Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reflexões sobre a Alma

Reflexões sobre a Alma

09/03/2017 Ana Carla Vicencio

Você já percebeu que na maioria das vezes utilizamos as palavras sem pensar na sua definição?

Reflexões sobre a Alma

Incorporamos conceitos que foram construídos ou introduzidos em nossa cultura e acreditamos que são suficientes para nossa comunicação, até que alguém nos faz uma pergunta e percebemos que precisamos consultar o dicionário.

Foi o que aconteceu comigo, quando tive de explicar a definição de “Alma” para duas jovens.

Dentre as definições que o dicionário apresenta, chamou-me a atenção uma expressão utilizada na engenharia civil. Como eu não tenho nenhuma proximidade com essa área, achei curioso utilizarem no ramo da construção uma palavra tão explorada pela teologia e pela filosofia. “Alma de viga” é o termo que significa “a parte da viga que tem como principal objetivo resistir a esforços transversos”. Fiquei ponderando essa expressão por algum tempo, buscando uma conexão entre a “resistência a esforços transversos” no comportamento humano e a resiliência —termo que a psicologia empresta da Física (resistência de materiais)— e o conceito de Alma como Deus, contido no livro Ciência e Saúde, de Mary Baker Eddy.

A essência dos sentimentos mais puros têm origem na Alma, Deus. Mas encontrar a ideia de sustentação da viga ampliou a forma de expressar aquilo que eu já sentia. A Alma, como sinônimo de Deus, não seria a estrutura espiritual que nos sustenta, nos encoraja e purifica nossos pensamentos nos momentos de adversidade? Passei então a sentir como a Alma é a estrutura que regula os sentimentos mais puros, como o afeto de uma mãe por seu filho. É tão confortador pensar que a fonte de nossos pensamentos está em uma estrutura equilibrada e indestrutível.

Certa vez, o diretor da empresa em que eu trabalhava se dirigiu a mim dizendo que eu expressava o melhor comportamento em tempos de crise, referindo-se ao aspecto da resiliência. Embora fosse algo que eu realmente buscasse expressar, não imaginava que isso poderia ser tão visível dentro de uma grande equipe. Fiquei surpresa com a observação, mas pude depois entender que meu estudo do livro Ciência e Saúde mostrava-me como naturalmente deixar transparecer tais qualidades.

Tal experiência deixou-me claro que, quando a qualidade de pensamento é boa e se torna visível, estamos expressando a Alma.

* Ana Carla Vicencio é do Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e bem-estar. Email [email protected] Twitter @AnaCVicencio



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?