Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Startup conecta pequeno agricultor de alimentos orgânicos ao consumidor

Startup conecta pequeno agricultor de alimentos orgânicos ao consumidor

11/02/2020 Divulgação

A plataforma facilita a compra de itens frescos de forma planejada, reforça conexão entre consumidor e produtores e evita desperdício.

Startup conecta pequeno agricultor de alimentos orgânicos ao consumidor

Já pensou em receber alimentos livres de qualquer agrotóxico na porta da sua casa, tirados diretamente do pé no dia do pedido? Foi pensando nisso que o empreendedor Tomás Abrahão criou uma plataforma online que conecta o consumidor interessado em alimentos orgânicos ao pequeno produtor de todo o Brasil. Apostando nesse modelo, a empresa vem crescendo quatro vezes ao ano nos últimos três anos e já alcança 90% de satisfação entre seus clientes.

A iniciativa permite economia de tempo - evitando a necessidade de deslocamento até um supermercado - e de dinheiro, ao oferecer produtos 25% mais baratos do que os varejistas tradicionais e limitar a exposição do consumidor a compras por impulso de itens desnecessários em promoção.

A Raízs também atua para minimizar o desperdício e garantir que o alimento chegue sempre fresco à mesa do consumidor. Para isso opera com serviço "on-demand", modelo em que só são retirados da terra as folhas e legumes que o cliente irá consumir, reduzindo a possibilidade de os alimentos serem descartados sem antes serem consumidos.

O estoque é atualizado todos dias e a colheita é feita somente a partir da confirmação da compra. Já a entrega é realizada no dia seguinte, em todo o estado de São Paulo, para as compras feitas até as 11h e acontecem todos os dias da semana, exceto no domingo.

Disponibilizados no site estão produtos como verduras, legumes, frutas, ovos, arroz, queijo, manteiga e até produtos não perecíveis, com os quais o usuário pode personalizar o seu pedido.

De acordo com o levantamento mais recente do World Resource Institute (WRI), no Brasil são desperdiçadas cerca de 41 mil toneladas de alimentos por ano. Isso, coloca o país entre os 10 que mais jogam comida fora no mundo, principalmente quando se trata de frutas, hortaliças, tubérculos e raízes.

Mais do que facilitar a compra desses alimentos, a startup busca criar um vínculo de empatia por meio da comida, além de valorizar quem está por trás dela, dando nome e rosto ao pequeno produtor e contando sua história para o consumidor.

Cada item leva o nome e a foto da família que cultivou o alimento e a startup ainda promove visitas aos sítios fornecedores para que os clientes conheçam a plantação, participem da colheita e ajudem a preparar um almoço compartilhado.

São mais de 800 agricultores certificados e auditados pelos maiores selos da área, além de parcerias com cooperativas desde o Sul do país até a Amazônia. Entre as acreditações exigidas pela Raízs está o reconhecimento internacional Produto Orgânico Brasil, emitido pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), que garante que toda a cadeia de produção foi fiscalizada e cumpre as normas e práticas da produção orgânico.

"Queremos valorizar o agricultor e mostrar ao consumidor de onde vem o que ele come, levando um alimento saudável ao meio urbano e um comércio justo para o produtor", explica Tomás Abrahão.

Para ir além do lucro e gerar impacto positivo, a Raízs criou o Fundo do Pequeno Produtor, ao qual destina parte de seu faturamento. O consumidor também é convidado a realizar doações de até R$30 para o fundo, inteiramente gerido pelos agricultores.

"Com o fundo, a ideia é gerar um sentimento coletivo, de empoderamento e a inserção nas tomadas de decisão do que farão com dinheiro. Afinal, são os próprios agricultores que decidem o que fazer com todo o valor arrecadado", completa Abrahão.

Além do consumidor, os restaurantes e as escolas - que entraram recentemente na lista de estabelecimentos - também podem aderir ao modelo. O serviço oferece uma opção de fornecimento dos alimentos orgânicos de maneira rápida a preços justos, em uma operação de cadeia produtiva consciente para mais de 50 estabelecimentos gastronômicos, como Dalva e Dito (do Chef Alex Atala), Teva, Le Manjue, Sesc, Casa de Francisca.

Fonte: Pineapplehub



Startup fatura R$ 4,6 mi e mostra que investir em carreiras é o melhor negócio

Liderada pelo economista Fabio Louzada, escola Eu Me Banco ultrapassa R$ 4 mi de faturamento em 2021 e começa o ano lançando especializações para profissionais da área de investimentos


Startup cria plataforma para gestão de treinamentos corporativos

Treinar Mais simplifica a educação nas empresas e consultorias de RH.

Startup cria plataforma para gestão de treinamentos corporativos

Startup e ONG irão apoiar negócios brasileiros de forma 100% gratuita em 2022

Company Hero e Estímulo firmam parceria para fornecer soluções de legalização e mentorias de forma 100% gratuita para negócios brasileiros.


Startup digitaliza processo de aprendizagem em mais de 190 escolas no Brasil

Dispositivos promovem ambientes educacionais dinâmicos e levam tecnologia para sala de aula e impacta 24 mil professores e mais de 400 mil alunos.

Startup digitaliza processo de aprendizagem em mais de 190 escolas no Brasil

Modelos de e-commerces inusitados

O comércio eletrônico se popularizou e permitiu a venda de serviços e produtos pouco comuns.

Modelos de e-commerces inusitados

Belo Horizonte se destaca como polo de startups no país

Em nível nacional, ‘’hoje ficamos atrás apenas de China e Estados Unidos em número de unicórnios.

Belo Horizonte se destaca como polo de startups no país

Startup de venda de bebidas expande operação no Rio, Minas e Espírito Santo

Plano da empresa é chegar a 20 mil vending machine em todo o país até o ano que vem.

Startup de venda de bebidas expande operação no Rio, Minas e Espírito Santo

O que as startups focadas em varejo tem a ensinar ao mercado

A pandemia, como um catalisador de processos, apresentou ao mercado soluções mais completas e dinâmicas.

O que as startups focadas em varejo tem a ensinar ao mercado

Startup mineira se especializa em eventos gamers e tem crescimento de 500%

A INOV3 GAMES surgiu em 2018, e da lá pra cá tem conquistado espaço entre o público e personalidades do mundo gamer.

Startup mineira se especializa em eventos gamers e tem crescimento de 500%

Startup lança app que leva agendamento de revisão de veículos para o meio digital

A ideia é simplificar o processo, criando uma experiência mais agradável ao usuário, na compra de um serviço que sempre é deixado para depois.

Startup lança app que leva agendamento de revisão de veículos para o meio digital

Startup lança app que facilita o modelo híbrido de trabalho

O aplicativo OOND reúne espaços de coworking em diferentes regiões do Brasil e visa facilitar a localização e reserva para os usuários.

Startup lança app que facilita o modelo híbrido de trabalho

Startup lança solução para integrar a cadeia de frutas, legumes e verduras

OpenSolo desenvolve ferramenta ágil e completa para produtores, varejistas, distribuidores, importadores e exportadores que responda ao dinamismo do mercado de FLV.

Startup lança solução para integrar a cadeia de frutas, legumes e verduras