Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

27/03/2024 Marcos Villela Hochreiter

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

O desenvolvimento de um caminhão de bombeiro com dupla direção, ou seja, com cabines para direção para os dois sentidos é real e faz sentido. Proponho entendermos este projeto desenvolvido por uma empresa austríaca para os bombeiros da China.

No universo das ferramentas de trabalho, os caminhões se destacam pela sua versatilidade, adaptando-se a incontáveis aplicações. Desde cavalos mecânicos 4×2  até chassi com 16 eixos com tração em todas as rodas, as opções são vastas. E, se não houver uma solução pronta, ela é criada sob medida.

O mercado chinês, conhecido por sua agilidade em resolver demandas específicas e criar variantes únicas de caminhões, ainda encontra desafios que requerem a especialização internacional. É neste contexto que a EMPL Fahrzeugwerk, uma empresa austríaca especializada em modificações de veículos, se destaca.

Recentemente, a EMPL desenvolveu um caminhão sob encomenda para uma empresa chinesa que redefine a concepção tradicional desses veículos. Baseado num modelo MAN TGM 18.320, o TLF 2000 DoubleHead não é apenas um caminhão de combate a incêndios, mas uma inovação que promete revolucionar a maneira como os incêndios são combatidos em áreas de difícil acesso.

Isso mesmo, o caminhão de bombeiro, em uma emergência, não pode perder tempo em manobras ou marcha a ré lentas, pois o menor tempo no deslocamento pode salvar vidas.

Com um motor de 6,9 litros e 320 HP, o TLF 2000 DoubleHead possui uma característica distintiva: três cabines. Duas cabines estão posicionadas na frente e uma atrás, permitindo que o caminhão seja operado em ambos os sentidos sem dificuldades. Esta característica única facilita a mobilidade em ruas estreitas e túneis, áreas onde veículos convencionais encontram limitações.

O projeto do chassi acomoda não apenas as três cabines, mas também um sistema de combate a incêndios completo. O veículo possui, entre as cabines, uma caixa d’água de 2.000 litros, dois tanques de espuma de 200 litros cada, uma bomba d’água específica para a extinção de incêndios e um sistema que lança água ou espuma ao redor do caminhão para proteger a tripulação.

Além de possuir recursos de combate a incêndios, o caminhão também vem equipado com um gerador elétrico de 25 kVA e um mastro de iluminação de 6 metros, o que proporciona autonomia e visibilidade durante as operações. Um sistema de câmeras com cobertura de 360 graus garante uma visão completa do entorno, facilitando as manobras.

A flexibilidade na configuração das cabines permite adaptar o espaço conforme as necessidades da equipe de bombeiros, podendo acomodar até oito tripulantes. Esse caminhão não é apenas uma ferramenta de trabalho; ele é uma solução inovadora para combater incêndios em cenários desafiadores, como vilas com ruas estreitas e túneis, onde a mobilidade é crucial. O desastre do túnel do Monte Branco em 1999, que resultou na perda de 39 vidas, sublinha a importância de veículos como o TLF 2000 DoubleHead no arsenal de combate a incêndios.

Esta colaboração entre a EMPL Fahrzeugwerk da Áustria e uma empresa chinesa não apenas destaca a importância da inovação técnica no combate a incêndios. Certamente, ela exemplifica como se pode mobilizar a experiência internacional para criar soluções que atendam às necessidades específicas de diferentes regiões do mundo. O TLF 2000 DoubleHead é um testemunho do potencial da cooperação internacional e da engenharia inovadora para melhorar a segurança e a eficácia no combate a incêndios urbanos e em infraestruturas críticas.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.

Para mais informações sobre caminhões clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força