Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Veja 5 principais indicadores de RH que as empresas devem acompanhar

Veja 5 principais indicadores de RH que as empresas devem acompanhar

27/08/2022 5 Estrelas

Indicadores auxiliam empresas na redução de custos e de processos trabalhistas em diversos setores.

Veja 5 principais indicadores de RH que as empresas devem acompanhar

Os indicadores de RH são ferramentas poderosas que ajudam empresas de diversos setores a identificar resultados positivos e pontos de melhoria na gestão de talentos.

Cada um desses indicadores analisa e mensura o impacto e a eficiência das ações de desenvolvimento profissional nas organizações e usá-los é fundamental em todos os negócios que visam os melhores resultados. Também são importantes para orientar o planejamento, implementação e revisão de ações criadas pelo departamento de recursos humanos.

Quando bem aplicados, os indicadores de RH ajudam a guiar as decisões de gestores e lideranças da empresa, o que tende a impactar positivamente toda a cadeia de negócios. Entre os principais indicadores, podemos destacar 5:

Índice de turnover ou rotatividade de funcionários

O índice de turnover, também conhecido como índice de rotatividade, é um indicativo que aponta para a frequência de saída e entrada de novos colaboradores na empresa em um determinado período.

Este indicador ajuda a empresa a entender uma série de fatores, como a qualidade do processo de recrutamento e seleção de candidatos, a eficiência dos processos de onboarding de funcionários e as iniciativas de retenção de talentos.

Um alto índice de rotatividade pode indicar problemas relacionados a estes fatores, pois quanto mais problemas na retenção de funcionários, maior é o turnover. Isso é muito prejudicial para a empresa, pois gera custos rescisórios com o processo de demissão, com novos processos de contratação e treinamentos.

Com o monitoramento constante do índice de rotatividade da empresa, o RH pode repensar estratégias de retenção de talentos que não estão funcionando e elaborar iniciativas para minimizar o turnover, como a oferta de novos benefícios ou um aumento salarial.

Absenteísmo

O índice de absenteísmo é aquele que mede as ausências dos colaboradores a partir das faltas justificadas ou não justificadas, atrasos, licenças médicas, etc. Em outras palavras, esse índice mede o volume de faltas dos funcionários.

O índice de absenteísmo ajuda a prever a quantidade de faltas que acontecerão em um determinado período e quais serão os impactos financeiros e de produtividade que essas ausências terão sobre as equipes. Além disso, ele ajuda a identificar os motivos das faltas e se há alguma coisa que a empresa pode fazer para evitá-los.

Satisfação interna e clima organizacional

Esse índice serve para medir a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores com a empresa e suas atividades.

Com ele, os gestores podem entender como os funcionários estão se sentindo a respeito do trabalho, das equipes com quem atua, com as lideranças, com sua remuneração e com a empresa em geral.

É possível medir a satisfação interna e o clima organizacional com o uso de pesquisas anônimas de satisfação e iniciativas de feedback com o departamento de RH. Isso incentiva a transparência e ajuda as lideranças a entenderem os sentimentos dos funcionários com a organização.

Eficácia de treinamentos

O departamento de RH tem como parte das suas responsabilidades garantir que os funcionários recebam os treinamentos adequados e no momento correto para que possam desenvolver suas atividades diárias.

Por isso, realizar uma atualização constante de quantos funcionários já receberam treinamentos e quantos ainda precisam ser treinados é importante para assegurar que os funcionários têm os conhecimentos necessários para entregar suas demandas.

Quantidade de horas extras e horas trabalhadas

É importante avaliar também a proporção entre horas trabalhadas e horas extras dos funcionários.

"Equipes que fazem muitas horas extras podem estar enfrentando problemas de sobrecarga de atividades ou dificuldades em manter a produtividade alta", comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal. "Ambas situações podem resultar no acúmulo de horas extras, o que é prejudicial tanto para a empresa, que tem que pagar pelas horas trabalhadas a mais, quanto para a equipe, que fica mais cansada".

Acompanhar este indicador ajuda a empresa a pensar em estratégias de redução de horas extras para melhorar a produtividade das equipes.

Como ferramentas digitais podem ajudar a verificar estes indicadores?

Existem várias ferramentas digitais que ajudam as empresas a medir e identificar melhorias nos processos internos da empresa. 

Um sistema de controle de ponto online como o da mywork pode ajudar o departamento de RH a identificar atrasos, faltas, horas extras e muito mais fatores de atenção que podem ser medidos pelos indicadores aqui mencionados.

Fonte: Mywork



Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação