Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Oportunidade, crédito e credibilidade: o mercado de usados em plena expansão

Oportunidade, crédito e credibilidade: o mercado de usados em plena expansão

24/03/2021 Isaac Ferreira

Antigamente, era muito fácil entrar em ciladas e ser enganado na compra de veículos usados.

Oportunidade, crédito e credibilidade: o mercado de usados em plena expansão

Um automóvel de luxo com dois anos de uso pode não ser mais interessante para quem comprou esse produto zero quilômetro, mas tende a ser uma opção vantajosa, se comparada com um veículo básico novo pelo mesmo preço. Mas as vantagens de conforto, espaço, preço e tecnologia não são os únicos argumentos que sustentam a explicação para a crescente demanda por veículos usados e semi-novos no Brasil que, mesmo diante de uma crise econômica sem precedentes, registrou a venda de 11,4 milhões de unidades em 2020. Isso significa o equivalente a 83% do mercado total.

A evolução do mercado automotivo pode explicar esse movimento. Primeiro, porque os veículos não saem mais de fábrica com apenas um ano de garantia. Atualmente, as montadoras dão de três a seis anos de garantia - ou seja, um carro com dois anos de uso pode estar em perfeito estado se tiver todas as revisões feitas corretamente.

O segundo ponto - e talvez o que melhor explique a procura de usados em momento de crise - é financeiro. O real foi a moeda mais desvalorizada no mundo em 2020, e com o fato de grande parte dos componentes e tecnologia embarcados nos veículos novos serem taxados em dólar, o preço dos zero quilômetros ficou mais alto para nós. Por outro lado, os agentes financeiros não pararam de liberar crédito. Ao contrário, o fizeram de forma constante, sustentável, com prazos alongados e taxas baratas. Foram mais de R$ 122 bilhões em concessões para o financiamento de veículos. E, de todos os carros financiados em 2020, 78% foram usados, segundo entidades do setor.

Outro ponto que pode justificar que menos de 1/5 de todos os carros vendidos no Brasil no ano passado tenham sido zero quilômetro é a confiança do consumidor. Antigamente, era muito fácil entrar em ciladas e ser enganado na compra de veículos usados. Fraudes das mais diversas, como adulteração de quilometragem, de chassi, ocultação de colisões, problemas de documentação, herdar multas mais caras que o valor do próprio carro, comprar um carro roubado, entre outros inumeráveis golpes que nascem e se proliferam como vírus. 

Com a internet e o comércio eletrônico, os truques ficaram mais sofisticados, mas a tecnologia também veio para ajudar o consumidor, com produtos que realizam um raio-x do veículo e garantem a procedência por meio de laudos completos. Esses relatórios apontam se o veículo é exatamente o que está sendo anunciado e evitam surpresas, por meio de vários recursos, como consulta da placa, decodificação, laudo veicular, informações de leilão, avaliação de garantia, verificação dos números de motor-chassi, entre outros. Esse tipo de ferramenta dá segurança não apenas ao consumidor, mas às instituições financeiras na hora da liberação do crédito. Porque os golpes podem acontecer dos dois lados: na compra e na venda de veículos.

Existem quadrilhas especializadas em falsificar documentos e clonar carros advindos de furtos ou roubos. Outros, compram o veículo em nomes de laranjas e vendem pelo preço que desejarem, uma vez que não pretendem pagar o financiamento. Por isso, é extremamente importante saber a procedência do veículo. Quanto mais informação e documentação existir para comprovar o histórico do carro, menor a chance de ser um golpe.

Assim, as perspectivas para o mercado de usados e semi-novos seguem em alta em 2021. Concessionárias que tiveram os pátios esvaziados em 2020 já estão repondo os estoques e as instituições financeiras se preparam para um novo recorde no segmento.

* Isaac Ferreira é head de Engenharia de Produtos da Tecnobank

Para mais informações sobre Veículos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Central Press



Da crise do álcool ao boom dos veículos elétricos: uma jornada automotiva brasileira

Só quem tem a minha idade sabe o que foi viver sem energia para a mobilidade.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Da crise do álcool ao boom dos veículos elétricos: uma jornada automotiva brasileira

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km