Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Coronavírus: o que sua empresa pode fazer agora

Coronavírus: o que sua empresa pode fazer agora

30/03/2020 Thiago Liguori

Altamente contagioso, o novo coronavírus (Covid-19) se espalhou pelo mundo, gerando a necessidade de medidas duras, como fechamento de fronteiras e a redução no número de pessoas em circulação pelas cidades.

Do lado das empresas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda deixar funcionários que apresentem sintomas do Covid-19 em esquema de trabalho remoto, a partir da própria casa, mas um número crescente de companhias e startups brasileiras estão indo além e preferiram prevenir ao invés de remediar. Assim, o home office rapidamente vem se tornando padrão.

Se a sua empresa ainda não institucionalizou o trabalho remoto neste momento, é importante ficar atento aos funcionários e caso alguém apresente algum sintoma é recomendável direcioná-lo ao serviço de saúde.

O trabalho é em conjunto e a colaboração deve ser de todos. Tome a iniciativa em relação a divulgação interna sobre o coronavírus, promovendo conteúdo de procedência médica e científica para os colaboradores, evitando que mitos e lendas se espalhem entre as equipes.

Esse método de disponibilizar informações tem a responsabilidade de combater as fake news que podem ocasionar uma preocupação maior e, além disso, fazer com que as pessoas não tomem atitudes que não são efetivas para o combate da doença.

De forma a mostrar a seriedade do assunto, sua potencial gravidade, mas, ao mesmo tempo, sem propagar o pânico, que apenas atrapalha no controle da infecção.

Em tempos de incertezas e inseguranças, a comunicação clara e responsável se faz mais necessária do que nunca. De acordo com o Ministério da Saúde, por exemplo, o isolamento serve para as pessoas em que o diagnóstico for classificado como caso suspeito ou que tiveram algum contato com caso confirmado.

Já a quarentena é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do Covid-19; dessa forma, evitando que os serviços de saúde fiquem sobrecarregados.

Aqui na Pipo Saúde acreditamos que as pessoas são nosso maior ativo, nossa maior fonte de diferenciação, bem como que um lugar de trabalho excelente é formado por colegas brilhantes e que a saúde é a coisa mais importante da vida das pessoas.

É, por isso, que para aquelas empresas em que o home office já se tornou padrão é essencial tentar garantir também que o time tenha a melhor experiência remota possível.

Encoraje, por exemplo, que todos levem seus setups (monitores, mouses, teclados) para casa pagando o Uber ou táxi de ida e volta de todos os colaboradores.

Toda mudança exige um período de adaptação com desafios inesperados. Por isso, é tão importante não esquecer do lado humano, da empatia e que todo mundo sente falta daquela risada e papo do escritório, então estimule que as pessoas criem coffee hours onde todos do time são convidados para conversar e descontrair um pouco.

A boa notícia é que você pode acabar sendo mais produtivo quando não passa horas se deslocando pela cidade ou em reuniões, fazendo almoços e lanches longos ou acompanhando as últimas fofocas.

* Thiago Liguori é diretor médico da Pipo Saúde, uma startup que busca diminuir o valor de planos de saúde para empresas por meio de um software que recomenda a melhor escolha tendo o melhor cuidado com o menor custo.

Fonte: NR-7 Comunicação



Sebrae aproxima startups e empresas inovadoras de investidores

Programa Capital Empreendedor 2022 está com inscrições abertas até o dia 15 de maio


Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup que atuava apenas como aplicativo de recompensas em cashback investe no desenvolvimento de novos recursos para realizar transações financeiras na plataforma.

Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup mineira discute tendências tecnológicas do mercado de comércio conversacional

Evento de Take Blip acontece no dia 18 de maio, em São Paulo, e contará com painéis da META, Nestlé, Mercado Pago, Riachuelo e outras grandes empresas.


Startup leva a educação do futuro para as escolas

Programa idealizado pela StarHire365 leva as competências e habilidades fundamentais do século XXI para a grade curricular do ensino fundamental

Startup leva a educação do futuro para as escolas

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021

Evolua Energia contribuiu diretamente para a preservação de mais de 20 mil litros de água, 840 kg de madeira, redução de 140 toneladas de emissão de carbono e 140 kg de lixo.

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021


Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Ferramenta conduz melhor a gestão de frotas, tornando-a mais eficiente - e mais barata.

Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

ARPAC desenvolve e opera drones para monitoramento de sanidade de lavouras.

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

Startup do agronegócio desenvolve diagnósticos biológicos do solo usando IA

A empresa está em busca do seu primeiro investimento depois de passar por programa de aceleração da Bluefields.


3 Startups que estão revolucionando o marketing

Seja qual for a área de atuação de uma empresa, o marketing é extremamente importante para garantir o seu sucesso e crescimento.


Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Com velocidade de startup, curitibana Selecty lança versão 4.0, pivota modelo de negócios e já colhe bons resultados.

Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Startup CertifiCafé conecta produtores com o mercado para atrair investidores

Única startup brasileira que faz parte do Sustainable Coffee Challenge, Certificafé é destaque no portfólio da NovoAgro Ventures.