Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A nova realidade da logística mundial

A nova realidade da logística mundial

21/07/2020 Alessandra de Paula

As empresas precisarão se adequar à nova realidade, fazendo um trabalho preventivo.

A nova realidade da logística mundial

Desde o final de 2019 o mundo vinha acompanhando a escalada da epidemia do Coronavírus na Ásia. Grande parte da população mundial, bem como setores produtivos se preparavam para mudanças que se desenhavam em um horizonte próximo, mas ainda desconhecido. Com o início de 2020 veio a escalada do vírus e, com ela, seus impactos em setores diversos da vida em sociedade, principalmente no setor industrial e, por consequência, nos processos logísticos.

Quando se menciona a China, o que sabemos é que se trata nada menos que o maior importador e exportador mundial. Para o Brasil, esse país asiático representa o maior mercado parceiro para compras e vendas, o que nos torna profundamente ligados (e dependentes) dessa relação, conforme o MDIC. Diversos países do mundo possuem seus setores econômicos abastecidos por matérias-primas importadas da China, o que certamente impacta toda a cadeia de suprimentos envolvida no processo. A China é considerada base produtiva e, dessa forma, pode afetar de forma drástica os processos logísticos em diversos polos industriais como, por exemplo, os setores que dependem do fornecimento de matérias-primas, peças para montagem de produtos diversos, itens de tecnologia (acabados e semiacabados), peças automotivas, produtos têxteis e até mesmo alimentos.

Todo esse impacto na importação e exportação poderá chegar às gôndolas sob a forma de aumento dos custos e consequente aumento de preços. Isso porque, conforme mencionado, em alguns setores, como no setor automobilístico, a demora na entrega de peças automotivas pode ocasionar atraso nas linhas de produção e até a sua paralisação o que, sem dúvida, acarreta mais efeitos danosos à economia de forma direta e indireta, tais como: aumento dos preços, diminuição da mão de obra no setor de entregas, queda na demanda de clientes em algumas rotas inviáveis financeiramente que, por sua vez, se traduz pelas dificuldades na execução das entregas e atendimento dos pedidos.

Nesse cenário, o mundo inteiro será impactado, mas os grandes e-commerces chineses já sentiram o impacto em suas vendas. É o caso do AliExpress, Alibaba e Wish que sentiram suas vendas decrescerem em virtude do medo da contaminação através dos pacotes entregues nos mais diversos cantos do mundo. O que muda nesse contexto?

As empresas precisarão se adequar à nova realidade, fazendo um trabalho preventivo, pois sua capacidade de funcionamento pode ser profundamente afetada se considerarmos o risco de contaminação em centros de distribuição que, muitas vezes, operam com um efetivo que gira em torno de 250 a 300 colaboradores diretos, em ambientes fechados, além dos colaboradores indiretos envolvidos no processo de distribuição.

Os aspectos de mudança no setor logístico vêm sendo sentidos, principalmente, nas dinâmicas do mercado uma vez que, enquanto alguns setores sentem uma profunda diminuição nas vendas, outros estão passando por um momento que os profissionais têm chamado de efeito “Black Friday”, pois os e-commerces estão sendo sobrecarregados em níveis que ainda não estavam preparados para esta época do ano. Houve um aumento significativo na venda de descartáveis como máscaras e luvas, assim como álcool gel, desinfetantes e protetores em geral. O aumento das vendas em supermercados e farmácias, que se tornaram as bases do isolamento social, em uma época em que o abre e fecha do comércio se torna uma rotina, apontou também, para esses estabelecimentos, a necessidade de uma reorganização logística e de TI, buscando adaptação aos novos tempos e demandas.

