Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Startup mineira revoluciona educação

Startup mineira revoluciona educação

27/01/2020 Divulgação

A TiX Tecnologia Assistiva desenvolve soluções para acessibilidade digital e comunicação de pessoas com deficiências motoras e da fala.

Startup mineira revoluciona educação

Escolas em diversos estados do país aderem às soluções da startup mineira ‘TiX Tecnologia Assistiva’ como parte de seu currículo escolar em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Já são mais de 250 kits com produtos da empresa sendo utilizados no Brasil em prol da educação inclusiva e de qualidade.

Recife (PE) é, atualmente, o local em que se concentra a maior quantidade de kits voltados para as Salas de Recursos Multifuncionais - os espaços físicos de AEE. Entre 2017 e 2018, a prefeitura da cidade adquiriu 195 kits TiX que incluem, principalmente, o Teclado Inteligente Multifuncional e o software Simplix. Quase 4 mil alunos já foram beneficiados.

O Teclado TiX - o carro chefe da startup - é um recurso inovador que traz acessibilidade para pessoas com qualquer limitação motora utilizarem computadores, smartphones e tablets de maneira simples e autônoma. Inclusive, com o auxílio de um acionador de piscadelas, é possível controlar esses aparelhos com o piscar dos olhos. Já o Simplix é um software que permite criar atividades psicomotoras para finalidades pedagógicas ou terapêuticas.

Além de Recife, Curitiba (PR), outra capital brasileira, também adquiriu as soluções da startup como forma de revolucionar a comunicação e o aprendizado de estudantes com deficiências que afetam a condição motora. Na cidade foram incorporados 40 conjuntos TiX em suas salas de recursos.

Em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, além da entrega de 32 kits com os equipamentos e o software, a TiX realizou, em novembro de 2019, um treinamento com professores e educadores da cidade para ensinar a melhor forma de uso dos produtos, além de um período de acompanhamento nas escolas.

A iniciativa dessas escolas de parceria com a empresa de tecnologia assistiva vai ao encontro com o que norma máxima brasileira diz. Tanto o Atendimento Educacional Especializado, quanto o acesso em condições de igualdade à educação inclusiva são assegurados a toda criança e adolescente pela Constituição Federal, via Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - nº 13.146/2015). Essa lei incentiva, ainda, através do artigo 28 – XII, o uso de recursos de tecnologia assistiva para promover um sistema educacional acessível, “de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação”.

Programa Educacional TiX Letramento

Além dos kits voltados para a educação, a TiX, em parceria com o Grupo Actcon, desenvolveu o Programa Educacional TiX Letramento, uma plataforma para inclusão escolar de alunos com deficiência.  Ela oferece soluções integradas em tecnologias assistivas, softwares educacionais, plataformas de colaboração e garantias técnicas e didático-pedagógicas. O programa é voltado, principalmente, para a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), a alfabetização inicial e o letramento em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes.

O TiX Letramento já está em fase de implantação na rede pública de ensino de cidades como Guarulhos-SP e São Luís-MA.

Fonte: TiX Tecnologia Assistiva e BH Press Comunicação



Sebrae aproxima startups e empresas inovadoras de investidores

Programa Capital Empreendedor 2022 está com inscrições abertas até o dia 15 de maio


Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup que atuava apenas como aplicativo de recompensas em cashback investe no desenvolvimento de novos recursos para realizar transações financeiras na plataforma.

Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup mineira discute tendências tecnológicas do mercado de comércio conversacional

Evento de Take Blip acontece no dia 18 de maio, em São Paulo, e contará com painéis da META, Nestlé, Mercado Pago, Riachuelo e outras grandes empresas.


Startup leva a educação do futuro para as escolas

Programa idealizado pela StarHire365 leva as competências e habilidades fundamentais do século XXI para a grade curricular do ensino fundamental

Startup leva a educação do futuro para as escolas

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021

Evolua Energia contribuiu diretamente para a preservação de mais de 20 mil litros de água, 840 kg de madeira, redução de 140 toneladas de emissão de carbono e 140 kg de lixo.

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021


Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Ferramenta conduz melhor a gestão de frotas, tornando-a mais eficiente - e mais barata.

Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

ARPAC desenvolve e opera drones para monitoramento de sanidade de lavouras.

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

Startup do agronegócio desenvolve diagnósticos biológicos do solo usando IA

A empresa está em busca do seu primeiro investimento depois de passar por programa de aceleração da Bluefields.


3 Startups que estão revolucionando o marketing

Seja qual for a área de atuação de uma empresa, o marketing é extremamente importante para garantir o seu sucesso e crescimento.


Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Com velocidade de startup, curitibana Selecty lança versão 4.0, pivota modelo de negócios e já colhe bons resultados.

Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Startup CertifiCafé conecta produtores com o mercado para atrair investidores

Única startup brasileira que faz parte do Sustainable Coffee Challenge, Certificafé é destaque no portfólio da NovoAgro Ventures.