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Caoa fecha acordo para compra da fábrica de caminhões da Ford

Caoa fecha acordo para compra da fábrica de caminhões da Ford

02/04/2019 Marcos Villela Hochreiter

A Ford Caminhões, assim como o Grupo Caoa, é muito focada no mercado brasileiro.

Caoa fecha acordo para compra da fábrica de caminhões da Ford

Pelo o acordo, os caminhões serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP) sob licença da marca Ford, o Grupo Caoa, um dos maiores distribuidores da marca, vai assumir a fábrica exclusivamente para a produção dos caminhões.

Operação similiar, porém, uma joint venture, a Ford já possui na Turquia com um grupo local.

O Grupo Caoa já atua no segmento de transporte de carga com o chassi cabine HR, sucesso de vendas no segmento de 3,5 toneladas, e com o caminhão leve HD 80, no segmento de 8 toneladas, lançado há um ano e produzido em Anapólis (GO).

A decisão da Ford Motor Company, nos Estados Unidos, de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi por causa do foco da empresa em picapes e SUV de luxo, não havendo mais interesse no segmento de caminhões mesmo ele sendo lucrativo.

Para o Grupo Caoa faz todo sentido a aquisição, pois trata-se da aquisição do quarto maior fabricante de caminhões do Brasil, com forte atuação entre os segmentos de 4,5 toneladas de PBT (com a F-350) até 30 t com o Cargo 3031 8×2. A empresa atua no segmento rodoviário com dois modelos de cavalos mecânicos, porém, com uma participação muito baixa.

A Ford Caminhões, assim como o Grupo Caoa, é muito focada no mercado brasileiro, diferentemente da Ford Motor Company que tem foco nos Estados Unidos e Europa.

Em 2018, a Ford Caminhões emplacou 9.314 unidades no mercado interno:

Segmento                          Números de vendas       Participação

Total                                                     9.314                           12,3%

Semileves                                          1.045                           25,4%

Leves                                                   3051                            26,4%

Médios                                                1863                            24,3%

Semipesados                                    3.159                           17,7%

Pesados                                                  196                            0,6%

* Marcos Vilella - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.

Fonte: Transporte Mundial



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