Com tudo o que estamos vivendo, o profissional de logística, mais do que nunca, terá que estar preparado de forma mais eficaz para o que é considerado um dos aspectos mais problemáticos do planejamento logístico, as flutuações sazonais do mercado mundial. O profissional de logística, terá que se manter cada vez mais informado, deverá analisar as dinâmicas do seu setor para, dessa forma, se preparar e se planejar de forma consistente, mantendo seu provisionamento em níveis adequados às demandas. Deve, também, haver especial atenção ao cliente, às suas necessidades, de forma transparente, mantendo sempre o fluxo de informações. Não se pode esquecer a necessidade de uma busca constante pelos melhores processos de higienização para proteger toda a cadeia de suprimentos, desde os fornecedores até o cliente final e a logística reversa. Por fim, deve-se considerar o protagonismo, agora, do e-commerce, adiantado pelas necessidades de isolamento social, bem como toda a evolução decorrente, como os mecanismos alternativos de entrega.

Considerando-se o aspecto mais crítico de toda essa pandemia, as sazonalidades típicas da logística possuem datas específicas, o que sempre permitiu aos setores tempo de organização e planejamento. Já a pandemia da COVID-19 é também um problema sazonal, temporário, onde não se tem previsão de término, gerado por um fenômeno externo, com impacto direto nas atividades econômicas.

Assim, algo que fica muito evidente, em todo esse cenário, é a necessidade de flexibilidade, resiliência e principalmente foco para o gestor de logística.

Texto: Alessandra de Paula - coordenadora dos cursos de Logística e E-commerce e Sistemas Logísticos do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1



Circulação de veículos em rodovias cresce 3,72% em agosto

Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, respectivamente, foram os estados que mais apresentaram crescimento em relação ao mês anterior.

Circulação de veículos em rodovias cresce 3,72% em agosto

Scania apresenta sua primeira linha de caminhões elétricos na Europa

Lançada na Suécia, a linha de veículos comerciais elétricos da montadora ainda não têm data para chegar ao Brasil.

Scania apresenta sua primeira linha de caminhões elétricos na Europa

Harley-Davidson relança a revista “The Enthusiast”

Uma publicação redesenhada para inspirar os motociclistas e celebrar a cultura do motociclismo.

Harley-Davidson relança a revista “The Enthusiast”

Pandemia, imprudência no trânsito e o desprezo pela vida

Os veículos passaram a ser cada vez mais utilizados, já que se tornaram um meio de segurança epidemiológica.

Pandemia, imprudência no trânsito e o desprezo pela vida

Novos VW Meteor e VW 33.460 6×4 chegam ao mercado

Correios realiza pregão para modalidade de transporte por navio

Iniciativa visa distribuir 17,2 mil toneladas de livros escolares no próximo ano letivo (2021).

Correios realiza pregão para modalidade de transporte por navio

Latam e Azul iniciam operações de voos compartilhados

O acordo envolve 64 rotas domésticas.

Latam e Azul iniciam operações de voos compartilhados

Otimismo baseado em números e na capacidade de reação do setor automotivo

O financiamento de veículos é um percentual sobre os números de venda.

Otimismo baseado em números e na capacidade de reação do setor automotivo

Proprietários de veículos registrados em Minas já podem imprimir o CRLV em casa

Aulas teóricas para obter CNH em versão remota também estarão disponíveis no site do Detran-MG.

Proprietários de veículos registrados em Minas já podem imprimir o CRLV em casa

Loja Elétrica inaugura sua primeira estação para recarga de carros elétricos em BH

O serviço será gratuito e, em breve, estará disponível em mais 4 filiais do grupo.

Loja Elétrica inaugura sua primeira estação para recarga de carros elétricos em BH

Uber se une a taxistas em países da América Latina

Aplicativo de transporte planeja lançar o serviço de táxis também no Brasil, na cidade de São Paulo.

Uber se une a taxistas em países da América Latina

Pessoas com deficiência têm novas regras para comprar veículos

CONFAZ cria novas regras para delimitar os graus de deficiências física e mental que dão direito à isenção do ICMS na compra de veículos.

Pessoas com deficiência têm novas regras para comprar veículos