Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

13/04/2024 Marcos Villela Hochreiter

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

Com base no Relatório Global de Escassez de Motoristas de Carga de 2023, publicado pela IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários), examinaremos as principais tendências, desafios demográficos e esforços para tornar a profissão mais acessível e atrativa.

O Cenário Atual

1. Vagas Disponíveis: Atualmente, há mais de 3 milhões de vagas para motoristas de caminhão que estão abertas em 36 países estudados, representando 7% do total de cargos nesses locais. Infelizmente, apesar da NTC & Logística ser a representante do Brasil na IRU, a Argentina sempre é o país pesquisado na América do Sul, como se o TRC (transporte rodoviário de carga) e o PIB (Produto Interno Bruto) dos argentinos fossem muito maiores do que os do mercado brasileiros. Mas tudo bem, os estrangeiros nunca foram bons em geografia, e muitos ainda acham que a Argentina é a capital do Brasil. Brincadeiras à parte, mas sério, continuaremos com a análise de forma séria.

2. Projeção para 2028: A escassez global de motoristas pode dobrar até 2028, atingindo níveis alarmantes. Se medidas significativas não forem implementadas, mais de 7 milhões de vagas de motoristas de caminhão permanecerão sem preenchimento até 2028 nos países pesquisados.

3. Demografia: A disparidade entre condutores jovens e idosos continua a crescer. Apenas 12% dos motoristas têm menos de 25 anos, e apenas 6% são mulheres. A necessidade de atrair novos profissionais para a indústria é evidente.

Tendências Moldando a Escassez

1. Envelhecimento da Força de Trabalho: O aumento da demanda de transporte e o envelhecimento dos profissionais são as principais causas da falta de motoristas. O abismo entre a aposentadoria e os novos motoristas deve triplicar a taxa de vagas não preenchidas até 2026.

2. Barreiras de Acesso: A idade mínima de qualificação ainda é um obstáculo significativo. Em alguns países da UE, a idade mínima para motoristas de caminhão é de 21 anos, enquanto para motoristas de ônibus, varia entre 21 e 24 anos. Isso dificulta a entrada de jovens na profissão. No Brasil, além da idade mínima, há falta de preparação técnica e a exigência de motoristas com experiência, exigências que impede a entrada de novos motoristas profissionais no mercado e terá uma conta muito cara para pagar em breve.

Fabet-SP desenvolveu e oferece cursos muito avançados para preparação de motoristas. Para todas as categorias de CNH, sem experiência, com uma capacitação realizada com muitas horas de aulas teóricas e práticas em uma frota própria (parceria com a Mercedes-Benz Caminhões e Mercedes-Benz Vans) que tem tido sucesso com várias empresas que passaram a buscar uma gestão de frota mais profissional.

3. Associações e Governos: Associações de transporte rodoviário e governos estão trabalhando juntos para tornar a profissão mais acessível na Europa. No Brasil, isso ainda não acontece.

4. Empresas Líderes: Empresas como CEVA Logistics, Scania e Truckfly by Michelin estão implementando soluções para atrair e reter motoristas na Europa. No Brasil, há várias empresas também, como Mercedes-Benz, Ambev, Raízen, Coopercarga, Randon, Transjordano, Transpedrosa, Ipiranga, entre outras. Isso inclui melhores condições de trabalho, benefícios e apoio à formação profissional.

Impacto e Urgência

A escassez de motoristas afeta diretamente a economia, a mobilidade social e os objetivos de descarbonização. Sem motoristas, a Europa enfrentará desafios significativos. Ações imediatas são essenciais para garantir o futuro do transporte rodoviário e o bem-estar das comunidades.

Para obter informações detalhadas, baixe o relatório completo no site da IRU: www.iru.org.

Este artigo foi um dos temas da revista digital Frota News. Para conhecer os demais temas, é só acessar o seguinte link: Newsletter 39.

Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.

Para mais informações sobre caminhoneiros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Borracha para apagar lápis têm mesma origem dos pneus?

Da estrada ao papel, entenda como a composição e a função definem a eficácia de diferentes tipos de borracha.

Autor: Frota News

Borracha para apagar lápis têm mesma origem dos pneus?

Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Perspectivas de expansão do setor ferroviário incrementa participação de empresas no principal encontro do setor ferroviário de cargas e passageiros da América Latina, a 23ª edição da NT Expo.

Autor: Divulgação

Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

A Scania anunciou a criação da Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privadas e semipúblicas.

Autor: Frota News

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação