Startup de Impacto Social ajuda empreendedor a financiar o próprio negócio
Startup de Impacto Social ajuda empreendedor a financiar o próprio negócio
Com financiamento, agora é possível empreender mesmo sem ter capital inicial para investir e ainda praticar a inclusão social.
Tocar um negócio próprio exige disposição e um perfil ajustado a este tipo de tarefa. No caso do empreendedor de franquias, seu perfil é específico, pois o modelo de negócio demanda características alinhadas ao foco da marca.
Por outro lado, abrir a própria empresa traz muita liberdade e o setor de franchising tem sido considerado uma das principais opções para quem deseja iniciar e/ou expandir seu negócio, conforme mostra pesquisa da ABF sobre o último trimestre de 2021, que de forma consolidada, a área de franquia começa a demonstrar um comportamento mais estável, com pequeno crescimento de 5% comparado ao mesmo período de 2020.
Atualmente, com as facilidades existentes, qualquer pessoa pode começar um negócio. Agora imagine ter um empreendimento que ajuda a combater a exclusão socioeconômica e ainda ter lucro! Essa é a base da franquia da 4YOU2, startup de impacto social voltada para a democratização do ensino do idioma inglês, que está em processo de seleção para futuros franqueados e que apresenta soluções de negócios viáveis, gerando efeitos positivos para a sociedade, principalmente para a população de baixa renda.
“Empreendimentos sociais não precisam de doação ou filantropia para se manter porque são, em essência, rentáveis -- mas é importante destacar que o lucro não é o objetivo principal deles. Entre seus propósitos está a intenção de causar um impacto positivo em uma comunidade, ampliar as perspectivas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de gerar renda e possibilidades de negócios locais”, comenta Gustavo Fuga, CEO da 4YOU2.
Mas, não basta ter somente a vontade de ter um empreendimento que possibilite a integração do indivíduo dentro da sociedade. “Os empreendedores sociais devem ter como principal característica a motivação em promover o bem-estar aos menos favorecidos. Outra característica importante da inclusão, é que ela visa agregar valor estratégico ao negócio, atender expectativas do mercado e da percepção da sociedade e consumidores”, completa o empreendedor.
Fonte: KR2 Comunicação