado por humanos.

Isso faz com que o leque de ofertas que hoje se oferecem ao universo corporativo se amplie cada vez mais, seja com a finalidade de oferecer soluções tecnológicas para aprimorar alguns setores da empresa, seja para identificar pontos falhos e positivos, e dar novos ordenamentos aos processos internos e externos. E são esses benefícios, simplesmente vitais para o futuro das companhias, que vêm atraindo cada vez mais a atenção – e consequentemente investimentos – dos empreendedores.

Há inúmeras estatísticas que mostram a intensidade com que as empresas vêm se apropriando de ferramentas tecnológicas, evidenciando já há muitos anos uma tendência global irreversível. Há uma proliferação de máquinas e softwares incorporados aos negócios, e essa é a realidade também em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. De acordo com um estudo global realizado pela gigante IBM, 41% das empresas brasileiras já dispõem de algum recurso de inteligência artificial em seus processos. Definitivamente, não estamos atrasados em relação ao resto do mundo.

A mesma pesquisa revela que 73% dos profissionais de tecnologia da informação (TI) que exploram a IA no Brasil viram seus negócios se intensificarem nos últimos dois anos. Outro levantamento, conduzido também pela IBM, conclui que o aquecimento do setor se deve, na perspectiva das próprias empresas, aos desafios gerados pela pandemia e aos benefícios que a inteligência artificial pode proporcionar. Em outras palavras, o machine learning é visto como um mecanismo que representa o caminho para o futuro de muitos negócios.

São essas motivações que têm estimulado as empresas. Os resultados, para os clientes, fornecedores e colaboradores, também são vistos a olho nu. Se hoje existe confiabilidade no acesso à conta bancária por um aplicativo de celular, por exemplo, ou se o consumidor realiza compras pela internet com risco baixíssimo de ter o cartão de crédito clonado na plataforma do e-commerce, é porque há tecnologias inseridas ao processo que garantem proteção e eficiência.

De igual maneira, as máquinas a serviço do negócio criam barreiras de proteção quase impossíveis de se violar, para inibir as ações de fraudadores nas relações comerciais do ambiente online ou mesmo no universo físico.

Dispomos hoje de muitos recursos associados de maneira tão natural a esses procedimentos que acabam passando despercebidos, mas que fazem toda a diferença nas relações que são a essência das empresas e que simplesmente viabilizam a existência de tudo o que conhecemos hoje em termos de navegação pelo universo digital. Uma vez que exigimos níveis cada vez mais elevados de segurança aliada ao conforto no uso desses recursos, é possível quase mensurar o tamanho da necessidade que estamos tomando pelas máquinas programadas para melhorar a atuação das empresas, qualquer que seja o setor.

A tecnologia da informação deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser um suporte essencial ao universo empresarial, e quem não compreender isso rapidamente será engolido pelo mercado e pelos novos modelos de negócios que vêm sendo rapidamente implementados. No mundo contemporâneo, as diferentes fontes de inteligência são o motor de qualquer empreendimento.

* Maria Cristina Diez é engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies.

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

Ao que os números revelam, os mercados autônomos têm registrado expansão ainda maior no pós-pandemia.

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing.

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Investir em tecnologias e equipes especializadas são os principais caminhos para garantir o sucesso nas vendas.

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

Impactos sobre o setor de Serviços e empresas optantes do Simples Nacional podem afetar desempenho econômico do País no futuro próximo.

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

Nos últimos anos, o varejo tem observado uma série de mudanças decorrentes da implementação da inteligência artificial (IA) em atividades e funções operacionais.

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Preocupações referentes à possibilidade da inteligência artificial (IA) roubar nossos empregos não são novidade.

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

O mundo não gira, capota. É por isso que, às vezes, é preciso virar o jogo e demitir um cliente.

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Hoje, é cada vez mais difícil tomar as rédeas do mercado, principalmente quando falamos do setor do varejo.

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online.

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A busca por talentos está cada vez mais acirrada, tanto para empresas, quanto para os candidatos.

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

A liberdade de utilizar as premiações recebidas da maneira que melhor atenda à realidade de cada um.

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

Agronegócio: as oportunidades para as empresas

Outro setor de produção que pode se beneficiar com as possibilidades que o agronegócio concede, é o alimentar.

Agronegócio: as oportunidades para as empresas