Veja três desafios para o RH na volta ao presencial
Veja três desafios para o RH na volta ao presencial
Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o trabalho remoto segue perdendo força entre as empresas.

De acordo com o apurado, em 2021, 57,5% das empresas incorporaram o home office a sua rotina de trabalho. Contudo, em 2022, o percentual caiu para 32,7%, o que mostra o retorno das instituições para o presencial.
Diante desse cenário, a responsabilidade pela readequação dos funcionários às novas rotinas de trabalho fica por conta do setor de Recursos Humanos, capaz de investigar e compreender os principais pontos internos a serem levantados para realizar uma transição tranquila e assertiva para a equipe.
De acordo com Flávio Legieri, CEO e Cofundador da Intelligenza IT, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, é possível notar cada vez mais empresas retornando para os seus escritórios, seja 100% ou de forma gradual, o que reflete uma tendência do mercado. Durante este período, o especialista lista os principais desafios que esses RHs precisam superar em relação à gestão de pessoas:
“Estamos vivenciando um momento de transição para muitas empresas e outras já começaram a incluir o presencial como sua nova realidade para novos colaboradores, o que nos dá uma boa previsão de como será o futuro”, destaca Legieri.
Segundo levantamento realizado pelo Infojobs, que analisou posições abertas entre novembro do último ano e janeiro de 2023, o trabalho presencial representa grande parte das vagas. A pesquisa constatou que as posições presenciais representam 94,82% do total, contra 2,48% de ofertas para modelo híbrido e 2,7% para home office.
Seguindo a nova tendência, para o especialista, é necessário que as empresas se atentem à evolução sem deixar de levar em consideração as necessidades dos colaboradores que também estão vivenciando este novo momento de mudanças.
“Muitas pessoas moldaram suas vidas baseando-se em um formato de trabalho remoto, e com o retorno dos escritórios para o presencial, elas precisarão fazer essa readequação. Por este motivo, cabe ao setor de RH trabalhar no processo de transição com o cuidado e a atenção necessária. ”, finaliza o CEO.
* Flávio Legieri, CEO e Cofundador da Intelligenza IT, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH.
Para mais informações sobre trabalho remoto clique aqui...
Fonte: NR7 | Full Cycle Agency