Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você já pensou em cultivar o hábito da gratidão?

Você já pensou em cultivar o hábito da gratidão?

24/11/2016 Ana Carla Vicencio

Gratidão? Por quê? Para quê? A quem?

Você já pensou em cultivar o hábito da gratidão?

Você já passou por momentos em que era muito difícil pensar em gratidão ou conhece alguém que está passando por muitas dificuldades e que não pode acreditar que algo de bom possa acontecer? Você já descobriu a importância da gratidão?

Os sentimentos de tristeza, raiva, vingança, opressão, solidão, dor, mágoa e o vício geralmente provocam confusão em nosso pensamento e nos impedem de ver o bem que está sempre presente, mesmo nos momentos mais difíceis.

São sábios os ensinamentos que encontramos na Bíblia. Uma das recomendações de Paulo foi: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais... agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.” (Efésios 5:18-20, Bíblia Nova tradução na linguagem de hoje).

Não estaria Paulo dizendo que o pensamento de quem tem vícios fica confuso, agressivo, perdido? O mesmo se dá com quem se embriaga de problemas. Em todos os casos, a recomendação dele foi: encham seus pensamentos das qualidades que vêm de Deus. A calma, a confiança no bem, o ânimo, a amizade, a honestidade, o respeito na família e no trabalho e a perseverança são exemplos de qualidades que podemos ter, porque vêm de Deus diretamente a cada um de nós.

Quando estamos bem conscientes, a escolha dos pensamentos que realmente desejamos fica mais clara. Por isso, cultivamos o hábito da gratidão a Deus, reconhecendo que existem bons pensamentos mesmo diante de muitas dificuldades. Um bom exemplo é a imagem de uma flor nascendo entre duas pedras. Há vida e beleza mesmo diante da adversidade.

Era assim, com muitos problemas, que a Nadir, de São Paulo, sentia-se quando começou a ler o livro Ciência e Saúde. Por meio da leitura, ela passou a ocupar seus pensamentos com essas novas idéias. Compreendeu que não precisava beber e após seis meses, esse hábito desapareceu de forma espontânea.

Nadir conseguiu superar seu problema de alcoolismo e fumo e expressa muita gratidão a Deus porque compreendeu o efeito prático da oração em sua própria vida.

A gratidão e as ideias sanadoras estão à disposição de todos que queiram delas usufruir para ter uma vida melhor e mais saudável.

* Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e saúde.



Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo