Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

14/04/2024  Filipi Goschrman

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) está alcançando marcos significativos no desenvolvimento de veículos comerciais leves (VCL) autônomos, visando revolucionar os serviços de mobilidade e transporte. Com a série totalmente elétrica e autônoma Volkswagen ID. Buzz AD já em testes nas ruas, a empresa demonstra sua capacidade de inovação e seu compromisso com um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado.

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha, onde a limitação de alcance dos motores elétricos é menos problemática. A VWCV já havia capturado atenções com o lançamento do ID. Buzz, uma moderna reinterpretação do icônico T1 Transporter, que começou a ser fabricado em junho de 2022. A introdução de modelos elétricos como o ID. Buzz e o ID. Carga Buzz na Europa, seguidos por uma versão de sete lugares nos EUA, marca uma nova era para a mobilidade urbana.

O passo seguinte nesta jornada é a autonomia. Em 2021, a VWCV, em parceria com a agora extinta Argo AI, testou protótipos autônomos do ID. Buzz em Munique, mirando a introdução de tecnologia de condução autônoma de nível 4. Christian Senger, da VWCV, prevê um futuro no qual o ID. Buzz transportará pessoas e entregará mercadorias autonomamente em cidades selecionadas até 2025.

Em 2023, o programa de testes se expandiu para a Alemanha e Austin, Texas, utilizando tecnologia da Mobileye para desenvolver seus veículos autônomos de nível IV. Com uma frota crescente para coleta de dados, a VWCV avança na implementação dessa tecnologia, contando também com a experiência da MOIA, sua subsidiária de transporte compartilhado.

O lançamento do programa de testes no Texas, sob a liderança da Volkswagen Group of America (VWGoA) e sua subsidiária Volkswagen ADMT, destaca o compromisso da empresa com a pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos. Austin foi escolhida como o primeiro centro de testes nos EUA devido ao seu ambiente inovador e favorável para veículos autônomos.

Enquanto a VWCV explora a autonomia na Alemanha com a MOIA, nos EUA, a operação de serviços autônomos será realizada por parceiros do setor de mobilidade e transporte. A VWGoA planeja expandir sua frota de testes e operações para mais cidades americanas, antecipando o lançamento comercial de veículos autônomos em Austin até 2026.

Este avanço notável no desenvolvimento de VCLs autônomos por parte da VWCV não apenas reitera o compromisso da Volkswagen com a inovação e sustentabilidade, mas também sinaliza uma transformação iminente nos serviços de mobilidade e transporte urbano, prometendo um futuro em que veículos autônomos desempenham um papel central.

Este artigo foi um dos vários artigos publicados na revista digital Frota News. Os demais artigos podem ser conhecidos pelo link Newsletter 39.

Nos siga no LinkedIn!

Filipi Goschrman - Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, Guide SP, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.

 

Para mais informações sobre Volkswagen clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

 



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força