Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Iveco apresenta novo pesado com conectividade desenvolvida com a Microsoft

Iveco apresenta novo pesado com conectividade desenvolvida com a Microsoft

08/07/2019 Marcos Villela Hochreiter

Novo Iveco S-Way é apresentado na Europa. Trata-se de um caminhão pesado totalmente para substituir o Hi-Way.

Iveco apresenta novo pesado com conectividade desenvolvida com a Microsoft

A nova família terá o nome de Way e o S-Way é o primeiro modelo de uma série que está por vir para atender o novo padrão de caminhões premium com diversas novas funcionalidades de conectividade, conforto e segurança.

O desenvolvimento contou com parcerias estratégicas de empresas de outros segmentos, como Microsoft, Shell e Amazon.

Segundo a empresa, o S-Way carrega todas os avanços introduzidos no Hi-Way e uma cabine totalmente nova. Assim como Mercedes-Benz, MAN, Scania e Volvo, a Iveco também promete melhor TCO (custo total de propriedade) na nova geração de caminhões pesados. Em relação ao Hi-Way, a fabricante italiana já promete uma redução de 4% no consumo de combustível devido ao novo design da cabine.

A parte de conectividade foi desenvolvimento em parceria com a Microsoft, que vai oferecer toda a plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados de segurança e serviços conectados, com acesso pelos proprietários por meio de smartphone ou computador.

Na prática, a Iveco segue a mesma linha de serviços conectados e consultoria já oferecidos pela Scania, inclusive, no Brasil. Funcionários da montadora e de suas redes vão se dedicar a ajudar os clientes economizar combustível e gastos com manutenção para reduzir o custo por quilômetro rodado.

A motorização é a mesma existente no Stralis Hi-Way europeu, com motores FPT de 9, 11 e 13 litros (que vão de 330 a 570 cavalos) e com transmissão automatizada Hi-Tronix da ZF e embreagem eletrônica. Mesmo a cabine sendo totalmente nova, o S-Way mantém o freio de mão manual e espelhos retrovisores.

* Marcos Villela Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. 

Fonte: Transporte Mundial



Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio