Volvo prepara lançamento comercial de caminhões pesados elétricos
Volvo prepara lançamento comercial de caminhões pesados elétricos
A pressão de ambientalistas sobre os polítcos tem dado resultado, mesmo a um custo muito alto.
Depois de apresentar os modelos de distribuição e construção civil na Europa (leia sobre isso no final deste texto), a Volvo promove demostração de modelos pesados nos Estados Unidos.
Os caminhões são do modelo Volvo VNR Elétrico e serão colocados em operações comerciais reais em duas das principais transportadoras da Califórnia: a Dependable Supply Chain Services e a NFI. Na América do Norte, o Volvo VNR Elétrico se tornará o modelo de caminhão ideal para curtas distâncias e trajetos regionais em distribuição urbana pesada, transporte de contêineres e outras aplicações em que veículos elétricos terão um forte progresso inicial.
Por custarem muito caros, de três a cinco vezes o valor de um modelo similar a diesel, os fabricantes não revelam os preços reais desses caminhões elétricos. Sabe-se que o investimento no projeto dos Estados Unidos está sendo de US$ 90 milhões, sendo US$ 36 milhões saídos do caixa da Volvo. O projeto lá envolve 15 parceiros públicos e privados.
“O projeto Volvo Lights demonstra que, para todo o empreendimento funcionar, é necessário mais do que somente o caminhão. É preciso um ecossistema completo para emissões zero em transportes pesados”, diz Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “Só é possível realizar isso tendo uma meta comum, a colaboração totalmente integrada entre todas as partes interessadas e, todos juntos, concordarem em ser pioneiros”, destaca Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.
A Volvo Trucks iniciará a primeira fase de produção em série e oferta comercial do Volvo VNR Elétrico nos Estados Unidos no final deste ano.
* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.
Fonte: Transporte Mundial