Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Com o crescimento dos veículos elétricos, modelos à combustão vão acabar?

Com o crescimento dos veículos elétricos, modelos à combustão vão acabar?

11/10/2023 Thiago Freire

O mundo da mobilidade está passando por uma revolução poderosa, impulsionada pela ascensão dos veículos elétricos.

Com o crescimento dos veículos elétricos, modelos à combustão vão acabar?

Essa transição vai principalmente ao encontro das diversas preocupações ambientais. Enquanto os modelos à combustão emitem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) durante seu funcionamento, os elétricos vão na contramão dos gases poluentes, o que contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a redução do efeito estufa. 

 De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), agosto bateu novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil, com 9.351 emplacamentos – 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249). Ainda em apenas oito meses de 2023, o país emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022), que já tinha sido uma marca histórica. Hoje, o total da frota de eletrificados leves em circulação chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023). 

O que isso significa? Os veículos à combustão estão fadados a desaparecer? Ainda não há uma resposta definitiva para a questão. No entanto, a ascensão de motos e carros elétricos em países que ainda não estão tão preparados para receber a tecnologia de forma maciça, como o Brasil, tende a ser gradual. Inclusive, várias pesquisas já vêm reiterando essa evolução progressiva. 

Além disso, montadoras de peso estão se programando para eletrificar 100% a frota até meados da próxima década. No meio disso tudo, a União Europeia determinou recentemente que, a partir de 2035, todos os carros produzidos sejam livres de emissão de CO2. Já em terras brasileiras, o projeto de lei 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), ainda em tramitação, quer proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 1º de janeiro de 2030. A matéria prevê ainda a proibição da circulação de veículos à combustão a partir de 2040. 

Entretanto, ainda é importante considerar os diferentes tipos de veículos. Caminhões e ônibus, por exemplo, podem enfrentar desafios mais significativos para a eletrificação completa devido à energia e infraestrutura necessária para suprir suas demandas. 

De qualquer forma, o crescimento dos VEs é inegável e promissor. Portanto, é mais provável que vejamos uma transição gradual no mercado, em que a eletrificação desempenhará um papel crescente e crucial na mobilidade global. A chave para o sucesso é trabalhar os desafios relacionados à infraestrutura e às individualidades da indústria automotiva em todo o mundo. À medida que a tecnologia avança e as preocupações ambientais se intensificam, os veículos elétricos movimentarão o planeta. 

* Thiago Freire é sócio-fundador da Boram Eletric Motors.

Para mais informações sobre veículos elétricos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NB Press Comunicação



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros