Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Gestão inteligente de frotas é saída para otimizar operações em tempos de crise

Gestão inteligente de frotas é saída para otimizar operações em tempos de crise

05/06/2020 Sandra Maura

As companhias terão de conviver com escalas reduzidas, quadros menores de funcionários e menor capacidade de atendimento.

Gestão inteligente de frotas é saída para otimizar operações em tempos de crise

Desde março, quando a pandemia do novo coronavírus chegou de vez ao Brasil, empresas de todos os tamanhos e segmentos se viram na obrigação de entender e aplicar o trabalho remoto. Mas já imaginou se seu negócio dependesse de entregas e atendimentos locais, com uma frota inteira para gerenciar? Para essas organizações, deixar toda a equipe em casa certamente não pôde ser uma opção prática.

Ainda assim, o fato é que o surto de Covid-19 provocou uma série de alterações na rotina dessas companhias: o número de pedidos não é mais como antes, os profissionais precisam de novas formas de proteção e, além disso, a gestão da frota nunca foi tão importante para otimizar a eficiência das operações. Afinal de contas, se é verdade que a realidade mudou, o custo com combustível, manutenção, seguro e pessoal segue o mesmo de sempre.

Esse é um cenário que impõe, portanto, uma mudança de postura das companhias. Em primeiro lugar, claro, é preciso garantir a segurança dos colaboradores. Isso inclui afastar os profissionais em grupos de risco, oferecer suprimentos de proteção pessoal e insumos para a higienização dos veículos, além de definir estratégias práticas para organizar o fluxo de operação e evitar toda e qualquer aglomeração, preservando a qualidade do atendimento sem colocar em risco também os clientes.

Paralelamente a isso, é fundamental organizar as contas e planejar bem o futuro, reduzindo os gastos que forem possíveis e eliminando todo e qualquer desperdício. Estamos atravessando um momento único, amplamente desafiador, em que as companhias terão de conviver com escalas reduzidas, quadros menores de funcionários e menor capacidade de atendimento.

Por outro lado, isso não significa que faltem oportunidades para manter uma companhia ativa. Ao contrário. É importante que as lideranças organizem suas ações e analisem formas de atender as demandas atuais. É necessário manter o trabalho e, ao mesmo tempo, mitigar as ameaças. Até porque, é sempre bom lembrar, os serviços de entrega e de atendimento local são essenciais para atender as pessoas e manter o distanciamento em ordem – sem que elas tenham de sair de casa.

Não por acaso, pesquisas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm) indicam que o mercado de e-commerce tem registrado expansão acima dos 20% nesse período, com a venda de itens básicos em maior destaque. Nesse ponto, as solicitações de serviços de atendimentos residenciais e de entregas locais também seguem com alta procura no mercado, impulsionadas pela restrição de mobilidade nas cidades.

Ou seja, o desafio está em equilibrar a relação de custos e receitas, evitando desperdícios. Com este horizonte em mente, está na hora de as companhias agregarem mais inteligência à gestão de suas frotas. Ao buscar soluções mais eficientes, sobretudo em plataformas de alta tecnologia, as empresas ganham mais assertividade para a tomada de decisões em relação aos turnos de trabalho, rotatividade dos veículos, definição de trajetos para as entregas, otimização das equipes e, ainda, melhor controle sobre custos inerentes à manutenção, documentação, seguro e serviços associados às atividades diárias.

Outro ganho importante a partir da adoção de sistemas inteligentes de gestão de frota é a capacidade de eliminar os erros manuais. Em um mundo cada vez mais conectado e remoto, é amplamente aconselhável que as organizações evitem a utilização de controles em planilhas, em que os lançamentos são feitos basicamente à mão. O modelo antigo, além de ser mais demorado, favorece a existência de erros e inconsistências à gestão.

Estamos entrando em uma nova era em que agilidade e assertividade serão ainda mais importantes. Portanto, nada mais natural do que elevar a capacidade de gestão interna das companhias também para a administração de seu parque de veículos.

A tecnologia e a inovação devem ser usadas para facilitar as operações, principalmente em momentos como esse. Somente assim as companhias terão as informações e condições para superar os impactos da pandemia em suas rotinas. Essas soluções já estão disponíveis e, inclusive, podem ser usadas para mensurar, controlar e otimizar outros tipos de gastos operacionais. Resta saber quais líderes são capazes de dar esse passo para garantir o futuro de seus serviços. 

* Sandra Maura, CEO da TOPMIND

Fonte: PLANIN



Loja Elétrica inaugura sua primeira estação para recarga de carros elétricos em BH

O serviço será gratuito e, em breve, estará disponível em mais 4 filiais do grupo.

Loja Elétrica inaugura sua primeira estação para recarga de carros elétricos em BH

Uber se une a taxistas em países da América Latina

Aplicativo de transporte planeja lançar o serviço de táxis também no Brasil, na cidade de São Paulo.

Uber se une a taxistas em países da América Latina

Pessoas com deficiência têm novas regras para comprar veículos

CONFAZ cria novas regras para delimitar os graus de deficiências física e mental que dão direito à isenção do ICMS na compra de veículos.

Pessoas com deficiência têm novas regras para comprar veículos

Postos já podem vender gasolina com novo padrão

Revendedor têm prazos de até 90 dias para escoar estoque anterior.

Postos já podem vender gasolina com novo padrão

Logística e comércio eletrônico alinhados para o Dia dos Pais

Muito se fala sobre valor percebido pelo cliente, percepção de valor, valor agregado e outros termos similares para se compreender como atender o cliente ou consumidor final da melhor forma possível.

Logística e comércio eletrônico alinhados para o Dia dos Pais

Bike elétrica conectada à internet quer transformar mobilidade das grandes cidades

Modelo Vela 2 vem com um aplicativo que oferece diversos serviços que potencializam o uso da bike elétrica como meio de transporte.

Bike elétrica conectada à internet quer transformar mobilidade das grandes cidades

Transferência eletrônica de veículos já está sendo testada no país

Projeto piloto será expandido em breve para o Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Transferência eletrônica de veículos já está sendo testada no país

A nova realidade da logística mundial

As empresas precisarão se adequar à nova realidade, fazendo um trabalho preventivo.

A nova realidade da logística mundial

Mercedes-Benz sai em defensa do ônibus como transporte seguro

A preocupação da Mercedes-Benz é ajudar não só o próprio negócio de ônibus.

Mercedes-Benz sai em defensa do ônibus como transporte seguro

Emplacamentos de caminhões em junho deste ano foi maior do que em 2019

A Fenabrave, entidade que representa as redes de distribuição de veículo, divulgou os dados de emplacamento de caminhões em junho.

Emplacamentos de caminhões em junho deste ano foi maior do que em 2019

Serpro lança solução para clientes do mercado automobilístico

Quantas motocicletas existem na cidade de São Paulo? Qual a frota de caminhões em Santa Catarina?

Serpro lança solução para clientes do mercado automobilístico

Juiz de Fora e Governador Valadares voltarão a ter voos da Azul

Cidades mineiras voltam a receber voos a partir de agosto.

Juiz de Fora e Governador Valadares voltarão a ter voos da Azul