Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fundada por um brasileiro a Foton agora é chinesa

Fundada por um brasileiro a Foton agora é chinesa

19/11/2018 Marcos Villela Hochreiter

Desde a fundação, em 2014, já era falado que a Beiqi Foton viria para o Brasil em 2019.

Fundada por um brasileiro a Foton agora é chinesa

A Foton Caminhões foi criada pelo empreendedor brasileiro Luiz Carlos Mendonça de Barros, que ficou mais conhecido como ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso em 1998 e presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social).

Agora, a Beiqi Foton — da qual Mendonça de Barros inicialmente importava os caminhões e depois obteve licenciamento para montagem em terras brasileiras — aparece como subsidiária da Foton Caminhões no País. Assim, a recém montadora passa a ter uma relação mais forte com o maior fabricante de veículos (caminhões, ônibus, comerciais leves, tratores, motores e máquinas pesadas) da China.

Plano esculpido em mármore

Desde a fundação da Foton Caminhões, em 2014, já era falado nos bastidores que a Beiqi Foton já tinha como meta vir para o Brasil a partir de 2019. Pelo visto, o que foi escrito lá trás, aliás esculpido em uma pedra de mármore na recepção da empresa em Pequim, na China, começa a ser cumprido agora.

Desde o início deste ano também já era sabido que a Beiqi Motor havia aberto um escritório em Porto Alegre, exatamente para fazer esta movimentação e ter um CNPJ próprio no Brasil.

Perspectivas

Essa mudança que ocorre neste mês gera boas perspectivas para clientes, funcionários e parceiros da Foton no País. Primeiro é a de que está se cumprido o plano da empresa no país. Segundo, o que, pelo porte da Foton na China, será possível uma cooperação muito maior e a vinda de novos investimentos da China para o Brasil, além da introdução de novos produtos ao portfólio da marca que, atualmente, conta com quatro modelos montados em uma linha alugada na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS) até que a fábrica de Guaíba (RS) fique pronta. Terceiro, poderá haver uma maior garantia da operação de pós-venda.

A Foton na China

A Beiqi Motors Motor Co., mais conhecida apenas por Foton, foi fundada em 28 de agosto de 1996 em Pequim, como subsidiária do grupo estatal BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Co.). Desde 1998 a empresa tem o capital aberto na Bolsa de Valores de Xangai e, em 2009, criou uma joint-venture (50%/50%) com o Grupo Daimler para a produção dos caminhões Auman, formando a Beijing Foton Daimler Automobile. A Foton também formou uma joint-venture (em 2008) com a Cummins para a produção de 400 mil motores ano.

Nos 22 anos de operações, a Foton já fabricou mais de 10 milhões de veículos e tenha cerca de 13% de participação do mercado chinês.

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.

Fonte: Transporte Mundial 



Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio